Empreendedorismo na odontologia: saiba quais são as oportunidades para o dentista

Empreendedorismo na odontologia: saiba quais são as oportunidades para o dentista
Empreendedorismo na odontologia: saiba quais são as oportunidades para o dentista

A palavra que está tão em alta no mundo dos negócios, também está sendo tratado na odontologia.

O empreendedorismo na odontologia nada mais é do que negócios e empresas que precisam que seus gestores inovem e empreendam para se desenvolverem.

O empreendedorismo é a atitude e disposição para idealizar e começar novos projetos. Sendo assim, o empreendedorismo é agir por um objetivo.

Mas você sabe como essa nova forma de negócio pode ajudar você dentista a aprimorar seu consultório ou negócio?

Atualmente a área odontológica está cada vez mais disputada, são inúmeros dentistas em busca de clientes, o que está cada mais difícil, por isso empreender na odontologia pode ajudar a melhorar todas as áreas do seu negócio e em alguns casos podem ser até questão de sobrevivência.

Veja a seguir algumas oportunidades para empreender na odontologia.

Conheça 4 oportunidades de empreendedorismo na odontologia

Um novo empreendimento nasce de uma visão empresarial e menos ligada ao velho estilo de trabalho da odontologia.

Dessa forma, nesse novo ambiente, o profissional que inicialmente dava atenção apenas ao atendimento de seus pacientes, agora também é necessário ter uma postura de administrador.

A partir desse novo olhar para a odontologia surgem novas chances profissionais e de retornos financeiros.

Independentemente da estrutura e do tamanho do seu consultório, algumas áreas necessitam da atitude empreendedora de um bom gestor, as áreas principais são:

  • Atendimento ao cliente;
  • Vendas;
  • Marketing;
  • Finanças.

Durante o processo de incluir melhorias nestas áreas você já estará empreendendo.

Há muito o que se falar sobre empreendedorismo na odontologia, particularidades de cada área e como alcançar os objetivos no processo de desenvolvimento de uma clínica.

Por isso confira a seguir 4 oportunidades de empreendedorismo na odontologia moderna que você pode aplicar ao seu negócio.

Clínica particular compartilhada com radiologia

O coworking é um local de trabalho compartilhado que está se expandindo. Ele já é muito usado por profissionais da área de marketing digital.

Um ambiente odontológico dividido é um exemplo de empreendedorismo na odontologia moderna.

Para você que é um especializado em ortodontia, por exemplo, poderá iniciar uma parceria com especialistas em outros segmentos.

Nesse tipo de empreendimento é possível unir diversos profissionais da área odontológica facilitando a rotina de pacientes.

Clube de assinatura para dentistas

É comum vermos o clube de assinaturas para receber uma caixa surpresa com produtos úteis para o cliente, como alguns tipos de alimentos e até alguns cosméticos.

No empreendedorismo para dentistas a ideia é contratar uma assinatura mensal para a contratação de alguns serviços odontológicos previamente analisados.

O clube funciona através de uma análise prévia do cliente. A partir deste ponto, o profissional pode oferecer kits de serviços ou produtos que possam ser usados pelos pacientes periodicamente.

Dessa forma, o dentista pode fazer parcerias com marcas de produtos, como escovas de dente fios e cremes dentais, para que eles façam parte desse clube de assinatura.

Franquia de radiologia odontológica

Mais uma opção de empreendedorismo na odontologia é a franquia odontológica. Ela é uma opção de empreendimento com muita credibilidade no mercado.

Dessa forma, você trocará as várias clínicas concorrentes por uma marca que já possui um nome e presença consolidada no mercado.

Continuando no segmento de franquias, existe uma opção recente e pouco conhecida: a franquia de radiologia odontológica.

Esse tipo de franquia, surge como uma ótima opção de empreendedorismo na odontologia que traz a captação de clientes, os processos de orçamentos e negociações em geral como vantagens.

Consultório com Business Model Canvas

Seja qual for a sua ideia de empreendedorismo em odontologia, o Business Model Canvas é um modelo de trabalho que pode ser aplicado a qualquer novo negócio.

Ao usar esse modelo de negócio para estruturar cada parte da sua empresa o seu planejamento ficará muito mais fácil de ser concluído.

A técnica “Canvas” foi criada pelo teórico Alexander Osterwalder, para direcionar e orientar profissionais que vão começar um negócio, independentemente da área.

Dessa forma, o modelo é um mapa composto de nove tópicos, em que cada um representa uma parte do planejamento do negócio.

Os itens que fazem parte de um planejamento no estilo Canvas são:

  • Atendimento ao cliente;
  • Linhas de comunicação;
  • Segmentação de clientes;
  • Levantamento de custos;
  • Tipos de recursos;
  • Proposta de valor;
  • Tarefas principais;
  • Fontes de capital inicial;
  • Escolha de parcerias;

Como aplicar o Business Canvas no empreendedorismo odontológico moderno

Completar cada um dos tópicos do modelo Canvas você estará transformando o seu empreendimento odontológico.

Isso acontece, porque, com esse mapa, toda a estruturação do negócio será mais simples, assim como o sucesso do seu consultório.

A inovação agrega valor ao atendimento que seu cliente recebe. Por isso, ela é a peça fundamental no empreendedorismo na odontologia.

Se você gostou de conhecer algumas oportunidades de empreendedorismo na odontologia moderna, deixe o seu comentário. Até a próxima!

Get the Medium app

A button that says 'Download on the App Store', and if clicked it will lead you to the iOS App store
A button that says 'Get it on, Google Play', and if clicked it will lead you to the Google Play store