A importância do fluxo de nutrição no e-mail marketing
O fluxo de nutrição no e-mail marketing pode ajudar um negócio a prosperar a partir de uma melhor educação dos leads, deixando-os prontos para comprar em um futuro próximo.
No post de hoje entenderemos o que é fluxo de nutrição, como é seu funcionamento, quais são as suas vantagens e importância e 5 práticas para começar a utilizá-lo.
Ficou interessado? Confira!
O que é o fluxo de nutrição no e-mail marketing
Nutrir leads pode ser entendido como envio de uma série de conteúdos de forma automatizada para o leitor.
O objetivo é construir um relacionamento mais sólido a partir de temas em que o internauta já demonstrou interesse.
Assim, os leads estarão mais prontos para avançarem para as próximas etapas do funil de vendas e amadurecer a intenção de compra.
O funcionamento do fluxo de nutrição
O fluxo de nutrição baseia-se em uma lista segmentada pelos interesses demonstrados e em seu perfil. Após isso, são inseridos em um sistema para que conteúdos ricos e relevantes sejam compartilhados, com a finalidade de impressionar os leitores.
Como você pode perceber, esse não é um método direto de vendas, mas uma forma de educar seus leads para que tomem as melhores decisões.
As vantagens e importância
Além de educar os leads, nutri-los pode aumentar o volume de vendas em 50%, com um custo 33% menor, de acordo com a Forrester Research.
Além disso, cada contato obtido estará mais apto para ouvir os argumentos que serão utilizados pelo vendedor, visto que entenderá um pouco mais sobre o mercado em que atua.
Segundo a Hubsopt, metade dos leads de um negócio são qualificados, mas não estão aptos para comprar.
Resumindo, o fluxo de nutrição é importante por educar os leads e deixá-los prontos para a compra; diminuir o valor de adquisição por lead; diminuir o tempo da equipe de vendas, uma vez que ela entrará em contato com os leads mais prontos para a compra; deixar os usuários mais encantados com a empresa; aumentar a autoridade da marca.
Sendo assim, com essa ferramenta, as estratégias adotadas são potencializadas, uma vez que leva o usuário a ter maior interesse no assunto, nos serviços e na empresa.
A prática
Pense nos objetivos e no público da campanha
Definir os objetivos que você possui com a campanha é fundamental e norteará todo o processo.
Direcione o conteúdo do fluxo de acordo com os serviços e produtos que você vende, não perdendo o foco.
Escolha os meios operacionais
Você pode utilizar serviços como o Mail Chimp para fidelizar e conseguir leads. Com eles, você pode aumentar o tráfego do site e construir uma lista de contatos.
Tente entender que tipo de conteúdo poderia convencer a persona a comprar seu produto ou serviço. Você pode usar dados do Analytics para decidir.
Algumas opções são e-books, série de posts, minicursos e webinars.
Planeje um calendário de postagens
Planeje qual será a distância em dias de cada material enviado e qual será o tema de cada um deles. Lembre-se de que enviar em grande ou pequena quantidade pode afastar os leads e levá-los a sair da sua lista.
Para começar, você pode dar um espaço de cinco dias. Com isso, você estará presente sem ser chato.
Crie as mensagens
Não escreva nenhum e-mail se você não souber o motivo de fazê-lo. Planeje cada detalhe, como os calls-to-action e os assuntos.
Cada e-mail deve levar o usuário mais próximo da sua meta.
Comece agradecendo ao usuário. Após isso, vá aumentando aos poucos a complexidade do assunto, até que você possa fazer a oferta e chamar seu usuário para agir e fazer parte do que você deseja.
Faça análises
Você não deve apenas enviar os e-mails. É necessário também observar quais são os resultados que você está obtendo.
Como base em sua análise, você estará pronto para fazer testes e melhorar sua campanha.
Após entender qual é a necessidade do fluxo de nutrição no e-mail marketing, que tal você colocar esse conhecimento em prática? Com esse conhecimento, você poderá educar melhor seus leads e otimizar seus resultados.
Tem alguma dúvida? Gostaria de compartilhar suas experiências? Deixe seu comentário!
