Como consegui uma oferta de emprego no Canadá

No artigo anterior contei sobre quais os passos eu fiz para iniciar o intercâmbio em Toronto, e agora vou apresentar o processo que fiz para conseguir a oferta de emprego através da VanHack (english version).

Se você tem o mesmo interesse de trabalhar em outro país, a VanHack pode ser um ótimo caminho. Desejo que esse artigo posso ajudá-lo a entender melhor como foi o evento em que participei e te oferecer uma noção dos desafios e benefícios.

Primeiras semanas em Toronto

Cheguei dia 11/Abril/2019 em Toronto e aproveitei as primeiras semanas para conhecer a cidade e me habituar à nova rotina. Nesse ínterim, descobri que a VanHack ia promover um evento de contratação em Junho/2019 e fiquei bastante entusiasmado. Eu já havia tentado participar no evento de São Paulo, mas não fui selecionado, pois o meu nível de inglês não era o suficiente.

Com isso, cadastrei novamente para o plano Premium, e retomei as aulas da VanHack e fui conciliando as aulas da escola de inglês com as aulas da VanHack todos os dias. A VanHack oferece vários benefícios como:

  • 3 a 4 aulas diárias sobre entrevistas em inglês, entrevistas técnicas em inglês, inglês e etc;
  • Todas as aulas são on-line, pessoas de diversos países participam das aulas e os professores estimulam para que todos os alunos participem. É uma excelente oportunidade para exercitar sua pronúncia e gramática na conversação com os outros alunos;
  • Oferece especialistas para aprimorar a descrição em seu LinkedIn, CV e Cover Letter;
  • Como existem muitas opções de vagas em aberto para a área de tecnologia, através das aulas você aprende a identificar melhor quais vagas se encaixam melhor em seu perfil.

Diante de tantos benefícios, quando você compara o valor por mês de uma escola de inglês em Toronto em relação ao VanHack, você percebe o quanto é barato.

Como ser selecionado para o VanHack Leap?

O Leap é o evento promovido pela VanHack que possibilita a conexão entre profissionais de tecnologia com empresas que precisam contratá-los, mas para você participar é necessário fazer uma triagem de:

  • Completar seu cadastro no perfil do VanHack;
  • Fazer o teste de verificação de inglês. Tente alcançar o nível de avançado ou fluente, assim aumentam suas chances;
  • Fazer o teste de verificação de código, são testes fornecidos pelo HackerRank para você comprovar seu conhecimento técnico na linguagem ou tecnologia que você tem maior experiência.

Havia tentado uma vez para um evento da VanHack em São Paulo, mas não havia sido selecionado pois meu nível de inglês era o intermediário, após algumas semanas estudando intensamente, refiz o teste de verificação e consegui atingir o nível avançado.

Refiz os testes de verificação de código e consegui uma melhor pontuação. Participei das aulas da VanHack, apresentei para alguns VanHackers que eu estava em Toronto e havia interesse de participar do evento. Com esse conjunto, no meu caso, foi possível ser selecionado para o evento.

Dois detalhes importantes: Você não precisa está na cidade sede do evento para ser selecionado, você pode está em qualquer lugar do globo; Após selecionado, você já pode receber o contato das empresas que irão participar e realizar os processos de entrevistas remotamente.

Preparação para o evento

Após selecionado eu tive aulas especiais oferecidas pela VanHack para se preparar melhor para o evento, como:

  • Explicação sobre cada empresa, seus valores, sua cultura, seus produtos e seus possíveis desafios, com isso eu pude escolher quais as empresas e quais vagas mais me atraiam;
  • Como reconhecer minhas soft-skills e saber melhor descrevê-las;
  • Como vender meu histórico e experiência sem parecer arrogante para o recrutador canadense;
  • Revisão de Linkedin e cover letter;
  • Aulas de mock interview para simular uma apresentação;

Além disso recebi uma lista com todas as empresas que participaram do evento e as suas respectivas vagas. Todo o conteúdo e aulas são em inglês.

Tentei aproveitar o máximo todas as aulas e todos os exercícios fornecidos por eles.

O evento

Antes de iniciar o VanHack Leap

O Leap que participei foram dois dias, e no dia do evento o nervosismo vem a tona 😐, mas a equipe do VanHack tenta tranquilizar todos os participantes e nos motivar a darmos o nosso melhor no momento dos bate-papos.

