Nove cafezinhos ao dia
Vou precisar de ajuda neste post, mais para engordar a teoria.
Explico-me.
Numa dessas conversas entre vizinhos de baia, bolamos uma teoria interessante, ainda sem fundamento, mas bem passível de se mostrar verdadeira (empiricamente): ambientes corporativos favorecem comportamentos obsessivos. Verdade ou mito?
Tomar nove cafezinhos ao dia. Sentir aquela coceira louca de ler todos os e-mails da sua caixa de entrada só para tirar aquele negrito chato de “não lido”. Fazer leitura dinâmica de e-mail (o que é o mesmo que não ler). Passar paninho com álcool na baia todos os dias antes de ligar o computador. Deixar o caderno alinhado com a agenda, ao lado do calendário, e ficar arrumando quando sai fora de lugar. Mexer na foto da família repetidas vezes para não deixá-la tortinha ou atrás daquele papel sobre algum curso que você imprimiu e não fez. Acumular papeis de rascunho. Acumular canetas que não funcionam. Acumular cartões de visita. Acumular folders de outras empresas.
E o pior — e o que torna essa teoria mais interessante — é que só fazemos isso no escritório. Nunca vi ninguém tomar nove cafés quando está em casa, no final de semana. São vários os comportamentos que podemos desenvolver só por trabalhar nas empresas. Afinal, por que raios fazemos essas coisas quando estamos trabalhando?
Uma teoria poderia ser comportamento de grupo. Todo mundo toma café para sair da baia, vou sair também. Todo mundo tá comprando o pão de mel que a colega vendeu, vou comprar também. E daí engorda 10 quilos em um ano. Outra poderia ser nosso subconsciente trabalhando. Por exemplo, se queria estar em casa, mexo na foto da família; se acumulo folders de outras empresas, é desejo de trocar de emprego; se sonho com urso, é maternidade; ops. Troquei de tema, desculpe. Superficialidades à parte, realmente esse tema me soa quase como um ensaio. Então, alguém?