A doença da geração Z

Carla Queiroz
2 min readMay 29, 2019

--

A depressão da atualidade e na juventude.

Por Carla Queiroz

A depressão é uma doença psiquiátrica crônica que depende de uma predisposição genética para se manifestar, e produz uma alteração do humor descrita como uma tristeza profunda, também podendo ser associada a sentimentos de dor, amargura, desesperança, baixa autoestima, assim como a distúrbios do sono e do apetite. Pela sua descrição, muitas vezes não é levada a sério por ser confundida com tristeza, um sentimento que faz parte da natureza humana. Não tratá-la pode trazer um grande sofrimento e distúrbio à vida da pessoa afetada, podendo resultar em modificações no cérebro, e na pior das hipóteses, suicídio. É de extrema importância identificar sintomas e procurar ajuda médica.

Ouça no podcast abaixo sobre os sintomas e como a doença é abordada na juventude:

De acordo com a publicação “Depression and other common mental disorders: global health estimates”, há 322 milhões de pessoas vivendo com esse transtorno mental no mundo, praticamente 10% da população mundial e a projeção aponta um triste crescimento, considerada o mal deste século. Cerca de 800 mil pessoas morrem por suicídio a cada ano — sendo a segunda principal causa de morte entre pessoas com idade de 15 a 29 anos. Uma das fases da vida mais propícias para o desenvolvimento da doença é, justamente, a adolescência, que o desenvolvimento social e escolar evolui. Um adolescente tem menos experiências que um adulto para lidar com problemas, infelizmente, os sintomas depressivos são acompanhados de uma tendência a consumir álcool e maconha exageradamente e aumentam o risco de suicídio.

Umas das respostas para o que está causando esse aumento da doença na geração mais nova é a maior cobrança por bons desempenhos e o cyberbullying. Considerando as questões hormonais e culturais, inclusive, os padrões impostos e as exigências por trás dele — que certamente são mais fortes no sexo feminino — tem um papel importante nesse sentido.

Muitos filmes e séries já abordam o assunto. Veja o vídeo abaixo:

Participe da enquete sobre o tema abordado:

Confira a matéria sobre Cura Gay da Revista Esquina:

--

--