
Descaso com o lixo nos bares da UniRitter
Alunos do campus Fapa precisam refletir sobre suas obrigações quanto aos resíduos deixados nas mesas
Por Bárbara Machado, Camila Souza e Camilla Swider
O lixo é um sério problema que afeta o país. A falta de conscientização da sociedade é a maior falha quando se trata desse assunto. Nas praças de alimentação do Centro Universitário Ritter dos Reis (UniRitter), no campus Fapa, as pessoas não têm o hábito de colocar o lixo em seu devido lugar.
A situação é recorrente, mesmo com lixeiras próximas, os frequentadores preferem deixar os resíduos no chão ou sobre mesas. Questionado sobre o assunto, Marcelo Afonso, funcionário do restaurante Villandry, afirma que “se todos fizessem a sua parte, não seria necessário contratar pessoas para exercer a função específica de recolher o lixo’’.

No The Coffee Break Place, a situação não é diferente. Em entrevista, Roberta Waldow, que trabalha no local, fala sobre os episódios.
Atualmente, cerca de 240 mil toneladas de resíduos são produzidos todos os dias. Os dados anuais são alarmantes, segundo o panorama de resíduos sólidos urbanos realizado pela Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (ABRELPE), em 2016 o Brasil gerou cerca de 71,3 milhões de toneladas.
Afinal, colocar o lixo no lixo é obrigação dos cidadãos com o meio ambiente ou um ato de gentileza com o próximo?
