“(Os) defensores de estilos de vida alternativos (…) terão de ser também removidos fisicamente da sociedade para que se preserve a ordem libertária.”
Hans Hermann Hoppe

Image for post
Image for post
Um dos memes sobre isso

Um dos conceitos mais bizarros do movimento libertário é a tão chamada “remoção física”. O conceito foi feito por Hans Hermann Hoppe no seu livro “Democracia o Deus que falhou” para demonstrar como a manutenção da ordem libertária funcionária e como ela não teria liberdade de expressão absoluta. Nas comunidades libertárias, é um meme usado para separar os ancaps mais “conservardores” dos mais progressistas.

Conforme o anarcocapitalista Sokath a remoção física é “apenas outra palavra para “ostracismo social” e , segundo o artigo do então libertário Luciano Takaki, a remoção física é “(A garantia d)a civilidade necessária para evitar conflitos e manter a estabilidade do arranjo”.

Embora esse conceito tenha um fundo de verdade, a liberdade de descriminação (desde que limitado pela prudência e pelos direitos individuais e civis) deve ser defendida, porém a remoção física para preserva a “ordem libertária” é um conceito perigoso mesmo sendo apenas um ostracismo social, ou seja o amplo boicote.

Pois numa sociedade libertária, por causa da falta de um poder legislativo para positivar lei; quem será ou não removido é algo que, se interpretado de maneira arbitrária, pode ser qualquer grupo minoritário, sob o nome de preservar a “ordem libertária” qualquer grupo pode ser atacado, desde preferência sexual à ideológico.
Os efeitos são diversos, mas na parte intelectual, as pessoas terão medo de criticar certos aspectos de uma sociedade devido à certas interpretações da tão chamada ordem libertária e na racial as sociedades possivelmente se organizariam em grupos paralelos e mutuamente intolerantes para evitar que um seja removido do outro ou ,em português claro, um novo apartheid.
Alguns podem afirmar que estou sendo exagerado, porém a história provou inúmeras vezes que a humanidade ama inventar razões para conflitos, tanto que a própria definição de terrorismo é “o emprego sistemático da violência para fins políticos”.

Então, remoção física como um conceito usado como uma solução geral para a manutenção da ordem libertária pode funcionar numa sociedade de santos ou de “libertários dogmáticos”, porém ,excetuando sociedades extremamente pequenas, isso é claramente uma utopia que levará a uma série de conflitos extremamente custosos à humanidade.

Written by

Um amante do conhecimento e um cara opinativo.

Get the Medium app

A button that says 'Download on the App Store', and if clicked it will lead you to the iOS App store
A button that says 'Get it on, Google Play', and if clicked it will lead you to the Google Play store