Pentecostes

O dia em que Deus nos deu Sua Igreja Una, Santa, Católica e Apostólica

Carlos Ramalhete
May 15, 2016 · 10 min read
E tudo se encaixou num todo coeso

Pentecostes é uma festa muito incompreendida.

A maior parte das pessoas hoje em dia atém-se ao que é acidental e se esquece do essencial, deixando assim de entender o verdadeiro sentido do que se comemora. É, de uma certa maneira, como se alguém visse um avião gigantesco aterrissando e prestasse atenção apenas à marca de freada deixada por ele quando seus pneus tocaram o solo pela primeira vez. É algo que faz parte do espetáculo geral da aterrissagem, sem dúvida, mas empalidece em comparação com todo o resto. Prestar atenção apenas àquela borracha queimada no chão e ignorar as centenas de pessoas que vieram do outro lado do planeta saindo de um aparelho que voa mesmo pesando toneladas é muito parecido com o que se faz ao tratar Pentecostes como uma festa “do fogo”, “das línguas”, do (horresco referens) “entusiasmo”, etc.

Pentecostes é muito mais que isso: Pentecostes é o dia em que Deus nos deu o Corpo Místico de Cristo e Sacramento Universal da Salvação, a Igreja.

No Antigo Testamento, era exatamente naquele dia — sete semanas após a Páscoa — que se comemorava a entrega da Lei de Moisés ao povo israelita, ocorrida sete semanas após a saída dos hebreus do Egito. No Novo Testamento, o sentido pleno do que as festas judaicas anunciavam manifestou-se de maneira claramente ligada ao que Deus havia dado aos judeus para que preparassem o mundo para a vinda do Cristo.

Na Páscoa judaica, comemorava-se a fuga do Egito, o êxodo pelo qual o povo hebreu foi libertado miraculosamente de uma escravidão material. Em seguida, sete semanas depois, comemorava-se a aliança perfeita da descendência carnal de Israel e de Deus, efetivada pela entrega da Lei divina.

Na Páscoa cristã, comemoramos a nossa libertação da escravidão do pecado e da morte pela morte e ressurreição de Nosso Senhor Jesus Cristo. Em seguida, sete semanas depois, comemoramos a aliança perfeita de toda a espécie humana e de Deus, que ocorre na Igreja.

O amor de Deus não é mais algo limitado à descendência de Israel segundo a carne: somos agora todos chamados à santidade, somos todos chamados a nos tornamos pelo Batismo filhos adotivos de Deus. Não há mais judeu nem grego: a Igreja é para todos; a Igreja é Católica, ou seja, Universal.

O Espírito Santo é o princípio de coerência da Igreja, como a alma o é do homem. A Igreja é a Igreja, é viva, é o Corpo Místico de Cristo, porque ela tem o Espírito Santo. É Ele que a anima (do latim animare, “dar alma”). Não se trata de uma coisa extra, a mais, como uma cafeína que deixa uma pessoa mais “animadinha”: não, o papel do Espírito Santo na Igreja é o mesmo da alma num ser humano: um ser humano sem a alma não é mais um ser humano. É um cadáver, decompondo-se rapidamente. Mesmo um pedaço cortado fora de um ser humano, por não estar mais animado, por não ter mais a coerência interna dada por ela ao resto do corpo, apodrece enquanto o homem de que ele foi cortado continua vivo. Sem o Espírito Santo, a Igreja não existiria. Do mesmo modo, como só há um único Espírito Santo, só há — só pode haver — uma única Igreja.

