Nem tudo precisa estar sob seu controle

Nem tudo precisa estar sob seu controleOutro dia estava conversando com amigas sobre certos comportamentos das pessoas que me irritam profundamente e me tiram do sério como falta de educação, noção e desrespeito. Num episódio besta na internet, coincidindo com um dia ruim, uma pessoa veio no chat do meu tumblr falar uma bobagem qualquer, nisso eu fiquei furiosa e dei um chega pra lá nela sem cerimônias. Ela foi invasiva e indelicada, mas nada justificava meu temperamento naquele momento. O que eu podia ter feito? Ficado na minha e apenas ignorado a pessoa.

Ás vezes me falta esse discernimento de que: as pessoas não pensam e não agem como nós. O que aprendi com este episódio? Não devo ficar sofrendo ou perdendo o controle com situações que não estão ao meu alcance. Era justamente sobre isso que eu e minhas amigas falamos por muito tempo. A dificuldade de aceitar que nem tudo está sob nosso controle e o sofrimento que isto nos causa. Ela mesma me disse inúmeras vezes que, de que adianta se estressar por algo que não cabe a você resolver?

Nossa educação, comportamento e compreensão de mundo fazem parte de aprendizados que adquirimos com o tempo, não tem jeito, só vivendo e experimentando mesmo para aprendermos as coisas. Estou começando a perceber isto e a lidar melhor com as coisas, sofrer menos quando as coisas não saem como o planejado, se algo sai do meu controle sei que fiz de todo possível para resolve-lo, que a culpa não é minha e que tudo irá se resolver, cedo ou tarde. Assim consigo pensar melhor nas atitudes que devo tomar e, consequentemente, não esquento mais tanto a cabeça. Isto tem me tornado uma pessoa mais leve e feliz. Gostaria de compartilhar esta experiência/aprendizado com você, que está passando pelo mesmo processo que eu: tudo bem se as coisas sairem do seu controle, isso faz parte do processo!


Originally published at www.fiosdenylon.com.br on April 29, 2017.