Diário de Um Vendedor
Mesmo sendo um dos departamentos mais importantes do mercado mundial, a área de vendas é bem defasada na questão de profissionais realmente qualificados. Tendo em vista que "ser mais um na multidão" funciona bem em muitos segmentos, há certos tipos de produtos que exigem um pouco — ou muito — mais do profissional.
Hoje em dia achamos facilmente o mesmo produto em lugares diferentes. A concorrência aumentou, e com ela a exigência do consumidor. O que faria um cliente escolher o mesmo produto da concorrente na sua loja?
Ainda não foi inventada a fórmula do sucesso. Porém, o que aprendi com a minha experiência em vendas foi que, ao adotar determinadas atitudes no seu dia-a-dia, as chances de ter um sucesso como vendedor são muito maiores.
CONHEÇA SEU PRODUTO
Não existe nada pior do que o consumidor conhecer o seu produto melhor que você. Com o fácil acesso a informação, é comum que o cliente pesquise sobre algo antes de finalizar uma compra. Segundo uma pesquisa feita pelo SPC (Serviço de Proteção ao Crédito), 70% dos consumidores no Brasil procuram informações sobre o produto antes de comprá-lo. Manter-se atualizado sobre o que vende (e sua concorrência direta), e fazer com frequência treinamentos e reciclagens o deixa mais preparado para qualquer questionamento feito durante o processo de venda. Ter as informações na ponta da língua passa para o cliente mais segurança e credibilidade. Na concretização da venda, isso fará toda diferença.
TENHA SEGURANÇA NO QUE FAZ
Conhecimento não é nada se você não confia no que faz. Ser seguro de si (sem exageros, claro) e acreditar no seu produto são atitudes indispensáveis na hora de vender. Atitudes como hesitar ao passar informações ou ao reforçar a qualidade do produto levam (quase sempre) por água abaixo todos os esforços da venda feitos até aqui.
EMPATIA É TUDO
Criar uma conexão com o cliente é fundamental para que ele confie na sua opinião. Ao se colocar no lugar dele, além de entender melhor o que ele precisa, consegue criar nele o sentimento de urgência para resolver o problema em questão e, com isso, concretizar a venda.
FAÇA UMA TEMPESTADE NO COPO D'ÁGUA
Ao vender algo, você vende basicamente a solução de um problema. Na maioria das vezes, esse problema não é grande e muito menos urgente. A missão aqui é criar uma necessidade maior na resolução rápida desse problema. Ou seja, mostrar para o cliente os prós da compra do seu produto, e os contras caso ele não o compre.
GENÉRICOS NÃO PASSARÃO
Um produto genérico é aquele que serve para todas as necessidades. Uma vez que cada cliente tem sua peculiaridade, vender algo que serve para ele e para o resto do mundo cria nele a sensação de que é "apenas mais um". Mostrar para um cliente que o seu produto foi desenhado especialmente para suprir a necessidade dele faz totalmente o oposto do que foi citado anteriormente. Ou seja, faz com que ele sinta que tem nas mãos um produto personalizado que funcionará como ele quer, suprindo a necessidade que ele tem. Personalização na venda faz com que o consumidor se sinta importante, e entenda que você procurou entender o problema dele para oferecer a melhor solução. Ao se tratar de um produto comum, personalizar um atendimento será um ponto decisivo na hora de ele escolher você ao invés de comprar na concorrência.
CUMPRA COM SEUS COMPROMISSOS
O tópico já diz tudo: se você tem uma reunião, não se atrase. Se prometeu uma resposta em até uma hora, cumpra o prazo. Caso por algum motivo não vá conseguir cumprir com algo que combinou, converse com a pessoa e negocie um novo prazo. Mesmo que seja ruim não poder cumprir algo combinado, dar uma satisfação faz com que você não perca sua credibilidade ou a confiança do cliente.
POR FIM
Vender melhor é uma questão de investir em si mesmo a cada dia. Adquirir novas práticas, procurar cursos e ter uma rotina organizada são fundamentais para seu crescimento. Aprender a combinar os tópicos discutidos nesse texto na vida profissional acarretam em bons resultados, porém, como tudo na vida, toda e qualquer melhoria só depende de você.