Três passos para aprender um novo conteúdo rapidamente

Hoje, com um grande número de informações disponíveis online, podemos aprender sobre praticamente qualquer assunto, basta dedicar algum tempo para isso. Saber buscar conteúdo e manter-se atualizado, é fundamental, principalmente no ambiente de trabalho. Quem nunca teve que se tornar um especialista em um assunto em 5 dias para poder apresentá-lo para um cliente ou para o chefe? Algumas vezes temos que fazer isso em até menos tempo.

Por isso decidi compartilhar três passos que eu utilizo para conhecer um novo conteúdo rapidamente e poder falar sobre ele com um cliente.

1. Pesquise na internet, digite o conteúdo que deseja aprender, procure por pelo menos 5 páginas relevantes e com fontes confiáveis (universidades, consultorias, empresas, etc).

Leia os conteúdos e anote o que for importante, se possível, faça um mapa mental, o que pode ajudar você a visualizar os pontos que faltam para entender o assunto. Não fique abrindo inúmeras páginas, pois você pode ficar muito tempo só procurando e se perder no buraco negro da internet, limite a busca e siga adiante.

Caso você queira entender sobre um assunto que envolva um grande número de dados, pode ser interessante procurar por imagens, mais especificamente gráficos, pois estes podem condensar um grande número de informações e poupar o seu valioso tempo na leitura de textos.

2. Converse com especialistas no tema, pessoas que conheçam de forma prática aquele assunto. Tente obter outras perspectivas diferentes da sua.

Quando obtemos o conhecimento de forma ampla, sob diferentes visões, nosso espectro se abre.

3. Explique sobre o que você aprendeu de forma simples e direta, não tente rebuscar a explicação.

Pessoas que tem domínio sobre um tema, não tem necessidade de ficar usando vocabulário difícil, elas explicam o tema de forma simples, como se estivessem explicando para uma criança.

Se você tiver mais tempo, procure um ebook de qualidade, um curso online sobre o assunto, são ótimas formas de ampliar o conhecimento; e claro invista em um bom livro.

Espero que este conteúdo tenha sido útil para você.

Precisa de ajuda para achar novas alternativas para o seu negócio, entre em contato comigo no camilatergolina@gmail.com, vou adorar te ajudar!

Abraços,

Camila

One clap, two clap, three clap, forty?

By clapping more or less, you can signal to us which stories really stand out.