No primeiro dia, ocorre como se fosse um evento informal, tem um buffet com vários petiscos, vinho e cerveja à vontade, para tornar o clima mais favorável para as pessoas se sentirem mais confortáveis em se apresentarem para as empresas. Os recrutadores de cada empresa estão a espera dos candidatos se apresentarem e contarem um pouco sobre sua história.

Uma dica importante que a VanHack nos forneceu é produzir nosso próprio business card para oferecer às empresas, isso torna nossa presença mais profissional.

Business card para o evento

Além disso, o Ilya fez uma breve introdução de cada candidato para as empresas antes de iniciar o evento.

Ilya apresentando os candidatos para as empresas
O Ilya apresentando os candidatos

No evento em que participei, devem ter participado de 20 a 30 empresas canadenses, de diversos segmentos. Com isso tive que aproveitar bem as 2 horas de evento para entrar em contato com o máximo de empresas que convergiam com meus objetivos ou expectativas.

No segundo dia, as empresas que gostaram do meu perfil, enviaram convites por e-mail para as próximas fases, que são entrevistas menos informais e dependendo da empresa pode ser entrevista técnica, pair programming, análise de código, comportamental, sobre a cultura da empresa, varia muito de empresa para empresa, então tive que manter a calma para não me perder no inglês.

As entrevistas ocorreram no escritório da WeWork em Toronto, onde cada empresa ficou reservada em uma sala, as entrevistas duravam em média de 30min a 1hora. Após cada entrevista, aguardava a próxima com outra empresa. Foi bastante exaustivo para mim, pois foi a primeira vez que fiz várias entrevistas em um mesmo dia, todas em inglês.

WeWork de Toronto

Nos dois primeiros dias, todos os candidatos tiveram a atenção e o cuidado da equipe do VanHack para melhor organizar cada candidato para cada empresa.

No terceiro dia, para a maioria dos candidatos, foi um dia muito feliz e realizador, pois a maioria recebeu as ofertas de emprego 🚀, inclusive eu 😄! Em seguida, foi apenas comemoração 🎉.

O último meetup do evento

Considerações

A VanHack foi fundamental nessa conquista, pois quando me mudei para o Canadá, mudei o LinkedIn para o endereço de Toronto e comecei a receber propostas para entrevistas, mas todas as empresas esperam que eu tivesse o visto de trabalho, que não era o meu caso, pois eu tinha apenas o visto de turismo.

No evento em que participei, todas as empresas que participaram estavam dispostas a patrocinar o visto de trabalho e possivelmente a relocação. A cada evento, a VanHack está aberta a receber feedbacks para melhorar, não posso garantir que o evento do Leap que você for participar terá as mesmas etapas que eu participei.

Toda a experiência de tentar uma vaga pelo VanHack foi engrandecedor para minha carreira, pois:

  • Melhorei meu LinkedIn, meu CV, meu inglês para entrevistas;
  • Tive aulas sobre ter controle emocional nas entrevistas;
  • Aprendi mais sobre a cultura canadense no âmbito profissional;
  • Pude conhecer profissionais excepcionais que participaram junto comigo nessa jornada;
  • Todos os candidatos se automotivarem o tempo todo, foi muito bonito de ver essa união e companheirismo entre os candidatos, isso era reconfortante;
  • É uma excelente maneira de exercitar o inglês, aprender a se vender e aprender mais sobre os aspectos que considerei fraco nas entrevistas e aprimorar nas próximas oportunidades;
  • Você não paga para participar do evento quando você é selecionado. Se você vier de outro país você recebe uma ajuda de custo de $500.

Essa conquista é fruto da ajuda e acompanhamento de muitas pessoas, agradeço especialmente a equipe da VanHack: Andreza Mendes, Aline Bicudo, Ana Lins, Guilherme Maniglia, Juliana, Jardim, Stefanie Wessler, Scarlet Wood, Stephanie, Tatiane Cortez e Ilya Brotzky.

Ilya e eu no dia em que recebi a oferta

Agradeço também aos amigos que pude encontrar durante o evento e ao apoio mútuo!

Uma parte do grupo de brasileiros que participaram do VanHack: Roan, Hanniere, Rafael, Igor, Bruno, Luidy, Eduardo e eu

Além disso, agradeço a minha esposa (Evilanne), Alejandro, Douglas, Daniel e Lívia pelo apoio e motivação durante todo esse momento! 😃

Se o seu sonho também é trabalhar em outro país, tente pelo VanHack! Se você tiver qualquer dúvida, comente aqui ou me envie um DM no Twitter.

Obrigado Evilanne Brandão, Deia Saraiva e José Lins pela revisão do texto 😄

https://www.candidosales.me/