Configurando o primeiro Build para seus testes no TFS

Aqui eu vou dar algumas dicas de como configurar seus testes automatizados, dando os primeiros passos no processo de integração contínua.

Carla Frazão
3 min readAug 26, 2018

--

Para quem ainda não conhece o TFS (Team Foundation Server), pode-se resumir como um serviço criado pela Microsoft, que fornece uma série de ferramentas para desenvolvimento de software, desde versionamento de código até integração contínua.

Primeiros passos

Antes de chegarmos nas configurações, é necessário que alguns pré requisitos sejam cumpridos, como a instalação dos controllers e dos agents em um servidor físico ou uma máquina virtual. É neste ambiente que seus testes serão executados e seus pacotes gerados.

Um outro pré requisito é que o seu repositório esteja criado e populado com seu código. Dando uma passada rápida em como dividi as branchs dos repositórios:

  • Master — Onde deve estar todo o código de teste que será rodado no ambiente de produção do projeto e deve ser a mais atualizada ou seja, comportar a última versão.
  • DEV — Onde são feitas as alterações que posteriormente serão realizados os merges com as branchs de HGM e Master. Após o merge, esta não deve persistir online, somente local.
  • HMG — Onde todo o código contido será o que roda no ambiente de homologação do projeto. Esta não deve ser deletada, assim como a master.

Sem mais blá blá blá…

Configurando seu amado build

1. No menu principal do TFS, clique na opção Build and Release no menu principal, após isto será exibida a tela abaixo. Nesta mesma tela, clique em “New pipeline”.

2. O próximo passo é escolher o tipo de versionamento que deseja utilizar no seu build. O projeto que pertence o seu repositório deve ser adicionado no campo Team Project, seguido do repositório e a branch desejada. Lembre-se que a branch selecionada neste campo deve estar atualizada.

3. Adicione e configure as tasks:

NuGet (versão atual)— Não é necessário alterar nenhuma das configurações default, se não julgar necessário.

NuGet restorePath to solution, packages.config, or project.json, inserir o caminho do seu projeto .sln

Visual Studio Build — Inserir a Solution do seu projeto no repositório, preencher os campos Platform e Configuration com as respectivas variáveis Any cpu e release.

VsTest — Escolher a opção Test assemblies no campo select tests using e no campo settings files, indicar o config ou qualquer outro arquivo de configuração que seus testes precisam para execução e preencher os campos Build platform e configuration com as variáveis Any cpu e release.

4. Não esqueça de inserir o agent nas configurações do Pipeline.

Conclusão

Os testes automatizados são de extrema importância para o processo de integração contínua, tanto testes unitários, quanto os funcionais e de integração. Essas dicas listadas acima, são pra configuração muito básica de uma parte do pipeline de integração contínua. O TFS possui um grande leque de possibilidades para ajustar o processo de acordo com a necessidade do seu negócio e nas próximas publicações, vamos explorar isso juntos.

--

--

Carla Frazão

Lead QA Engineer at Loja Integrada @VTEX | Information Systems degree and an MBA in Software Engineering. Talking about tech, QA, leadership, AI and life.