33 Mitos e Verdades sobre a Calvície

  1. Para se ter bom cabelo é preciso comer proteína

VERDADE. De 60% a 90% da composição capilar é aminoácido. Portanto, uma alimentação rica em proteínas pode melhorar a qualidade dos fios e deixar os cabelos mais fortes.

2. Usar boné provoca queda de cabelo

MITO. O que acontece é que o uso constante do boné pode aumentar a produção de seborreia provocando caspa e prurido, mas nunca será capaz de causar a calvície.

3. No outono os cabelos caem mais

VERDADE. Esse fato se explica porque existe em nossa pele sensores de luminosidade, que recebem mais estímulos no verão, fazendo com que os cabelos cresçam mais e caiam menos nessa estação. Com a chegada do outono, os fios que não caíram começam a cair e dão a impressão de uma queda mais intensa.

4. Ter caspa causa calvície?

MITO. A caspa ou dermatite seborreica, pode aumentar a queda dos cabelos, mas nunca provocar calvície severa ou definitiva no homem.

5. Anabolizantes causam calvície?

VERDADE. Realmente esse tipo de substância causa a calvície por aumentar os níveis de DHT, componente derivado da testosterona que afina os fios, levando à queda excessiva dos cabelos .

6. Homens muito peludos tem mais chance de ser careca?

MITO. Por mais que seja bastante dita por ai, é uma afirmação sem nenhum tipo de comprovação. Uma cogitação é o excesso de hormônio masculino mas ao mesmo tempo que promove o crescimento dos pelos do corpo, essas duas situações possam estar correlacionadas. Se caso fosse assim, todo peludo seria calvo e vice-versa; mas isso não é o que acontece.

Conheça um método que pessoas comuns estão usando para reverter a calvície

7. CORTAR COM A LUA CRESCENTE FAZ CRESCER O CABELO

Mito. Mais uma crença popular mas que nunca foi comprovada cientificamente. Se você acredita vá em frente porque mal não vai fazer, mas pela ciência não existe nada disso.

8. Ter pai calvo significa que os filhos serão calvos também ?

Depende. Pode ser que sim, existem muitas chances devido a hereditariedade. Mas há casos em que, por conta do padrão genético dos pais, os filhos podem não desenvolver o problema.

9. Homens que sofrem com a calvície diminuem a chance de ter câncer de próstata?

MITO. Estudos apontam o contrário e mostram que alguns padrões de calvície podem, inclusive, ter relação com um risco maior para o câncer de próstata. Coincidentemente o mesmo hormônio, o DHT (Diidrotestosterona), é responsável pela calvície genética e pelo câncer de próstata, mas isso não significa que o calvo é mais propenso ao câncer de próstata, pois as doenças advêm de genes diferentes.

10. Uma vez iniciada a queda, ela é permanente e irreversível

PARCIALMENTE VERDADEIRO. O cabelo pode voltar a crescer se a queda estiver relacionada ao estresse ou doenças (como câncer e lúpus). Nos casos mais comuns (para homens e mulheres), quanto mais cedo for o tratamento, melhores serão os resultados.

11. Se o homem chegou aos 40 anos com cabelo, ele não vai ficar mais careca?

Mito. mesmo que a calvície costume aparecer antes dos 40 anos , ela pode aparecer sim a partir dos 40 anos. O que muda é que nessas circunstâncias ela se desenvolve de forma mais lenta e gradativa. Quanto mais cedo a calvície se manifesta, pior é o prognóstico. No entanto, 90% dos homens que possuem o gene da calvície manifestam os sintomas a partir desta idade; já aqueles que não herdaram o gene da calvície não vão ficar carecas em nenhuma idade.

12. Ficar estressado causa queda do cabelo

VERDADE. O estresse é um dos maiores vilões para quem teme a queda de cabelos, estudos comprovam que as substâncias liberadas nos momentos de estresse mudam a química do corpo e causam a queda dos cabelos.

13. USAR SHAMPOO MAIS DE UMA VEZ AO DIA PROVOCA QUEDA DE CABELO

Mito. Mais um mito popular, os cabelos podem ser lavados que não há problema, porém uma lavagem ao dia é suficiente e é o recomendável.

14. Remédios para combater a calvície causa impotência?

Mito. Embora os medicamentos sintéticos, por serem elaborados quimicamente, apresentem uma melhor eficácia, hoje existem várias opções de fitoterápicos orgânicos (provenientes de plantas) que são naturais, proporcionam resultados satisfatórios e sem efeitos colaterais.

15. Cosméticos como gel, mousse e produtos sem enxágue podem causar calvície

FALSO. Esses produtos podem ressecar ou diminuir o brilho dos fios, mas não interferem na queda de cabelos. Saber a origem, a marca e quem é o fabricante, é importante para saber quem consultar sobre a qualidade e conteúdo dos produtos em caso de acidentes.

16. Pintar os cabelos causa calvície?

Mito. As colorações vendidas atualmente são seguras. É impossível que a tinta de cabelo provoque a queda dos cabelos. O que pode ocorrer é o corte químico dos fios quando a tinta for usada de forma incorreta.

17. FICAR NO SOL AUMENTA A QUEDA DE CABELO

Mito. Não interfere em nada, apenas na tonalidade dos fios. Quem tem cabelos claros podem ter os fios mais clareados e ressecados. Por isso é recomendável fazer hidratações no caso de longas exposições ao sol.

