As listas vão salvar sua vida

Esquecer? Nunca mais

Muito provavelmente você já foi chamado a atenção pelo chefe por se esquecer de alguma tarefa extra que ele pediu. Há grandes chances de ter passado pela sua vida alguma conta que não foi paga no dia certo e acabou acrescida de juros. Sem contar aquele afazer que foi terminado apenas no dia seguinte, pois você teve que parar para começar outro.

Chato, né?

Uma forma simples de acabar com essas chateações é fazer a famosa lista. Com um pedaço de papel, uma caneta e alguns minutinhos, você consegue se organizar, cumprir suas metas e, ainda por cima, ficar satisfeito e se sentir orgulhoso com o resultado final.

Alguns benefícios das listas para sua vida

  • Elas ajudam a organizar sua mente e servem como um back up para tarefas que não podem passar em branco no seu dia;
  • Evitam que você inicie uma tarefa, lembre de outra mais importante e deixe a primeira sem terminar. É um hábito perigoso que pode tornar sua vida uma bola de neve;
  • A sensação de finalizar um afazer e cortá-lo da lista vai trazer uma ótima sensação de dever cumprido;
  • A cada item riscado, sua mente ficará mais vazia e você mais tranquilo e focado no que é realmente necessário;
  • Você se torna menos procrastinador;
  • O risco de esquecer coisas importantes vai diminuir progressivamente.
Lembre-se: anotar é segurança. (Foto: Natalie B)

As listas também fazem bem para sua saúde mental. O neurocientista Daniel Levitin explica em seu livro, “A Mente Organizada” (2015), como o cérebro lida com o excesso de informações. Segundo o autor, nós somos capazes de equilibrar até quatro pensamentos na nossa mente de forma simultânea. Imagina o alívio de poder ter todos os outros pensamentos restantes num papel?

A parte mais interessante é que você pode usar para qualquer coisa — no trabalho, nos afazeres da casa, nos estudos, em um projeto pessoal e até mesmo para planejamentos que necessitam de etapas.


Ok. Mas e se eu perder minhas listas?

A boa notícia é que a tecnologia nos ajuda a dispensar o papel, a caneta e os eventuais sumiços. Existem vários aplicativos que nos auxiliam na organização e estão disponíveis em diversas plataformas.

São oferecidas algumas funcionalidades e propostas diferentes que vão além da criação de listas. Blocos de notas, sincronização entre web e aparelhos móveis, post-it virtuais, objetivos a serem cumpridos e até oferecimento de recompensas. Confira uma matéria feita pelo pessoal do Estadão com as melhores sugestões de apps e veja como não faltam formas de se organizar.

Agora é só colocar a mão na massa. Ou melhor, na caneta, no papel ou no teclado.


Diz aí: você utiliza alguma outra forma de se lembrar das coisas?