Empreendedorismo e Inovação tecnológica

Empreendedorismo significa empreender, resolver um problema ou situação complicada. É um termo muito usado não financeiro e muitas vezes está relacionado com uma criação de empresas ou novas produtos.

O empreendedor vê a tecnologia como um atalho, um acelerador ou mesmo um catalisador para um processo ou trabalho.

A tecnologia pode auxiliar de duas formas principais: melhoria de processos e aumento de produtividade. O primeiro conta com as tecnologias - como softwares e programas especializados, que controlam os processos e garantem menor desperdício de matéria e até menor burocratização, necessitando menos ações dos colaboradores na produção.

O segundo se apoia nas inovações dos setores para facilitar a produção e a distribuição de qualquer produto ou serviço, seja pela tecnologia de controle de estoque ou de deslocamento e ainda na automatização de procedimentos, por exemplo.

Alguns exemplos de empreendedorismo de sucesso:

Luiza Trajano (Magazine Luiza):

Formada na Faculdade de Direito de Franca, em 1972, Luiza Trajano conseguiu transformar a loja fundada pelos tios no interior do estado de São Paulo em uma rede suficientemente forte para brigar com gigantes do segmento como Casas Bahia e Ponto Frio e se tornar uma das maiores varejistas do Brasil. Passou por diversos setores, como cobrança e vendas, antes de se tornar diretora-superintendente da rede.

Alexandre Costa (Cacau Show):

Sua história começa com a venda de ovos de Páscoa de porta em porta, ainda aos 14 anos, em busca de conseguir algum dinheiro que o fizesse erguer o negócio que enxergava como lucrativo. Ainda com 17 anos de idade, 500 dólares e 1 funcionária, Alexandre da Costa fundou a Cacau Show no bairro da Casa Verde, em São Paulo, uma empresa 100% nacional onde a teoria de um empreendedor de sucesso se encaixava perfeitamente com sua personalidade: Uma ideia, o produto e iniciativa fizeram Alexandre contribuir para a economia brasileira, gerando lucros para si e expansão de sua marca, satisfazendo seu desejo profissional e pessoal.

Silvio Santos (SBT /Jequiti) :

Carioca do dia 12 de dezembro de 1930, Silvio Santos começou sua carreira aos 14 anos de idade. Era 1946 quando decidiu vender capas para títulos de eleitor nas ruas. Chamava a atenção por sua voz e sua habilidade de comunicação. Mais tarde, desenvolveu um sistema de alto falantes, foi locutor de rádio e serviu ao exército.

Aos 20 anos, ajudou Manuel da Nóbrega com sua empresa Baú da Felicidade, da qual acabou assumindo o controle. Em 1962, foi para a TV Paulista e iniciou sua carreira de apresentador, trabalhando também na Rede Tupi e na Rede Record, até finalmente criar sua própria empresa televisiva em 1981: o SBT (Sociedade Brasileira de Televisão). O Grupo Sílvio Santos hoje conta com diversas outras empresas, entre elas a Jequiti Cosméticos, a Liderança Capitalização (responsável pela TeleSena), a TV Alphaville (a cabo) e o complexo do Hotel Jequitimar.

Like what you read? Give Camila 2017065 a round of applause.

From a quick cheer to a standing ovation, clap to show how much you enjoyed this story.