Prof., lembro-me de diversas ocasiões em que o sr.
Daniel Pereira Volpato
1

Não, não mudou em absolutamente nada. A hierarquia da Igreja é uma hierarquia, não um governo civil com “checks and balances”. Cardeais interpelando o Papa não são parte da hierarquia ao fazê-lo, como o seriam senadores ou ministros do Supremo Tribunal interpelando um presidente.

As respostas, quaisquer que elas sejam e a que quer que se as demande, virão da Santa Sé, no tempo devido. Basta ver o “subsistit in” da Lumen Gentium 16: levou décadas, mas foi definido melhor. Até lá — e é esse o meu ponto — o que o fiel comum tinha que fazer, e igualmente tem que fazer hoje em dia e em qualquer momento — é *viver* a Fé. Se alguém perguntar, responde-se com um catecismo claro ou com uma encíclica anterior (cansei de mandar neguim ler a Mystici Corporis pra entender LG16 **e parar de ficar procurando pedras de tropeço**).

A Fé cristã nos une um ao outro em Cristo, e as pequeninas áreas de sombra em que ainda não entendemos algo não podem ser o centro de nossa atenção quando temos conosco Aquele que é a Luz.

E, finalmente, estou ao lado do Papa como sempre estive.

One clap, two clap, three clap, forty?

By clapping more or less, you can signal to us which stories really stand out.