Women’s Classics — Arsenal X Chelsea

Qual é a cor de Londres? — Panorama sobre Arsenal e Chelsea no Derby Feminino do Noroeste de Londres

Camille Pereira
7 min readDec 14, 2023

Publicado em: 14 de dez. 2023

Domingo (10) foi dia de FA Women’s Super League e, dessa vez, com uma emocionante disputa. O Arsenal venceu o Chelsea por 4 x 1 e agora estão somando 22 pontos nesta 9ª rodada do campeonato inglês.

Apesar da derrota, as ‘Blues’ permanecem líderes da tabela por conta do saldo de três gols a mais. Para as ‘Gunners’, é um momento ótimo e deve gerar muita confiança no elenco após uma conquista sobre o melhor clube da competição até o momento.

Essa partida também fez história para o futebol feminino na Inglaterra: 59.042 pessoas foram para as arquibancadas do Emirates Stadium, batendo o recorde de maior público da Super Liga e se tornando um reflexo da crescente evolução e popularização da modalidade feminina no país.

Alessia Russo, atacante do Arsenal, comentou em entrevista ao clube como a vitória diante de uma multidão histórica foi incrível:

Acho que, no que diz respeito aos domingos, não existe nada melhor do que isto. O desempenho foi incrível e temos adeptos à altura. Nós os ouvimos desde o primeiro minuto e eles nos acompanharam durante todo o jogo. […] Espero que tenham gostado! Digo isso toda vez que sou entrevistada sobre nossos fãs, mas eles são simplesmente os melhores.

📸: Arsenal Women via Instagram

— RAIO-X: A HARMONIA EM FORMA DE CLÁSSICO?

📸: Camille Pereira

De modo geral, há muito equilíbrio dentro de campo. Foram analisados os resultados de 39 clássicos no período de 13/04/2011 — 10/12/2023 e contando a FA Women’s Super League, a FA Women’s League Cup e Women’s FA Cup.

Os dados principais foram expostos nos gráficos acima: O Chelsea domina o Derby do Noroeste de Londres por 18 vitórias (46.2%) sobre o rival e uma quantidade de 60 gols marcados (51.3%). No entanto, essa é uma distância baixa para o Arsenal, que marcou 57 gols (48.7%) e 15 vitórias (38.5%). Apenas 6 empates (15.3%) foram registrados nesse espaço.

Quando falamos sobre o cenário nacional, a dominância do campeonato muda com o decorrer do tempo.

Na década de 2000, por exemplo, quando ainda operava a Women’s Premier League National Division (primeira liga de futebol feminino da Inglaterra), o Arsenal dominou a competição, tendo vencido por sete vezes seguidas. No total, foram 12 títulos conquistados entre 1992/93 e 2009/10.

Agora, falando da substituta FA Women’s Super League e a nova estrutura da competição, o Chelsea se consagra o maior campeão com 6 títulos conquistados. Desde 2019/20, a liga feminina foi dominada pelo azul.

— ARSENAL WOMEN FOOTBALL CLUB

Fundado em 1987, o Arsenal feminino é classificado como o clube de maior sucesso da história do futebol feminino inglês.

O treinador do time masculino, Vic Akers foi o responsável por montar, na época, o Arsenal Ladies Football Club. As aparições eram breves e vagas devido o baixo interesse dos ingleses na modalidade feminina. Através de um plano tímido, o sucesso começou a aparecer após cinco anos de sua existência. A profissinalização do time veio mesmo apenas em 2002.

Em 1992, conquistou o seu primeiro título na FA Women’s League Cup e isso lhe garantiu acesso à elite do futebol inglês, ganhando logo em sua temporada de estreia. Esse era só o começo de um caminho de glórias.

Akers revolucionou o futebol feminino. Através de um sucesso contínuo de 22 anos, venceu o maior número de partidas do futebol feminino inglês, quebrou uma série de recordes em invencibilidade, gols marcados e pontos feitos, além de ter ganhado 35 troféus entre 1993 e 2009. Na temporada de 2006/07, liderou aquela que é considerada a melhor equipe feminina da Inglaterra, vencendo todas as competições que estavam disponíveis.

Vic Akers deixou o comando do time no ano de 2009 com grande estilo, vencendo a Women’s FA Cup e conquistando a tríplice coroa nacional de forma invicta — 📸: Reprodução/UEFA

O Arsenal feminino foi nomeado membro fundador da FA Women’s Super League, que teve o seu início em 2011. Venceu a temporada inaugural e garantiu o seu oitavo título consecutivo da primeira divisão da Inglaterra.