Saiba como pessoas comuns estão revertendo a calvície

18. APARAR AS PONTAS FORTALECE OS FIOS

Mito. O corte apenas elimina as pontas duplas, essa é crença popular mas que não passa de mito! É bom sim, para manter o cabelo saudável, com um aspecto bonita mas não interfere no crescimento ou queda de cabelo.

19. NÃO PODE LAVAR OS CABELOS TODOS OS DIAS

Mito. O que leva a queda de cabelo são diversos outros fatores e não a lavagem diária. Pelo contrário, cabelos sujos com oleosidade tendem a cair mais facilmente.

20. O número de folículos pode ser aumentado com tratamento ou medicamentos

PARCIALMENTE VERDADEIRO. O número de folículos é determinado na formação do indivíduo, quando na fase de feto, no útero materno. Esse número não poderá ser aumentado com tratamentos, exceção feita à terapia com células tronco que permita a proliferação dos folículos. A partir daí, poderiam ser implantados, aumentando os folículos do indivíduo em vida.

21. USAR APLIQUES FAZ CAIR O CABELO

Mito. Se o aplique for bem realizado e não forçar o couro cabeludo, não provocará nenhuma queda de cabelo. Logicamente o cuidado com o cabelo natural e com o aplique são importantes para manter o couro cabeludo saudável.

22. É normal perder 100 fios de cabelos todos os dias

PARCIALMENTE VERDADEIRO. É considerado normal perder 100 fios se eles estiverem sendo repostos. Se há perda de 300 e reposição de 300, há um equilíbrio que não evolui para calvície ou rarefação capilar. Porém, se a pessoa estiver perdendo 30 e repondo 20, o balanço negativo se estabelece e a falta de cabelo começará a aparecer.

23. USAR ÁGUA QUENTE FAZ CAIR O CABELO

Mito. Mais uma vez, se você tiver os cabelos saudáveis não tem problema nenhum, mas como no caso do boné ou chapéu, se você tiver seborréia ou caspa, a água quente vai estimular a oleosidade do couro cabeludo e agravar o problema, gerando a queda de cabelo.

24. Mulheres também sofrem com a calvície?

Verdade. Para os que pensam que as mulheres estão livres do problema, Bedin dá uma péssima notícia: “Temos uma perspectiva de aumento de 10% ao ano no número de casos de diminuição de cabelos em mulheres”. “Não podemos chamar de calvície, uma vez que este termo só se aplica a diminuição (rarefação) capilar devido a problemas genéticos. Mas é uma perda de cabelos”.

Entre as causas, o estilo de vida moderno: o estresse provoca no corpo alterações que levam à perda de cabelos e, mesmo que indiretamente, mudanças hormonais consequentes a esse estado podem potencializar a queda. Isso acontece porque o estresse aumenta a produção de estradiol, um hormônio que impede o crescimento dos cabelos”, conclui.

Na opinião de Shapiro, porém, as situações estressantes que podem causar essa perda são “fatos drásticos como luto, divórcio ou falência”.

Conheça o programa de reconstrução de cabelo

25. Remédio para tratamento de calvície causa disfunção erétil

FALSO. Apesar de determinadas remédios apresentarem esse efeito na bula, o fato costuma ser muito raro. Os especialistas afirmam que quando o paciente é bem orientado, raramente sofre o sintoma.

26. Homens calvos são menos viris

FALSO. A origem da crença se relaciona a Sansão, o personagem bíblico que teve sua virilidade questionada depois que Dalila lhe cortou os cabelos. Além disso, homens de sucesso, fortes e poderosos, continuam a ser representados por meio de modelos com belos cabelos. Entretanto, não existem evidências científicas que comprovem uma relação entre calvície e virilidade. O que existe é uma menor satisfação com a imagem corporal e a convicção de que aparentam ser mais velhos.

27. Homens calvos são mais potentes

FALSO. Queda de cabelo nos homens não tem relação com a produção de testosterona, mas com uma sensibilidade genética a uma espécie de testosterona modificada no organismo, a dihidrotestosterona (DHT).

28. O tipo de penteado pode pode causar queda

VERDADEIRO. Coques e rabos com o amarrado muito forte, especialmente nos casos de pessoas afro-descendentes, pode causar uma espécie de queda de cabelo denominada alopécia de tração.

29. A queda acontece de forma aleatória no couro cabeludo

FALSO. Normalmente ocorre no topo da cabeça e, em geral, começa na região da coroa ou frontal (pode ser nas duas ao mesmo tempo). Essa região frontal é também conhecida como região das entradas.

30. Não há nada que se possa fazer em relação à calvície

FALSO. Atualmente existem vários tratamentos disponíveis, incluindo medicamentos e procedimentos cirúrgicos.

31. Cortar ou raspar o cabelo afeta crescimento e textura dos fios

FALSO. Nada do que se faça no fio e que não interfira no couro cabeludo causará mudanças na raiz. Logo, cortar e raspar pouco influenciam.

32. Secador e chapinha causam queda

PARCIALMENTE VERDADEIRO. Chapinha e secador aquecem os cabelos e, se não aplicados corretamente, podem danificar a haste capilar. Entretanto, uma frequência máxima compreendendo dia sim, dia não, pode ser aceita.

LUTAR contra a calvície é possível, conheça o que algumas pessoas estão fazendo para evitar a queda de cabelo