programação suspensa no ar ✺ semana 4

Recalculando a rota

Casa do Povo
Programação suspensa no ar
3 min readApr 10, 2020

--

Foto: Acervo ICIB / Casa do Povo

sem deixar de fazer o que fazíamos, abrimos espaço para o que ainda podemos fazer. em busca de saber como atuar no presente, olhamos para os arquivos da Casa do Povo e algumas respostas sobre o futuro nos chegaram em fotos antigas. se o mote da Casa do Povo sempre foi lembrar é agir, de repente, a situação de exceção entortou também a frase e para agir foi preciso, antes, lembrar.

nesta foto de 1944, militantes que viriam a construir a Casa do Povo, fazem um mutirão para o envio de roupas, remédios e insumos aos exilados da segunda guerra mundial. em ídiche, se lê na faixa da frente “oficina dos alfaiates do comitê do povo, sp brasil”.

pensando nosso arquivo como bússola, recalculamos a rota e redesenhamos diferentes frentes de atuação que caminham juntas:

distribuir

a Casa do Povo como centro de distribuição de insumos necessários

  • 70 cadeiras da Casa do Povo foram emprestadas ao hospital de campanha do Estádio do Pacaembú, para a sala de descanso dos médicos montada pela Galleria Continua
  • nosso espaço tornou-se um dos pontos de arrecadação de alimentos para os povos indígenas do sudeste, e para as mulheres, trabalhadoras do sexo, que atuam na região da Luz

arrecadar

a Casa do Povo como pólo de arrecadação e repasse de verba

  • com Instituto Criar, Teatro de Contêiner e Ocupação Mauá, lançamos um crowdfunding para arrecadar recursos e redistribui-los em iniciativas da Luz, Campos Elíseos e do Bom Retiro, região onde encontra-se a Casa do Povo. assim fortalecemos uma rede de parceiros que já atuam no bairro. as primeiras iniciativas ajudadas serão a ONG Mulheres da Luz, É de Lei e Coletivo Tem Sentimento.

produzir

a Casa do Povo como centro de produção

juntar

a Casa do Povo como centro de voluntariado

cadastre-se para ajudar como voluntário nas iniciativas voltadas para o Bom Retiro.

essa semana começou pessach, a páscoa judaica. de geração em geração, conta-se da saída do egito e do fim da escravidão e, de geração em geração, a história é atualizada em diálogo com o tempo presente. o intuito é entender quais são as entraves à liberdade hoje. lembrar é então uma forma de olhar para o presente.

--

--

Casa do Povo
Programação suspensa no ar

A Casa do Povo é um centro cultural que revisita e reinventa as noções de cultura, comunidade e memória. www.casadopovo.org.br