Na vinda do Espírito Santo em Pentecostes, assim, as “peças” deixadas por Nosso Senhor finalmente encaixaram-se. A Revelação divina que possibilitou aos Apóstolos e à própria Virgem Maria a perfeita compreensão do que antes era sabido, mas não plenamente entendido, foi a obra do Espírito Santo naquele dia e de lá em diante. Não se trata de um fenômeno passageiro, em que o Espírito fez alguns efeitos pirotécnicos impressionantes e depois saiu “soprando onde quisesse”, mas sim o momento em que a Igreja se fez Una, Santa e Católica. As línguas de fogo, a glossolalia, tudo isso são fenômenos perfeitamente laterais, como que as fagulhas que brilham momentaneamente quando se fecha um contato elétrico de alta-tensão. E, no caso da Igreja, é um contato que não deixa jamais de existir: Nosso Senhor nos mandou o seu Espírito — que é o Amor do Pai pelo Filho e do Filho pelo Pai — para que nós, que na Igreja nos tornamos filhos adotivos do mesmo Pai, possamos amar corretamente nosso Pai e por Ele sermos plena e perfeitamente amados.

É a versão perfeita, completa e eterna da obra já magnífica de Deus no Monte Sinai, quando ele deu aos israelitas a Lei que os separava dos povos pagãos ao redor. A Lei, a seu modo, foi a completude do próprio Êxodo. Sem este ela não seria possível, evidentemente; de que valeria uma Lei divina para um povo ainda escravizado? Mas, por outro lado, foi na Lei e pela Lei que o povo israelita pôde viver sua aliança com Deus Nosso Senhor durante todos os séculos, e foi na Lei e pela Lei que nasceu o próprio Salvador. A Lei, assim, completa a Páscoa judaica, ao dar ao povo israelita a sua aliança com Deus. Sem esta aliança na Lei, o povo israelita não seria ele mesmo; os hebreus teriam se dispersado, guardando talvez uma memória do êxodo, mas misturando-a com as falsas religiões pagãs do seu entorno. Sem a Lei, eles não teriam como corresponder ao amor imenso de Deus que os tirou do cativeiro egípcio.

Do mesmo modo, Pentecostes completa a Páscoa, sem a qual ele não seria possível. Foi o Sacrifício redentor de Nosso Senhor que tornou possível a existência da Igreja, mas foi em Pentecostes que a Igreja — onde e por onde vivemos a vida da graça em que esperamos a salvação — tornou-se realidade. Sem Pentecostes, não teríamos a Igreja, que está para a Nova Aliança como a Lei de Moisés estava para a antiga: ela é o local da aliança, ela é seu cerne. É na Igreja que podemos aceder à graça, e é apenas nela que podemos ser filhos de Deus. O que nos torna filhos de Deus — o Batismo único — é o mesmo que nos torna membros da Igreja única.

Com a vinda do Espírito Santo para animar (no sentido exposto acima: como a alma ao ser humano) a Igreja, tudo se encaixou. Os poderes dados por Nosso Senhor aos Apóstolos, Suas ordens e ensinamentos: tudo repentinamente tornou-se, para os membros da Igreja Una, Santa, Católica e Apostólica que naquele momento surgia sobrenaturalmente, um todo coeso: a Sã Doutrina, a prática sacramental, tudo se uniu naquela uma só coisa já figurada pela túnica inconsútil de Nosso Senhor. Cada frase, cada palavra dita por Nosso Senhor passou a fazer pleno sentido; um gigantesco quebra-cabeças subitamente encaixou-se até a última peça, mostrando-se uma imagem lindíssima, além dos maiores sonhos de qualquer um dos discípulos. O mundo ao redor passou a fazer sentido. A realidade natural e a realidade sobrenatural passaram a fazer sentido, o mesmo sentido que agora ainda podemos perceber na Igreja. É por esta ação do Espírito Santo — com início no tempo, mas sem fim, como a Encarnação do Verbo — que nós, ainda hoje, dois milênios depois, podemos perceber a realidade natural e sobrenatural e viver na graça divina. Como o próprio Senhor havia dito antes aos Apóstolos: “rogarei ao Pai, e Ele vos dará um outro Consolador, para que fique eternamente convosco, o Espírito de verdade, a quem o mundo não pode receber, porque não O vê, nem O conhece; mas vós O conhecereis, porque habitará convosco, e estará em vós. […] Naquele dia conhecereis que Eu estou em Meu Pai, e vós em Mim, e Eu em vós. […] [O] Espírito Santo, a quem o Pai enviará em Meu Nome, Ele vos ensinará todas as coisas e vos recordará tudo o que vos tenho dito” (Jo 14).

