Ode ao Retrocesso

Um breve resumo de 6 meses de Eduardo Cunha presidindo a Câmara dos Deputados


Deu no site da Veja, Eduardo Cunha marcou para o próximo dia 17 um pronunciamento em cadeia nacional. Em seus minutos na TV aberta ele irá abordar as grandiosas realizações no primeiro semestre.

Mas como o brasileiro tem a fama de memória curta, segue um pequeno compilado das progressistas medidas do presidente da câmara.

Reforma Política

Expectativa: A tão pedida reforma dos protestos, onde imaginávamos que a figura sacra do anjo Gabriel desceria dos céus rumo à Brasília e com sua espada flamejante expurgaria toda a corrupção que até então habitará o planalto e dias depois um novo líder ascenderia das ruínas com duas tábuas de pedra e nelas a nossa nova constituição.

Realidade: Em uma manobra na Câmara, Eduardo Cunha constitucionalizou o financiamento privado de campanhas políticas, a maior fonte de corrupção no país.

Ah, não é bem assim, né? Então fica com essa notícia que diz “ 70% dos deputados da lista da Lava Jato apoiaram emenda do financiamento empresarial de campanha”.

Redução da Maioridade Penal

Expectativa: Diminuindo a maioridade penal, diminuímos a criminalidade automaticamente. Com isso, podemos desocupar as favelas, as milícias deixam de existir e o tráfego de drogas e armas acaba, afinal droga é coisa de bandido e todos eles estarão presos. Com todos os bandidos presos. o governo acaba com o Bolsa Família.

Em poucos dias o Brasil vira a Suíça e poderemos viver em um país lindo e cheio de vaquinhas que produzem o melhor chocolate do mundo.

Realidade: Em outra manobra na Câmara, horas após ver sua primeira proposta rejeitada, Eduardo Cunha aprova a PEC da redução. Pouco mais 12 de horas diferença, 28 deputados de diversos partidos mudaram de opinião. Suborno? Pressão política? Chantagem? Conhecendo o nosso Frank Underwood da vida real, tudo é possível.

E aguarde, em breve nosso ilustríssimo presidente da câmara deve iniciar as movimentações para a privatização dos presídios (mais cheiro de corrupção no ar).

Para saber um pouco mais sobre por que a redução da Maioridade Penal é uma medida ineficiente e populista, escrevi o mini-manual sátira Redução da Maioridade Penal For Dummies.

Lei da Terceirização

Expectativa: O neo-liberalismo venceu e com essa vitória levou para a tumba o desemprego. Milhões de postos de trabalho serão criados, gerando uma cadeia produtiva nunca já vista. Em questão de anos o Brasil produz como a China, porém com a qualidade de vida da Noruega.

Brasil vence a ameça comunista expulsando os espiões paramilitares cubanos, compra a Venezuela, a Bolívia e ameaça comprar todos outros países com uma visão de governo diferente na América Latina.

Realidade: Se você é patrão, promova um churrasco com seus amigos empresários! Você vai diminuir seu custo, terceirizando seus funcionários e pagando salários ainda menores.

Se você é empregado, faça uma fogueira usando sua carteira de trabalho. Você vai receber menos, pois você precisa dar lucro para a empresa que você presta serviços e para sua terceirizadora. Outras empresas de terceirização vão oferecer o mesmo serviço a custos menores e para manter isso, você vai ser cortado e substituído por alguém que tope fazer seu trabalho por menos dinheiro.

Cunha também deve falar sobre a Regulamentação da Lei das Domésticas, porém ao mesmo tempo que garantimos os direitos das empregadas, vamos liberar terceirizá-las.

E aí, já preparou suas panelas ou elas só servem pra fazer barulho quando o candidato é do PT?