Segurança, liberdade ou privacidade!


Apesar de ser de humanas, infelizmente não vendo minha arte, trabalho com segurança da informação há 5 anos. Desde sempre eu e meu parceiro, irmão, possixional da área Leandro Mercurio entramos em momentos atemporais na discussão acerca da tal privacidade das nossas informações, o resultado é sempre o mesmo, ela simplesmente NON ECZISTE.

A troca é simples, você abastece um conglomerado de servidores e storages com palavras e em troca, tem a sensação de ser notado e torna-se assim, importante.

Recentemente o google disponibilizou um painel intuitivo para você identificar todas as informações da privacidade de sua conta, já tinha conhecimento das possibilidades de verificação desse painel no passado, mas decidi fuçar um pouco mais e vi que agora temos uma função especifica do OK GOOGLE, mecanismo pouco utilizado, porém, extremamente funcional para monitoramento e controle das “MASSAS ALIENADAS” (faltou minha entonação marxista, tinha que ter)

Meu histórico desde janeiro estava lá, algumas transcrições simples (o som do carro, discussões sobre fifa 14 e 15) e alguns testes de busca em cima dessa função.

Obviamente, decidi desabilitar, mesmo sabendo que isso não colabora muito, mas achei curioso o texto de aviso para inibir a função.

Ué, se sou usuário de uma ferramenta a qual adquiri com meu suado e servil dinheirinho, por que raios ainda corro o risco de ter coletado e armazenado meu áudio de forma anonima?

É evidente, todos sabem que qualquer ferramenta oferecida pelas gigantes da tecnologia, tem como principal objetivo, o mapeamento de todas as “necessidades” de seus usuários, ou seja, os diálogos mantidos com aquele amigo imaginário que você cria, ou, DEUS para alguns, estão compartilhados com um algoritmo inteligente programado por uma pessoa e que sera armazenado e utilizado para anúncios.

Vale a reflexão, enquanto você dialoga, questiona, fica feliz, triste, se apaixona, tem ódio e todas as possibilidades que nossa mente oferece, Ó-T-I-M-O.

Esse amigo é muito, mas muito confiável, sua privacidade é garantida!

Mas o monitoramento em video e áudio estava previsto no acordo?

Não gostaria de ter uma câmera vigiando meu quarto, muito menos um microfone ativo, mas a realidade atual é que posso até desabilita-los, mas continuaremos sendo logados, quer queira, quer não.