11 de maio: Lockdown e a situação do Brasil

Canal Peixe Babel
3 min readMay 11, 2020

--

Nossa última avaliação por estados foi há 20 dias. Agora os lugares com maior problema na saúde decretam lockdown ou começam a discutir maiores restrições de movimentação.

No lockdown, ficar em casa deixa de ser uma recomendação e passa a ser uma determinação. É a medida restritiva mais dura.

O Brasil segue em franca ascendência no número de casos e óbitos. O país já é o 8˚ no mundo em número de casos e o 6˚ em número de mortes. Mesmo que alguns lugares pareçam estar bem, isso é apenas reflexo de medidas tomadas com antecedência e precisam de avaliação cautelosa sobre reabertura de comércio e outras atividades.

Um exemplo é Minas Gerais que começa a estudar a volta da economia. Porém, no último boletim da secretaria de saúde do estado vemos que

Belo Horizonte é a cidade com a maior quantidade de casos suspeitos e confirmados em Minas Gerais — são 953 pessoas com coronavírus e, segundo o órgão estadual, o município concentra mais de 34 mil dos cem mil casos que estão sob investigação no momento. Vinte e seis moradores da capital morreram em decorrência do coronavírus.

O lockdown já foi anunciado em cidades dos seguintes estados: Maranhão, Pará, Rio de Janeiro e Ceará. Outros estados podem entrar nessa lista. Segundo o ministro da Saúde, Nelson Teich, serão observados três fatores: a alta incidência de pacientes infectados, problemas na infraestrutura, a falta — ou pequena quantidade — de leitos disponíveis nos hospitais e a tendência de elevação no número de casos na região.

O primeiro lockdown no país foi em Fernando de Noronha (ilha localizada a 545 km da capital pernambucana), em 20 de abril. A ilha tem 3,3 mil habitantes e tinha registrado cerca de 26 pacientes infectados no dia 18 de abril. O administrador do Distrito, Guilherme Rocha, comentou a eficácia das ações.

“As medidas rígidas vêm dando resultado e mostrando que era necessário realmente para que conseguisse superar o vírus. Essa semana nós iniciamos o debate sobre como será, em um futuro, a reabertura da ilha. Tanto para os moradores que estão fora ou para o turismo que não está próximo, mas já começamos a planejar como será essa reabertura controlada”.

Na última sexta-feira, 8 de maio, o número de cidades em lockdown já era 18 em cinco estados do país. A maioria dos estados faz parte da lista de 12 unidades federativas que ultrapassam os 100 óbitos pela doença. No grupo, estão São Paulo (3.709), Rio de Janeiro (1.714), Ceará (1114), Pernambuco (1047), Amazonas (1004), Pará (652), Maranhão (379), Bahia (202), Espírito Santo (181), Minas Gerais (119), Paraná (109) e Paraíba (135).

As recomendações seguem as mesmas: quem pode, fique em casa. O colapso da saúde já está na região Norte, já está em Fortaleza, no Ceará. Rio de Janeiro já vê os leitos de UTI em hospitais particulares com 90% de ocupação e os dos hospitais públicos já estão lotados.

Lembrando que todos os números que vemos hoje são números que representam o passado. Então mais uma vez: Se você pode, fique em casa.

“Em epidemias, sempre vamos estar atrasados. Sempre que olhamos para uma curva estamos vendo o passado da epidemia. Novos casos de hoje na verdade são casos de pessoas que ficaram doentes há alguns dias. Em toda projeção existem incertezas. Isso faz parte das estatísticas”, professor de estatística Wilson Calmon da Universidade Federal Fluminense.

Já são 162.699 casos acumulados.
Já são 11.123 óbitos acumulados.

Muito obrigada por prestigiar o nosso trabalho. Nos acompanhe também nas redes sociais:

--

--

Canal Peixe Babel

Transmitindo conhecimento um bit de cada vez. Por Mila e Vivi.