O dia de Pentecostes foi o dia em que se cumpriu esta palavra do Verbo de Deus Encarnado. Por vezes me pego a meditar sobre como deve ter se sentido Maria Santíssima ao receber novamente, no dia de Pentecostes, o seu diviníssimo Esposo, o Espírito Santo, e por Ele e n’Ele perceber de maneira ainda mais clara e completa todo o seu papel na Salvação dos homens. O amor divino que a ela — também chamada Nossa Senhora do Amor Divino — tomou naquele momento, abrindo-lhe os olhos perfeitamente para que — mesmo na perfeita humildade que a fizera, 33 anos antes, estranhar a saudação angélica — visse como já estava preparado no Céu o seu trono de Rainha dos Céus e da terra, para que entendesse que aquele punhado de galileus apavorados, em Jerusalém pela santa obediência às palavras do Senhor que haviam visto subir aos Céus, haveria de se tornar a enorme descendência espiritual de Abraão, a encher toda a terra e todo o Céu, finalmente aberto aos homens.

Pentecostes, assim, é o dia em que a Lei de Deus do Antigo Testamento — “a Lei e os Profetas”, ou seja, a Tradição oral e escrita dos israelitas — foi perfeitamente cumprida (Mt 5). Muito mais que apenas a mera palavra de Deus revelada, foi-nos dado o próprio Verbo de Deus revelador, e assim foi-nos dada a oportunidade de, pelo Espírito Santo, participarmos de Seu Corpo Místico, comungarmos da vida interior da Santíssima Trindade, repetindo de maneira menor e mais imperfeita o que se completou na nossa Rainha, a Mãe da Divina Graça. Da Revelação recebida e obedecida passamos à vida no próprio Cristo, de Cujo Corpo Místico — a Igreja Una, Santa, Católica e Apostólica — agora fazemos parte.

Aliás, é interessante percebermos como a Nova Aliança — ou Novo Testamento — aprofunda e cumpre perfeitamente a Antiga. Na Antiga Aliança, Israel respondia ao amor de Deus pela obediência à Sua Lei. A Lei divina era transmitida de geração em geração tanto pelos escritos mosaicos — o Pentateuco — como pela Tradição oral ininterrupta desde Moisés. É a esta que Nosso Senhor Se referiu ao dizer que os fariseus estavam “sentados na cátedra de Moisés”: não se tratava simplesmente de ter uma cópia dum texto, mas de ter a cátedra, o lugar privilegiado de ensino e interpretação nem um pouco individual da Lei. É uma relação bilateral, como qualquer aliança verdadeira: Deus ama e protege o povo israelita, e este obedece à sapientíssima Lei que Ele mesmo lhe deu.

Na Nova Aliança, todavia, a partir de Pentecostes — ocorrido no mesmo dia da entrega da Lei aos israelitas, repito! — a relação do homem e Deus é muitíssimo mais íntima. Nós não somos chamados apenas a crer e a fazer, ainda que também o sejamos. A Lei que nós temos não é uma série de regras, mas, muito antes, a vida dentro da Igreja. A vida como parte do Corpo Místico de Cristo, animado pelo Espírito Santo. Assim como a Santíssima Virgem Maria é ao mesmo tempo filha de Deus Pai, esposa de Deus Espírito Santo e mãe de Deus Filho, na Nova Aliança somos todos chamados a viver a vida interna de amor da Santíssima Trindade justamente pela vida na Igreja, que é a vida no Espírito Santo, que por Sua vez é o Amor do Pai pelo Filho — e pelos filhos — e do Filho pelo Pai — levando-nos, os filhos, conSigo. É ao estarmos pela graça do batismo no Corpo Místico de Cristo que nos tornamos filhos de Deus, e assim passamos a viver a profunda realidade mística deste Amor que é uma Pessoa: o Espírito Santo, que nos anima por sermos a Igreja, que nos assemelha ao Cristo de Cujo Corpo Místico somos membros.

