{Resumão} Minha viagem à Austrália

Carolina Novaes
Aug 23, 2017 · 7 min read
Fotografia Carolina Novaes via Como le Gusta DECOR

Escolhi a terra do canguru para dar início ao meu período sabático, pois queria estudar inglês em algum lugar que não fosse tão frio. Então, sobraram três países que preencheram esses quesitos: Malta, África do Sul e Austrália.

Após fazer algumas pesquisas, descartei Malta pois a língua oficial não é o inglês. Agora imagina a cena, uma libriana que precisa optar por um lugar para dar inicio a sua jornada? Dificil, não é mesmo? Mas no fim escolhi a Austrália por causa da proximidade do meu próximo destino (Tailândia).

Apesar de ter ficado quase 3 meses na Austrália, conheci poucos lugares pois queria me concentrar nos meus estudos e economizar uma grana. Portanto, só conheci Byron Bay, Gold Coast, Katoomba e Sydney. Eu sei que existem outros lugares maravilhosos como Cairns, Outback (o deserto, não o bar, rss), Fraser Island e dentre outros mas o custo de deslocamento e de vida é tão caro que deixei pra uma próxima oportunidade.

Byron Bay

Fotografia Carolina Novaes via Como le Gusta DECOR

Eu sou suspeita para falar de Byron Bay pois escolhi a dedo a cidade pra fazer o meu intercâmbio de inglês.

BB (para os mais íntimos) é uma cidadizinha de apenas 30 mil habitantes com as praias mais lindas de toda a Austrália. Um fato interessante (ao menos para mim) é que ela foi fundada por hippies nos anos 70 e até hoje se mantêm essa atmosfera. #TãoMinhaCara

Ela é calma e baladeira ao mesmo tempo pois se você quiser ir lá só pra relaxar, você pode, mas se quiser um pouco festa tem badalados restaurantes, bares e boates.

Como em qualquer outra cidade pequena, BB tem uma rua principal com várias lojas de roupas, restaurantes, sorveterias, etc. E por falar em comida, aqui há opções para vários gostos e bolsos, como por exemplos, pizza, comida mexicana, lanches, etc.

Fotografia por Carolina Novaes

As ruas de BB são asfaltadas e iluminadas, porém, longe do centro existem lugares sem iluminação. Então, se você pretende ir para lá leve uma lanterna, hein?!? #ficadica1

Perto do mercado Whoolis, toda manhã de quinta-feira tem feira de produtos orgânicos e todo sábado à noite há feira de artesanato e comida boa e barata.

Fotografia por Carolina Novaes

A praia de BB é linda e, em geral, a água é morna mas não se engane… traga um casaquinho pois lá venta demais. #ficadica2

Fotografia por Carolina Novaes

Ah, e por falar em tempo… ao menos na época que estive em BB (Novembro — Janeiro), chove “por dimais da cônta”! Então, é bom levar um guarda-chuva e um casaco de chuva também. #ficadica3

Quantos dias ficar em Byron Bay?

Hum, pergunta um pouco dificil de se responder porque depende do que você quer fazer… Por exemplo, se você quiser apenas conhecer os pontos turísticos sugiro 2 dias, mas se você quiser aproveitar a praia pra pegar uma corzinha ou surfar acrescente mais dias.

Ah, e lá tem várias agências de turismo que oferecem outros passeios: barco, caiaque, pular de paraquedas, etc.

E o que tem de bão pra fazer?

Cidade: ahh, ela é tão fofa! Então, aproveite para se perder pelas ruas de BB e descobrir os seus encantos.

Praias: existem várias! A minha favorita é a Tallow beach pois ela é praticamente deserta. ❤

Farol: aproveite para ver a cidade e as praias do ponto mais oeste de BB.

Feiras: ixi, lá tem várias, viu?! Pra começar, toda quinta-feira pela manhã os comerciantes vendem produtos orgânicos — o preço é um pouquinho acima do valor do supermercado mas compensa. Além dessa, todo sábado pro final da tarde tem outra de comida e artesanato. E por fim, uma vez por mês, no domingo, tem uma BIG feira também de comida e artesanato.

Castelo de cristal: aproveite pra ser perder nos cristais enormes espalhados pelo jardim. Sugiro que chegue cedo e aproveite para passar o dia lá.

Gold Coast

É uma cidade litorânea conhecida mundialmente como o paraíso dos surfistas. Ela possui toda a comodidade de uma metropole grande aliada às belas praias do estado Nova Gales do Sul.

Como ela é relativamente perto de Byron Bay, eu e minhas amigas japonesas da minha escola fomos pra lá para passar alguns dias e ver a queima de fogos do reveillon.

Posso ser sincera com você? Eu gostei mas nem tanto… Não sei se é porque eu estava cansada ou porque já havia conhecido uma das belas praias australianas (Byron Bay) ou simplesmente porque gosto de cidades menores, sei lá… Só sei que preferiria ter ficado em BB e economizado uma graninha.

Mas enfim, tudo isso é gosto pessoal minha gente! Se você está por perto de Gold Coast, não custa (quase) nada dar um pulo e tirar as suas próprias conclusões, ok?!

