A sua carreira na Era da Humanidade

Neste Dia do Trabalho, o assunto não poderia ser outro. Se você ainda não percebeu, sua carreira, qualquer que ela seja, está em plena transformação. Neste texto explico o movimento que está em curso e a postura que você precisa adotar para alcançar o sucesso e a felicidade.

Há cerca de dois séculos e meio, a Era Industrial sucedeu a Agrícola e revolucionou a forma de se trabalhar e viver. Mais recente, a Era do Conhecimento tornou disponível uma avalanche de informações, a um toque do nosso dedo. Começou há pouco menos de 3 décadas e digitalizou, além do trabalho e da vida, a nossa forma de pensar.

Desde 2009, vivemos a Era da Humanidade, em que a chave chama-se Intuição. Você entende o que isso quer dizer?

Impulsionada pela Revolução Industrial, a razão sempre foi mais valorizada no mercado de trabalho e também nas escolas e universidades. Só que nos deparamos cada vez mais com o poder das Emoções Positivas e da Espiritualidade. Além da Inteligência Emocional, a Inteligência Espiritual (ou Quociente Espiritual) tornou-se também um diferencial.

Com tantas mudanças em tão pouco tempo, o modelo atual de trabalho, a economia, a política, a sociedade e a vida estão em colapso. O sistema político-econômico dispensa comentários, porque é exposto diariamente na mídia. O modelo de trabalho, por sua vez, apresenta muitas evidências de que precisa ser repensado. Todos os dias vejo e falo com pessoas insatisfeitas com seus trabalhos e desejosas de mudanças, mas assustadas com tantas possibilidades e presas ao medo e a crenças que precisam ser ressignificadas para assumir desafios.

Em meio a tudo isso, nunca se fez tão necessário o autoconhecimento e a espiritualidade para nos ajudar no alinhamento entre o Ser e o Fazer. Novas filosofias de vida, de trabalho, de consumo e de interação social estão surgindo. As pessoas tem promovido trocas de produtos, serviços, habilidades e conhecimento de forma colaborativa e mais sustentável, usando a tecnologia a seu favor e mudando o modelo atual de sociedade materialista e consumista. Junto nascem novos conceitos de vida, felicidade e sucesso, que substituem o velho paradigma de apenas TER e acumular para SER e usufruir. A economia compartilhada ou colaborativa já é uma realidade e nela está uma grande solução para o futuro do trabalho. Alinhada a esta ideia, eu por exemplo, sou parceira da Spontaneum, onde investimos de forma compartilhada, colaboramos e nos apoiamos mutuamente.

Eu vejo que estes são somente alguns exemplos de uma realidade existente que aponta para um futuro mais sustentável. Como em todo processo de mudanças, há grandes desafios pela frente, mas é um caminho sem volta e um passo fundamental para a construção de um mundo melhor.

Minha dica para você?

Esteja aberto e flexível às transformações que estas mudanças trazem para o nosso SER e seja bem-vind@ à Era da Humanidade.