A Maldição Andrigo e o desempenho dos atletas no Cartola FC

Cartoleiros
3 min readJul 4, 2016

--

Antes de escalar os times do Site Cartoleiros, é muito comum eu acessar os portais de notícias e informações dos clubes nas redes sociais. Somado a isso, analisar dados estatísticos sobre gols sofridos e marcados pelas equipes, além dos scouts individuais dos jogadores no Cartola FC também fazem parte desse planejamento. Afinal, as famosas dicas são acessadas por milhares de cartoleiros espalhados pelos quatro cantos do país que visitam o site antes de escalar seus times ou simplesmente por gostarem da leitura.

Para quem não conhece, a Maldição Andrigo foi um conceito que utilizei quando o jogador do Internacional Andrigo Araújo mandou uma indireta aos cartoleiros que haviam reclamado sobre sua pontuação no fantasy game do Campeonato Brasileiro, dizendo em suas redes sociais: eu jogo pelos 3 pontos do Inter e não pelo Cartola. Após o comentário totalmente infeliz por parte do jogador, a maior pontuação que ele alcançou foi de 7,20 pts na 9ª rodada do Brasileirão. Além disso, ficou no banco nas últimas 3 rodadas. Ele removeu a publicação das redes sociais há poucos dias.

Outro caso interessante foi o do jogador Frickson Erazo. Em seu instagram, ele publicou uma foto com seu companheiro de clube, Cazares, mostrando o dedo do meio e mandando um sonoro “foda-se” ao Cartola FC após a baixa pontuação alcançada no fantasy. Muitos cartoleiros me falaram: ah, mas o Cazares na rodada seguinte mitou com 27 pts. E é verdade, mas não no caso de Erazo, que foi o responsável pela publicação que também já foi apagada não faz muito tempo.

Nem o perfil oficial do Cruzeiro no Twitter tá livre da Maldição Andrigo. Após um seguidor pedir para que eles segurassem o placar de 2x1 por conta do seu time no Cartola FC ter alguns jogadores da equipe mineira, vem a reposta: aqui não tem ninguém preocupado com cartola, jovem! Pouco mais de 10 minutos depois, o Vitória empata o jogo, fazendo com que o Cruzeiro chegasse a 15 pontos em 13 jogos, amargando a 14ª posição com riscos de voltar à zona de rebaixamento da Série A.

Tem também o caso do jogador Rafael Sobis, do Cruzeiro. Ele teve a infelicidade de publicar na descrição do perfil de seu Instagram a seguinte frase…

Não preciso dizer que o jogador modificou a descrição do seu perfil, né?

A questão aqui não é se existe ou não maldição. É o fato de que esses jogadores provavelmente não usam o Cartola FC como base para melhorar seus próprios desempenhos. O Footstats é uma das melhores aplicações que existem para analisar esses dados. É usada por jornalistas esportivos o tempo inteiro como base para seus argumentos. No caso do Cartola FC, os scouts mostram desde quantidade de gols marcados até número de roubadas de bola e passes errados. Sinceramente, se eu fosse um jogador de futebol que estivesse com um desempenho medíocre dentro de campo, eu dedicaria algumas horas do meu dia para dar uma olhadinha nessas informações.

Para finalizar, gostaria de dizer que a Maldição Andrigo serve para aprendermos uma lição muito importante: não sejamos arrogantes. Agora nós sabemos o que acontece com aqueles que falam mais do que deveriam.

--

--