Gente que No — Damas Gratis e Fidel Nadal.

Carmen Liquor
Aug 23, 2017 · 1 min read

No início dessa página eu escrevi um pouco sobre Cumbia Villera argentina e meu ponto de vista sobre ela. O post explicando sobre esse estilo musical, você pode conferir aqui. Hoje venho falar sobre uma canção em específico, lançada em Junho deste ano.

Pelo fato de sempre estar rolando cumbias villeras no meu Spotify, me indicaram o single Gente que No, de Damas Gratis e Fidel Nadal. A música, na verdade é uma versão. A canção original é da banda Todos Tus Muertos, que por sinal, é liderada por Fidel Nadal, que se juntou aos Damas Gratis para essa versão de 2017.

A canção original é dos anos 80 e até tem elementos de cumbia, mas, me lembra muito mais um ska com influências de hip hop do que propriamente uma cumbia. A nova versão é 100% villera — possui todos os elementos típicos. A parceria encaixou e Gente que No parece ter nascido cumbia villera.

Nos anos 80 a canção foi um hino de resistência dos subúrbios argentinos. Ambas as versões são interessantes e combinam com suas épocas — onde as tendências sonoras mudam mas as necessidades continuam sendo as mesmas.

)

Written by

Top shelf. Basicamente sobre música. Resenhas de singles, EPs e álbuns. Biografias de bandas, cantoras e cantores. Um pouco de gossip pois ninguém é de ferro.

Welcome to a place where words matter. On Medium, smart voices and original ideas take center stage - with no ads in sight. Watch
Follow all the topics you care about, and we’ll deliver the best stories for you to your homepage and inbox. Explore
Get unlimited access to the best stories on Medium — and support writers while you’re at it. Just $5/month. Upgrade