É por isso que quando a Igreja passou a realmente existir plenamente, no dia de Pentecostes, a primeira reação dos Apóstolos foi a pregação. O amor à Verdade revelada na Igreja, o amor ao Verbo de Deus em Seu Corpo Místico, foi tão forte que o que eles diziam era ouvido e entendido perfeitamente por cada um como se fosse na sua própria língua. Notem que o principal não é o fato de os Apóstolos terem podido falar em línguas estrangeiras. Não; eles não o fizeram então. É a pregação que eles passaram a fazer, daquele momento em diante, que passou a ser a pregação da Igreja: a pregação católica, a pregação universal. A língua em que falavam não mudou; o que mudou foi a recepção do que era dito, que para cada pessoa ocorria em sua língua materna (At 2), no modo que lhe era mais adequado. Uma só Verdade, pois é um só Espírito e uma só Igreja, que cada pessoa percebia não como diferente do que percebia o irmão ao lado, mas como perfeitamente adequada a si mesmo, pois é assim a pregação da Igreja. Na Igreja Una, Santa, Católica e Apostólica, cujo início no tempo é em Pentecostes, a Verdade única é perfeitamente adequada a cada pessoa, não importando de que povo, de que nação, de que herança cultural ou étnica ela seja. Uma só verdade, pois Nosso Senhor Jesus Cristo é a Verdade única; um só caminho, pois Nosso Senhor Jesus Cristo é o Caminho único; uma só Vida, e Vida Eterna, pois Nosso Senhor Jesus Cristo é a própria Vida. E é Ele mesmo, o próprio Cristo, que tem como Corpo Místico a Igreja Una, Santa, Católica e Apostólica, de que somos membros no Espírito Santo. É, assim, apenas na Igreja Una que se pode dizer que Jesus Cristo é o Senhor, pois apenas ela é animada pelo Espírito Santo; dizê-lo fora da Igreja Católica é mentir, é afirmar em palavras um senhorio que se nega em atos pela recusa a tornar-se parte de Seu Corpo.

Ao comemorarmos Pentecostes, assim, não devemos nos ater aos “efeitos especiais” do fogo e da glossolalia, mas entender o que eles indicam, o que eles apontam: o início da Igreja, que é a Nova e Eterna Aliança; a transformação de um punhado de discípulos assustados, que guardavam sem entender as palavras e atos que presenciaram de Nosso Senhor, na Igreja magisterial e docente, que prega a Verdade única de maneira tão perfeita que cada pessoa a ouve como se fosse a própria mãe a falar; a presença de modo ainda mais completo e perfeito de Deus na terra com os homens, e dos homens no Céu com Deus, unidos permanentemente neste Amor infinito que é o Santo Espírito a animar o Corpo de Cristo, a Igreja.

A cada vez que rezamos um Pai-Nosso ou uma Ave-Maria; a cada vez que participamos da Santa Liturgia, a cada vez que ouvimos uma homilia; a cada vez que lemos os escritos dos Padres e Doutores; a cada vez que abrimos os Evangelhos (escritos, convém lembrar, muito depois de Pentecostes, já dentro da Igreja única e católica de que são filhos); a cada vez que rezamos o terço; a cada vez que damos comida a quem tem fome ou água a quem tem sede; a cada vez que visitamos os presos; a cada vez que pedimos a intercessão dos Santos ou nos consagramos à Virgem Mãe; a cada vez, finalmente, que percebemos o mundo ao nosso redor, toda a Criação, em seus componentes espirituais e materiais, naturais, sobrenaturais e preternaturais, pelo prisma esclarecedor e iluminador da Sã Doutrina, o que estamos fazendo é viver Pentecostes.

Louvado seja nosso Senhor Jesus Cristo.

Welcome to a place where words matter. On Medium, smart voices and original ideas take center stage - with no ads in sight. Watch
Follow all the topics you care about, and we’ll deliver the best stories for you to your homepage and inbox. Explore
Get unlimited access to the best stories on Medium — and support writers while you’re at it. Just $5/month. Upgrade