Tônus | Faixa a faixa: Tônus

Carne Doce
Sep 5, 2018 · 1 min read

Recalcada, letra é sobre inveja da juventude

A harmonia de “Tônus” estava pronta desde o final de 2016, início de 2017. Não exatamente naquele ritmo, mas aquela sequência de acordes é antiga. Salma até tinha uma primeira versão de letra e de melodia, que foi descartada.

A letra definitiva surgiu mas a canção permanecia um tanto chocha, quando tocada em voz e violão. Nos ensaios é que esse “sol e praia”, segundo João, surgiu. Talvez principalmente pela batera. É uma levada que, eu (Mac) acho, estava guardada na memória do Ricardo. Se parece com ritmos da Luziluzia, a banda que Ric e João têm com Rapha e Benke, do Boogarins.

É uma música sobre “envelhecimento e sobre perceber a juventude nos outros, à distância”, diz Salma. “Puxei pro lado da desilusão, um pouco de recalque e inveja da juventude, do viço, do vigor e da disposição”, diz.

Na mix, Braz, que comandou o processo, teve a esperteza de por um chorus no baixo, ali depois do primeiro refrão, efeito muito utilizado e que caracterizou grande parte da música pop dos anos 80, e que ajudou a dar a “Tônus” essa cara oitentista.

    Carne Doce

    Written by