Quantos dias ficar em Gold Coast?

Sugiro o mesmo que BB: 2 dias se quiser apenas “conhecer” os pontos turísticos.

E o que tem de bão pra fazer?

Praias e Parques

Santuário de animais silvestres: aproveite para segurar um Koala, passar a mão (no bom sentido, hein?! Rs) em um canguru no Currumbim e dentre outros bichos.

Skypoint: o meu highlight foi ver a cidade inteirinha do topo do prédio. Por isso, eu recomendo que você reserve algumas horinhas do seu dia para conferir essa vista.

Katoomba

Fotografia Carolina Novaes via Como le Gusta DECOR

É uma das cidades próximas para ver o patrimônio mundial de Blue Mountains. Como ela é bem “pertinho” de Sydney dá pra pegar o trem que liga as duas cidades e desfrutar das maravilhosas paisagens.

Quantos dias ficar em Katoomba?

Sugiro no mínimo 3 dias.

E o que tem de bão pra fazer?

  • Se perca nessa pequena e encantadora cidade;
  • Conheça as cachoreiras Wentworth Falls, a falésia de arenito Three Sisters e explore as profundezas da caverna Jenolan Caves;
  • Faça as trilhas as trilhas Kanangra a Katoomba ou Six Foot até Katoomba.

Sydney

Fotografia Carolina Novaes via Como le Gusta DECOR

Imaginava que Sydney era linda mas não criei muita expectativa já que não curto muito cidade grande. Mas sinceramente?! Eu amei tudo! Sério, não é papo de blogueira tentando vender o peixe não… eu simplesmente me APAIXONEI por SYDNEY.

Quantos dias ficar em Sydney?

Sugiro no mínimo 5 dias pra conhecer bem e com calma…

E o que tem de bão pra fazer?

Opera House: não dá pra falar em Sydney e não pensar na Opera House, não é mesmo?!

Jardim Botânico: na Opera House?! Então, aproveite e dê um pulo pra conhecer esse jardim que fica do ladino da “casa” mais famosa de Sydney.

Chinatow: adorei passear por esse bairro ainda mais perto da hora do almoço já que a comida de lá é deliciosa e barata.

Jardim Chinês: aproveite para tomar um café ou um chá enquanto contempla esse lindo jardim.

Bairro Rocks: fora a Opera House, desvendar cada pedacinho desse bairro para mim foi o melhor da minha viagem.

Sydney Tower eye: aproveite para ver a vista panoramica da cidade…

Circular Quay: confira as dicas da Mari do Ideias na Mala e se apaixone por esse lugar! ❤

Curiosidades

Quando eu escolhi Austrália para fazer o meu intercâmbio fiquei (bem) preocupada com o sotaque de lá, mas não se preocupe você vai conseguir entender o que eles falam.

As tomadas de energia tem um botão de liga e desliga.

Como Austrália foi colônia britânica, não se esqueça que os carros andam na direção “errada” (ops, quer dizer na mão inglesa). Eu sei que falando assim parece ser fácil, mas pra evitar acidentes, faça igual à mim: olhe pros dois lados da rua, hein?! ;-)

Trânsito: chegando à conclusão de que os australianos gostam de botões, viu!? Digo isso porque até no semáforo tem botãozinho.
Então, em cada cruzamento, você deve chegar lá, apertar o bendito e esperar, esperar e esperar. Sério, o negócio é super demorado e quando abre nem fique pensando na morte da bezerra porque logo que abre, o sinal fecha para os pedestres (risos).
Em compensação na faixa de pedestre, você mal pisa e o carro já está parando…

Comércio: fecha cedo. Sério, imagina uma cidade turística como Katoomba que as lojas fecham às 17h?!

Bares, restaurantes e afins: Em geral, você vai até o caixa, faz o pedido e espera que o garçom traz a comida. Ah, e não precisa pagar gorjeta…
Eles não ligam muito se você der uma nota de 50 pra pagar um cafezinho mas eles ficam super impacientes se você demorar pra pegar e guardar a carteira.
Você pode beber água de graça até mesmo nas baladas.
E por falar em água, segundo os locais, você pode beber água da tonteira em qualquer lugar da Austrália.

Animais: bem, vou me restringir apenas em cães porque lá tem tanto tipo de animal que posso ficar até amanhã falando sobre isso.
Ah, os cachorros… Eles são bem educados e não vi nenhum animal sem dono. Quem me dera que no Brasil também fosse assim, não é mesmo?

Vende-se vinho nos cinemas, mas não é permitido beber em espaços públicos.

Gostou das dicas?! E você, já esteve por lá?! Compartilhe comigo as suas dicas…

Beijocas,

)
Welcome to a place where words matter. On Medium, smart voices and original ideas take center stage - with no ads in sight. Watch
Follow all the topics you care about, and we’ll deliver the best stories for you to your homepage and inbox. Explore
Get unlimited access to the best stories on Medium — and support writers while you’re at it. Just $5/month. Upgrade