4 estratégias nos projetos de arquitetura para melhorar a produtividade da empresa

Camila Ribas
Aug 28, 2017 · 2 min read

Quando falamos sobre cultura organizacional, qual é a primeira coisa que você pensa? Muitas pessoas hoje procuram no emprego não só uma maneira de fazer dinheiro, mas de melhorar a qualidade de vida com um ambiente agradável e propício para o desenvolvimento pessoal e profissional.

As empresas atualmente têm investido bastante em projetos de arquitetura: eles podem ser o diferencial para melhorar a organização do escritório e a satisfação dos colaboradores, influenciando diretamente na qualidade e eficiência do trabalho.

Hoje vamos ensinar algumas estratégias em arquitetura para melhorar o ambiente profissional e motivar seus funcionários. Ficou interessado? Confira!

1. Atentar-se à iluminação

A luz do ambiente deve ser estudada e planejada de acordo com cada empresa. É muito importante manter uma iluminação confortável para a execução das tarefas do dia a dia.

Invista em fontes luminosas bem direcionadas e sem brilhos muitos fortes, tendo sempre em mente que o exagero pode causar desconforto para as pessoas que trabalham no local. Já a falta de luminosidade cansa e desgasta, então é importante achar o equilíbrio.

2. Experimentar as cores

É muito importante no meio corporativo o uso adequado das cores. Imagine uma rotina de trabalho em um ambiente com cores monocromáticas e que não desenvolvem nenhum sentimento nos funcionários: isso não é motivador e pode afetar na qualidade do serviço.

As cores são capazes de influenciar no humor e de induzir predisposições direta e indiretamente. Por isso, projetos de arquitetura bem elaborados criam locais com combinações de cores distintas, dependendo do objetivo do gestor ou proprietário.

Lembre-se de que cores quentes podem exaltar os ânimos, cores neutras são bem mais versáteis e cores frias podem ser maçantes.

3. Definir uma boa disposição dos móveis

O layout de uma empresa tem grande influência também para os clientes. A elaboração de um espaço corporativo demanda estudo e planejamento, então é importante se atentar às necessidades, como controle de circulação, fluxo de pessoas, dimensão e tipo de móveis adequados.

Como os espaços variam entre companhias, uma boa dica é buscar móveis sob medida: existem empresas especializadas nesse setor capazes de auxiliar no projeto que você estiver seguindo. Isso permite que o planejamento seja cumprido fielmente e e que os resultados sejam surpreendentes. Você não vai se arrepender!

4. Investir em salas de descompressão

É cada vez mais comum vermos empresas com planejamentos garantindo espaços mais flexíveis para descanso e descontração dos funcionários. A ideia desses espaços mais informais é diminuir a pressão do trabalho e evitar que ela tome conta do ambiente.. É uma forma mais humanizada de lidar com o trabalho dos colaboradores.

Basicamente, salas de descompressão melhoram o clima organizacional e a integração entre equipes, além de estimular a troca de informações. As ideias mais comuns são salão de jogos, áreas de descanso e jardins. Algumas companhias investem até em academias e salas de massagem!

Você gostou do nosso artigo sobre o poder que os projetos de arquitetura têm dentro da uma empresa? Siga a gente no Facebook e LinkedIn e acompanhe nossas novidades!

)
Camila Ribas
Welcome to a place where words matter. On Medium, smart voices and original ideas take center stage - with no ads in sight. Watch
Follow all the topics you care about, and we’ll deliver the best stories for you to your homepage and inbox. Explore
Get unlimited access to the best stories on Medium — and support writers while you’re at it. Just $5/month. Upgrade