Como empreender na carreira de financial planner?

Casa dos Bancários
3 min readJun 11, 2018

--

Quem pretende seguir a carreira de financial planner não precisa, necessariamente, atuar dentro de uma grande instituição. Muitos planejadores financeiros optam por abrir o seu próprio negócio em nichos ligados à tecnologia, inovação, assessoria e consultoria especializada.

Neste artigo, vamos explicar quais são as oportunidades de empreendedorismo ligadas ao setor. Ficou interessado? Então continue lendo!

Quais são as oportunidades de mercado para financial planners?

Há uma série de oportunidades no mercado financeiro para quem deseja empreender. E existem uma série de empresas que estão aí para provar essa realidade. De fintechs à portais de conteúdo, existe uma alta demanda que profissionais capacitados podem atender.

Confira abaixo algumas dessas oportunidades:

Fintechs

O mercado de fintechs tem crescido exponencialmente no Brasil e no mundo. Os bancos e corretoras de valores digitais são um excelente exemplo disso.

Porém, há espaço para diversas atuações, tais como: aplicativos de controle financeiro, ferramentas de pagamento, seguradoras, transferência de recursos, entre outros.

Assessoria especializada em investimentos

A assessoria especializada em investimentos auxilia o investidor nas suas aplicações financeiras, planejamento, orçamento privado e planos de previdência privada.

Além de oferecer os melhores produtos financeiros de acordo com o perfil do cliente, a assessoria também é responsável por identificar as melhores oportunidades do mercado.

No Rio Grande do Sul, um bom exemplo de assessoria especializada em investimentos é a Bull Capital, vinculada à Mirae Asset. A empresa está localizada em Porto Alegre, a capital gaúcha.

Consultoria

O consultor pode atuar de diversas formas e atender tanto pessoas físicas como pessoas jurídicas. Além de auxiliar nos investimentos, o consultor também poderá trabalhar com planejamento sucessório, gerenciamento de dívidas, blindagem patrimonial, entre outros serviços.

Produção de conteúdo

Outro nicho que pode ser explorado é a produção de conteúdo especializado. Muitos profissionais optam por criar um portal de conteúdo com o objetivo de informar e educar a população sobre economias domésticas, investimentos, entre outros assuntos.

O que o mercado exige para quem quer empreender?

Para se tornar um financial planner, é necessário muito preparo e experiência. Entenda:

Experiência comprovada

O mercado exige pelo menos um ano de experiência supervisionada ou três anos de experiência não supervisionada. Essa exigência — além de ensino superior completo — é um pré-requisito para realizar a prova de CFP®, um diferencial importante para quem quer atuar no mercado financeiro.

Certificação CFP®

Conforme mencionado acima, a certificação CFP® é uma das mais importantes no mercado financeiro — embora não seja obrigatória. Ela habilita o profissional a realizar um planejamento especializado para a gestão financeira e patrimonial de pessoas físicas e pessoas jurídicas.

Existe uma série de instituições que oferecem cursos voltados para a certificação CFP®. A Casa dos Bancários, por exemplo, oferece aulas especialmente voltadas para o exame de Financial Planner. A carga horária é de 105h e conta ainda com 21h de mini-provas e mais 21h de simulados. As aulas são conduzidas por Rafael Toro, há 10 anos com certificação CFP®, ANACORD e PQO. Além de oferecer uma plataforma online de exercícios, a empresa ainda oferece um seguro aprovação.

Gostou do nosso artigo? Então siga nossa página no LinkedIn e acompanhe todas as nossas dicas e novidades!

--

--

Casa dos Bancários

Banking, economia e finanças. Empresa especialista em certificações bancárias.