programação suspensa no ar ✺ semana 3

Como imaginar novos gestos?

Casa do Povo
Programação suspensa no ar
3 min readMar 31, 2020

--

para essa semana 3 de quarentena, em meio a tantas dúvidas, resolvemos suspender as tentativas da Casa do Povo de propor respostas. por isso, no lugar de um informe semanal, replicamos aqui as perguntas formuladas pelo filósofo e sociólogo Bruno Latour, na esperança que boas perguntas possam nos ajudar a encontrar outras perguntas ou respostas adequadas.

em ensaio publicado originalmente no jornal digital francófono AOC e agilmente traduzido ao português por Déborah Danowski e Eduardo Viveiros de Castro, Latour faz um chamado reflexivo e propõe que respondamos um breve questionário sobre os gestos que seriam capazes de barrar a produção pré-crise e abrir espaço a um outro tipo de dinâmica social. a depender das respostas, podemos imaginar um texto coletivo, feito a partir de diferentes vozes e perspectivas do material colhido.

sinta-se à vontade para compartilhar suas reflexões, pelos diversos canais de comunicação da Casa do Povo: (e-mail info@casadopovo.org.br)
(whatsapp 11 998164778) (mensagem direta no facebook ou instagram)
(formulário online) ou deixe um comentário no final desta publicação.

Aproveitemos a suspensão forçada da maior parte das atividades [econômicas, sociais, políticas, religiosas, etc.] para fazer um inventário daquelas que gostaríamos que não fossem retomadas e daquelas que, pelo contrário, gostaríamos que fossem ampliadas. Responda às seguintes perguntas, primeiro individualmente e depois coletivamente:

1ª pergunta: Quais as atividades agora suspensas que você gostaria de que não fossem retomadas?

2ª pergunta: Descreva por que essa atividade lhe parece prejudicial / supérflua / perigosa / sem sentido e de que forma o seu desaparecimento / suspensão / substituição tornaria outras atividades que você prefere mais fáceis / pertinentes. (Faça um parágrafo separado para cada uma das respostas listadas na pergunta 1).

3ª pergunta: Que medidas você sugere para facilitar a transição para outras atividades daqueles trabalhadores /empregados / agentes / empresários que não poderão mais continuar nas atividades que você está suprimindo?

4ª pergunta: Quais as atividades agora suspensas que você gostaria que fossem ampliadas / retomadas ou mesmo criadas a partir do zero?

5ª pergunta: Descreva por que essa atividade lhe parece positiva e como ela torna outras atividades que você prefere mais fáceis / harmoniosas / pertinentes e ajuda a combater aquelas que você considera desfavoráveis. (Faça um parágrafo separado para cada uma das respostas listadas na pergunta 4).

6ª pergunta: Que medidas você sugere para ajudar os trabalhadores / empregados / agentes / empresários a adquirir as capacidades / meios / receitas / instrumentos para retomar / desenvolver / criar esta atividade?

Leia o texto completo aqui

--

--

Casa do Povo
Programação suspensa no ar

A Casa do Povo é um centro cultural que revisita e reinventa as noções de cultura, comunidade e memória. www.casadopovo.org.br