20 posts que você pode compartilhar. Mas não deveria

“Olha só, adoramos o seu currículo, a sua experiência também é exatamente o que precisamos para a vaga, sem contar em todo o seu carisma e pró-atividade nas dinâmicas de grupo. Mas para finalizar a sua contratação, eu tenho uma última pergunta: O que é aquela sua última postagem no seu Facebook? o_O”

É claro que com um mundo com mais tecnologia, todo mundo estará cada vez mais conectado. E isso se reflete em todas as suas ações, desde a sua namorada pegando no pé porque você curtiu uma foto de outra garota de biquini, até o entrevistador do seu próximo emprego.

Sei que isso é um tanto quanto chato, mas pensando nisso, resolvi botar no papel o que sempre recomendo para as pessoas que me perguntam sobre como eu me posiciono online.

Claro isso não são regras, são só algumas diretrizes que eu gosto de seguir e que você pode seguir ou não. Como o próprio nome do texto diz 20 posts que você pode compartilhar, mas talvez não deveria em suas redes sociais:

1. Oi, você poderia me ajudar a comprar uma galinha verde do bico roxo.
Joguinhos sociais (farmville, vila do café, etc..) e outros jogos, que só quem joga pode comprar enchem a timeline (e o saco também). Se seu amigo não responde, triste notícia: ele não joga ou mesmo ele não é seu vizinho na sua fazenda virtual.

2. Eu sou o super mafioso, mega prefeito e melhor fazendeiro ever
Os badgets do jogo também não tem muito sentido, mas.. uhu, parabéns (!).

3. Fotos daquele festinha que você bebeu todas.
Correr para postar todas as fotos da festinhas que você capotou de tanto beber, para todo mundo dar risada, em troca de um poucos likes. Não sei se eu gostaria de ser lembrado por isso.

4. Fotos comprometedoras com a sua ex. os ex’s.
Mesmo que elas sejam antigas, além de não pegar bem, você nunca vai conseguir explicar para a sua namorada/noiva/esposa.

5. Foto sua com os pés em cima da mesa do chefe. Quando ele não está.
A maior cagada. É lógico que alguém vai pegar isso. A não ser que seu chefe seja um brincalhão e entenda isso, não acredito ser uma boa técnica para seu “personal brand”.

6. Eu odeio meu emprego, essa merda.
Errei no número 5. Essa sim é a maior cagada. Se você não gosta do lugar, por que ainda está aí? Se mova e procure outro emprego! Já imaginou o que o seu futuro chefe vai pensar antes de te contratar.

7. Baita solzão esse na piscina no clube, no mesmo dia que ligou no trabalho para dizer que estava doente.
Parece brincadeira, mas não vai dar check-in no parque de diversões quando “está de cama” para não trabalhar no sábado, ou mesmo dar na cervejinha da tarde que “fugiu” do escritório.

8. Dicas de como enganar a sua esposa.
Se ela também tem facebook então, prepare as costas meu amigo: serão longos meses dormindo no sofá ou na casinha do cachorro (ou se você for ex da Marília Mendonça, no motel.)

9. Discustindo com sua mulher pelo facebook.
Evite ao máximo expor a sua vida e de sua família nas redes sociais. Roupa suja se lava em casa.

10. Duvido alguém acertar a minha senha com a dica: todo-poderoso. Dicas da sua password.
Que mundo você vive? E eu juro que já vi isso acontecer com um rapaz que tinha passado em uma certificação de segurança. Resultado, invadiram o site dele em menos de 10 minutos.

11. Fotos e vídeos de seus filhos em modo público.
Paranóia? Talvez, mas por que não usar um filtro para familiares, ou para amigos mais íntimos naquele álbum de fotos da festinha de aniversário. Pense na segurança dos seus filhos em primeiro lugar.

12. Se você acabou de fazer um roubo
Eu sei que você riu ou pensou “quem seria o tonto a fazer isso”, mas… http://www.tecmundo.com.br/11279-ladrao-posta-video-de-assalto-no-youtube.htm

13. Tô cheio da grana, acabou de cair o 13º. uhuu \o/
Ótimo post para seu sogro cobrar aquela grana, ou mesmo sua mulher ter carta branca para ir as compras.

14. Dicas para ganhar mais seguidores. Robôs, listas e scripts.
Todo mundo sabe que esses métodos são ilícitos e , em sua maioria dos casos, só trazem problemas. O que adianta ter 500 mil seguidores, se 499.990 são robôs? E adivinha a surpresa que pode acontecer? Sim, a plataforma deletar sua conta por mal uso.

15. Almoço hoje no Joaquin’s às 14h e depois reunião no WTC às 16h.
Seu perfil na rede social não é uma agenda, que tal se reservar aos momentos bacanas e que tenham algo a agregar. Se bem que essas dicas de local e data são perfeitas para quem estiver pensando em te sequestrar.

16. Mais de 7 vezes ao dia sobre a suas campanhas ativistas ou “Vamos ajudar: Esse cachorro tomou 32 tiros e precisa dos nossos likes”.
Eu também tenho várias campanhas que eu curto, mas “floodar” a timeline falando somente da sua campanha de salvação das cacatuas de pena longa do agreste, com certeza vai fazer você perder alguns fãs/amigos/seguidores. Isso também se aplica aos seus jobs, freelas e projetos.

17. Postagens extremamente radicais ou fanatismo.
Sim, opinião todo mundo tem (ou quase todo mundo), mas evite opiniões extremamente radicais. Muitas vezes o efeito “manada” no facebook não enxerga uma opinião como simplesmente ela é. E é aí que mora o perigo, na interpretação das pessoas. Sim, pode ter sua opinião, pode expressar, mas tente sempre buscar o equilíbrio.

18. Seu amigo acabou de marcar você em uma imagens que 145 pessoas vão escrever nos últimos 10 segundos.
Essa é a coisa que mais te deixa “p… da vida”. São milhares de notificações que aparecem de pessoas que você nunca viu na vida, e tudo isso porque seu perfil estar linkado em uma foto, que muitas vezes é um slide de power point, um flyer de uma balada que você nunca iria ou um evento que não tem nenhuma relação com seu perfil.

Uma variação desse poste é “Olhe para esquerda e escreva quem vai no seu velório…”, posts temáticos aonde encontrar os amigos do velório, a gangue do gueto, o esquadrão de polícia, os amigos de um filme de terror, etc..

19. Estratégias da sua empresa
Tudo que é novo é empolgante demais, mas tome cuidado com o que compartilha sobre o seu novo emprego. “Acabo de preparar a campanha que vai rodar a madruga. Se segura concorrência.” ou “Só anunciando no site da concorrência no adwords display para dar tanto resultado assim.” não são postagens nada recomendadas.

Aliás em muitas empresas existe um manual, que explica o que os funcionários podem e não podem fazer na divulgação de projetos da empresa. Fique de olho.

20. Está em dúvida? Não publique.
Simples.

Até a próxima! 
;) Camilo Coutinho

Show your support

Clapping shows how much you appreciated Camilo Coutinho’s story.