Você está aqui.

Carolina Kia
3 min readApr 9, 2018

--

O mindfulness viajou continentes e vem ganhando atenção no mundo todo. Empresas como Google, IBM e Apple proporcionam práticas e existem diversos estudos sobre o tema e o impacto da meditação na vida de empreendedores e CEOs.

Poto: Vinicius Amano

Eu pratico mindfulness há alguns anos, mas só nos últimos oito meses, trabalhando como designer de negócios na weme, entendi o real benefício que a prática pode me proporcionar não só enquanto pessoa, mas também como designer. Isso porque o coração do design é a empatia: compreender as pessoas para então projetar algo relevante para elas.

Mas, todos nós temos uma tendência de classificar e rotular as pessoas, de forma automática e com base nas nossas expectativas e experiências de vida. Na medida em que você recebe um (1) estímulo — como por exemplo encontrar alguém — em frações de segundo, a sua mente o (2) interpreta com base nos seus valores, memórias, gostos e aversões. E então você (3) reage, automaticamente, com pensamentos e ações. Sendo assim, as reações têm muito mais a ver com a (2) interpretação do que com o (1) estímulo — e isso explica por que cada pessoa reage de uma forma completamente diferente perante a mesma situação.

Com a prática, o midfulness nos ajuda a compreender e direcionar essas interpretações e permite que a gente reflita e tenha um maior controle sobre esses pensamentos automáticos. Podemos então, realizar a empatia de forma mais genuína e sem julgamentos.

“Olhe para as outras pessoas e se pergunte se você realmente as está vendo, ou apenas vendo os seus pensamentos sobre elas.”

- Jon Kabat Zinn

Basicamente, mindfulness é sobre estar presente. Parece simples — mas o que significa estar presente? É estar aqui, agora, com atenção plena no que estamos fazendo, sem nos deixar levar por outras ansiedades e preocupações. Costumam dizer que o tempo é o nosso recurso mais escasso e precioso; na minha opinião, é a nossa atenção. O que vale reservar um tempo na agenda para um compromisso, mas não estar totalmente presente no momento em que ele acontece?

Diversos viajantes e escritores contam que, em algumas tribos da África, ao se encontrarem, duas pessoas ficam frente a frente, olhando-se nos olhos por alguns segundos. Então, uma delas diz: “Eu vejo você.”; e a outra responde: “Eu estou aqui.” Em outras palavras, eles querem dizer que “Enquanto você não me vê, eu não existo. Quando você me vê, eu passo a existir.”

E por onde começar?

Vai rolar aqui na weme um intensivão de mindfulness: 22 dias com práticas de 15 minutos, das 08h45 às 09h00. Se você sentir que está na hora de cuidar com mais carinho da sua mente, me mande um email em kia@weme.nu que eu te mando mais informações! ;)

Meu convite é que, com a prática do mindfulness, cada um de nós tente estar cada vez mais presente e com atenção, com menos pensamentos e julgamentos automáticos. Que cada um de nós comprometa-se em estar cada vez mais aqui e menos .

--

--