24 anos e o que aprendemos com isso?

O meu aniversário é o melhor dia do ano pra mim porque como boa leonina eu adoro um close e hoje eu tenho aval pra isso (hahaha), mas também porque uso esse dia para me reavaliar, analisar quem eu era, como as pessoas me vêem e o que aprendi nesse último ano.

Eu decidi dividir isso. Não só porque resolvi ter um diário online para me reavaliar nos próximos anos, como também porque esse ano foi diferente. MUITO DIFERENTE. Carinne de 15 está orgulhosíssima, a de 20 nem tanto e a de 23 ainda tá tentando entender que tiros foram esses.

Pra ficar mais fácil, segue a listinha de 10 coisas relevantes que aprendi no último ano e que mudaram a minha vida.

1- Cara de pau abre portas. Eu sempre fui corajosa, mas não era cara de pau. Tinha medo de falar com as pessoas, pedir coisas ou simplesmente dar um oi para quem eu admirava. Quando larguei mão de ver pessoas acima de mim e comecei a tratá-las de igual pra igual eu conheci gente linda e também descobri que se arriscar e falar mais sobre o que quer pode te render projetos paralelos motivantes e almoços incríveis. :)

2- Se você vive no mundo, tudo que acontece na sociedade é a sua vida. A gente passa mais tempo ignorando pessoas do que odiando ou amando. A gente tá sempre de passagem por aí… Mas cara, já parou pra pensar que a passagem também é sua vida? Comecei a olhar mais para o que acontece na minha volta, nas pessoas diferentes de mim e do meu ponto de vista… Já rendeu conversas ótimas, outra perspectiva do mundo e muita reflexão também, mas ainda tô aperfeiçoando isso.

3-O amor nada mais é que querer ver outro feliz, independente de você. Parece clichê, mas enquanto a gente não entende isso, não rola. Antes eu tinha muito ciúme, muita frustração e muita insegurança quando pensava em amar alguém. Quando entendi que tudo bem, se a pessoa que você ama tá feliz, a vida e o amor ficaram mais leves pra mim.

4- Tá tudo bem se você amar mais ou menos. As relações entre pessoas não são iguais. Ás vezes a gente se oferece mais que o outro e tá tudo bem, se isso te fizer feliz também. Sua felicidade não pode depender da relação do outro com o que você oferece. Ofereça sem querer nada em troca. Todos somos seres livres num espaço amplo. Exigir ou esperar algo dos outros é pedir para se decepcionar, porque você dá para os outros o poder sobre sua felicidade.

5-A nossa vida só começa quando paramos de querer outra. É comum ter gente que a gente admira, se comparar com os amiguinhos, querer alguma coisa que não pode ter, mas quando você entende seu momento, sua vida, suas oportunidades e seus privilégios, você começa apenas a cuidar do seu jardim por você e abre as suas próprias oportunidades. As pessoas nascem com um jardim para cuidar, algumas pessoas já vem com ele regado e tem ajuda, outras precisam cuidar sozinhos… MAS TODO MUNDO VAI COLHER O QUE PLANTAR!

6-Curta e lide com o que você tem hoje. Sofrer pelo futuro ou pelo passado não vai te ajudar hoje. Na grande maioria das vezes só te faz perder oportunidades e bons momentos. O ontem já foi e do amanhã ninguém sabe.

7-Faça o máximo para deixar o que você faz e sua vida leve. Isso é uma das maiores dificuldades. Quando a coisa aperta a gente desespera, chora, quer acaba com tudo e acha que não vai conseguir, mas agora quando me sinto assim, tento respirar fundo e pensar se isso tem solução. Se tiver eu vou resolver do melhor jeito, se não a vida a segue. ADIANTA eu desesperar? Não.

8-Não tente ser interessante. Escutar e se interessar pelo que os outros têm a dizer, pelo que fazem, querem ou sentem pode ser a melhor forma de se conectar com pessoas interessadas e capazes de nos oferecer experiências maravilhosas. Quando damos esse espaço, nos tornamos espelho. Todo mundo fica interessante, menos nós mesmos e não é isso que procuramos?

9-O mundo é de quem faz. Não deixar as oportunidades passarem e se elas não existirem, fazer elas acontecerem. Me envolvi em voluntariados, conheci pessoas sem motivo, conversei com pessoas sem intenções, visitei lugares novos. Quando você faz o que pode para acontecer o que você quer, o universo faz a parte dele também.

10-Valorize as qualidades das pessoas. Pessoas são pessoas e todo mundo tem defeito, mas se você aprende a lidar com as qualidades ao invés dos defeitos todo mundo se torna melhor. Aprecie o que ela tem de bom e assim vai ser difícil ter um inimigo ou alguém que pertube sua paz.

Por hoje é só, ficou mais longo do que eu esperava, maaaaas… Espero te fazer pensar sobre! :)