COSTURAR PARA AJUDAR

Carmen Eliane Arruda
Nov 2 · 3 min read

Minha mãe, a dona Sebastiana, ou irmã Sebastiana, como era chamada, criou cinco filhos trabalhando como costureira. Ela dizia que tinha aprendido fazendo roupas de boneca e a brincadeira virou ganha-pão.

Eu me lembro bem de que, como já riscava direto no tecido e cortava, ela ficava muito preocupada quando tinha que cortar um tecido mais caro ou quando uma cliente mais exigente encomendava uma roupa. Na maioria das vezes dava certo mas já deu errado algumas poucas vezes.

Acredito que, se naquela época, ela conhecesse algum curso de costura, pessoas que pudessem orientá-la, tirar dúvidas ou passar dicas, talvez o caminho que percorreu fosse menos difícil.

Hoje, através de um curso online de costura, qualquer pessoa tem a oportunidade de aprender a confeccionar roupas estudando em casa, acessando, do seu próprio computador, tablet ou smartphone, conteúdos como moldes, fotografias, tabelas de medidas, instruções em vídeos e muito mais.

Pode aproveitar momentos de folga e, apesar de não estar em uma sala de aula, também interagir com outros alunos e professores através de canais diversos.

Além de ser uma atividade prazerosa e promover o bem estar inerente à prática da arte, a costura pode ocupar a mente com coisas boas e, futuramente, se tornar uma fonte de renda para pessoas de todas as idades.

Existem aquelas pessoas especiais que também costuram apenas para ajudar outras. Assista ao vídeo!

Há muitas formas fazer a diferença na vida de outra pessoa.

“E havia em Jope uma discípula chamada Tabita, que traduzido se diz Dorcas. Esta estava cheia de boas obras e esmolas que fazia.
E aconteceu naqueles dias que, enfermando ela, morreu; e, tendo-a lavado, a depositaram num quarto alto.
E, como Lida era perto de Jope, ouvindo os discípulos que Pedro estava ali, lhe mandaram dois homens, rogando-lhe que não se demorasse em vir ter com eles.
E, levantando-se Pedro, foi com eles; e quando chegou o levaram ao quarto alto, e todas as viúvas o rodearam, chorando e mostrando as túnicas e roupas que Dorcas fizera quando estava com elas.
Mas Pedro, fazendo sair a todos, pôs-se de joelhos e orou: e, voltando-se para o corpo, disse: Tabita, levanta-te. E ela abriu os olhos, e, vendo a Pedro, assentou-se.
E ele, dando-lhe a mão, a levantou e, chamando os santos e as viúvas, apresentou-lha viva.
E foi isto notório por toda a Jope, e muitos creram no Senhor.”

Atos 9:36–42

Conheça alguns cursos que ensinam a arte da costura para quem não sabe absolutamente nada e também ajudam a aprimorar os conhecimentos de quem já sabe bastante!

Um abraço!

Carmen Eliane Arruda

Welcome to a place where words matter. On Medium, smart voices and original ideas take center stage - with no ads in sight. Watch
Follow all the topics you care about, and we’ll deliver the best stories for you to your homepage and inbox. Explore
Get unlimited access to the best stories on Medium — and support writers while you’re at it. Just $5/month. Upgrade