João, o Maestro: um longa-metragem inspirador

Carmen Liquor
Jul 20, 2017 · 2 min read

Neste dia 19 de Julho, o CIEE do Itaim Bibi teve a honra de ser o primeiro local onde o filme João, o Maestro, com direção de Mauro Lima, foi mostrado ao público. O filme conta a trajetória de vida do maestro e pianista João Carlos Martins, que tem seu trabalho reconhecido mundialmente — principalmente em suas gravações das obras de Bach.

A arte de João Carlos Martins já é brilhante por si só, porém, ao descobrir sua história de vida e sua paixão pela música, sua obra parece ganhar ainda mais brilho. Ele é do tipo que não se entrega — e que transmite toda essa gana a cada interpretação ou regência. Eu que não entendo absolutamente nada de música clássica, fiquei tão impressionada que nesse exato momento estou ouvindo Bach. O filme é excelente, uma inspiração.

O maestro nasceu em São Paulo, em 1940. Logo cedo, incentivado pelos pais, mostrou-se um prodígio no piano — através de muito talento, mas também, muito treino. No auge de sua carreira internacional, sofre um acidente que o impede de tocar. À partir daí, João Carlos Martins (interpretado em três fases pelos atores Davi Campolongo, Rodrigo Pandolfo e Alexandre Nero) se reinventa a cada momento através de uma verdadeira paixão pela música.

O lançamento nacional está marcado para o dia 17 de Agosto e vale muito a pena conhecer a vida e a obra de um artista inspirador que com certeza é um dos heróis da música brasileira.

)

Carmen Liquor
Welcome to a place where words matter. On Medium, smart voices and original ideas take center stage - with no ads in sight. Watch
Follow all the topics you care about, and we’ll deliver the best stories for you to your homepage and inbox. Explore
Get unlimited access to the best stories on Medium — and support writers while you’re at it. Just $5/month. Upgrade