Em 2017, foi rebatizado como Arsenal Women Football Club em uma transformação descrita pela Arsenal como “sinal claro de união”.

O time vem sofrendo um momento de oscilação nos gramados, tendo ficado um período de sete anos sem títulos até 2018/19. No entanto, nenhum grande jejum doloroso, afinal, continuava em destaque nas convencionais copas do país. “A tradição sempre encontra o caminho de volta para casa”, e o Arsenal vem buscando recuperar a sua autoridade no futebol do país.

Em 2023, conquistou a sexta taça da FA Women’s League Cup por 3 x 1 em cima das suas rivais do Oeste de Londres.

Títulos conquistados:

  • l5 títulos da Primeira Divisão (12 Women’s Premier League Division + 3 FA Women’s Super League);
  • 14 títulos da Women’s FA Cup (Copa da Inglaterra Feminina);
  • 10 títulos da Women’s National League Cup (Liga Nacional Feminina);
  • 6 títulos da FA Women’s League Cup (Copa da Liga Feminina);
  • 5 títulos da falecida Women’s FA Community Shield (exemplo de uma Supercopa Feminina);
  • 1 título da London County FA Women’s Cup (Copa Feminina do Condado de Londres);
  • 1 título da UEFA Women’s Champions League (único time britânico a conquistá-la).
📸: Arsenal Woman via Instagram

— CHELSEA FOOTBALL CLUB WOMEN

Fundado inicialmente como Chelsea Ladies Football Club em 1972, o técnico John Martin as guiou por algumas aparições bem sucedidas no futebol. Entretanto, houve uma queda em seu rendimento e foi apenas com a reforma do time, em 1992, que a ascensão à conquista atual começou.

Vamos mostrar que as mulheres podem jogar futebol tão bem quanto os homens.

Essas foram as falas de Tony Farmer, novo técnico do time feminino, ao anunciar o novo projeto de desenvolvimento para a base de fãs dos Blues durante um dos jogos masculinos do Chelsea no início da década de 1990.

O time ainda estava muito longe de competir com os principais clubes como Arsenal, Wimbledon e Millwall. Apresentava um desempenho particularmente bom em competições regionais e progrediu em direção a grandes melhorias, como a promoção à Primeira Divisão e a participação na Women’s FA Cup, ambos pela primeira vez em sua história.

Chelsea Ladies em 1973 antes de vencer a London Women’s Football Challenge Cup — 📸: Reprodução/Chelsea

Com cinco anos de fundação, ainda havia muito trabalho a ser feito para garantir a plataforma e as recompensas que os outros clubes conseguiam oferecer. Era um time modesto que estava dando os seus primeiros passos. Em dias de jogos masculinos, era possível encontrar as jogadoras em Stamford Bridge vendendo bilhetes para arrecadar fundos e ajudar o time.

Infelizmente, isso acabou resultando em uma função extra por parte da administração que, a cada ano, precisava reconstruir parcialmente o time por perder as suas jogadoras para clubes maiores.

Foi no ano de 2004 que o Chelsea Ladies tornou-se totalmente afiliado e financiado pelo Chelsea Football Club, proporcionando uma estrutura adequada ao desenvolvimento do time feminino. O seu apetite por troféus e conquistas começou a crescer incansavelmente.

Também foi nomeado membro fundador da FA Women’s Super League e, em 2018, foi rebatizado como Chelsea Football Club Women.

Em 2021, venceu uma Women’s FA Cup contra o Arsenal por 3 x 0 em uma partida fascinante. A sua evolução está caminhando para transformar o Chelsea feminino em um dos maiores times da Inglaterra e da Europa.

Títulos conquistados:

  • 6 títulos da FA Women’s Super League;
  • 5 títulos da Women’s FA Cup (Copa da Inglaterra Feminina);
  • 2 títulos da FA Women’s League Cup (Copa da Liga Feminina);
  • 9 títulos da Surrey County Cup (Copa do Condado de Surrey);
  • 1 título da falecida Women’s FA Community Shield (exemplo de uma Supercopa Feminina);
  • 1 título da Premier League Southern Division (competição para times ao sul britânico);
  • 1 título da FA WSL Spring Series (competição rápida e provisória da FA Women’s Super League).
📸: Reprodução/The FA Women’s Leagues and Competitions

O Women’s North West London Derby é um clássico que evidencia uma rica e importante história do futebol feminino. Talvez nem seja a rivalidade direta entre os dois times, mas como eles representam o desenvolvimento do esporte. Não há referência sem citar o legado de Arsenal e Chelsea.

« LEIA TAMBÉM:

« INDICAÇÃO DE CONTEÚDO:

OBRIGADA PELA LEITURA!

--

--