Qual a diferença entre os bancos e as corretoras de valores?

Casa dos Bancários
2 min readApr 4, 2018

--

Entenda como cada operadora atua no mercado financeiro.

As corretoras — tal como os bancos — também são órgãos operadores do sistema financeiro nacional, porém são fiscalizadas pela CVM e não pelo BACEN. Além de ser a única instituição na qual o investidor possa aplicar em bolsa de valores, a corretora pode distribuir fundos de investimentos e produtos de renda fixa de todas as instituições financeiras — como os CDBs.

Isso quer dizer que o investidor não precisa ter uma conta no banco para poder aplicar seu dinheiro com ele. O cliente tem acesso a diversos investimentos e não fica restrito a uma única instituição financeira.

Em outras palavras, podemos afirmar que elas são o “centro” de todas as empresas do mercado financeiro: elas reúnem todos os bancos e investimentos e podem negociar qualquer produto — como clubes, renda fixa, renda variável, entre outros.

Hoje, estima-se que cerca de 5% do dinheiro é trabalhado pelas corretoras — capital que deve dobrar em até cinco anos. Esse dado reflete a rápida expansão e confiabilidade do setor no mercado financeiro.

É importante ressaltar porém, que embora a corretora seja uma excelente opção para investimentos, ela não oferece uma série de produtos e serviços que o banco oferece. No banco, é possível efetuar o pagamento de contas, tomar crédito, realizar financiamentos, entre outras alternativas que a corretora não está habilitada a oferecer para o cliente.

Quer saber mais 😊? Acesse blog.acasadosbancarios.com.br

--

--

Casa dos Bancários

Banking, economia e finanças. Empresa especialista em certificações bancárias.