Relacionamentos fundados pela tecnologia

Há alguns anos atrás, a ideia de encontrar sua alma gêmea através de um serviço tecnológico era simplesmente motivo de piada.

Ser o cara que fica se cadastrando em sites de relacionamentos era como assinar um atestado de fracasso social em suas relações com os demais indivíduos da espécie.

Nada como o tempo para mudar e quebrar paradigmas e apresentar-nos um mundo totalmente desconhecido que já estava ali, porém oculto diante de nossa ótica limitada pela obliteração causada por vendas construídas com crenças limitantes.

Mudando paradigmas

No começo do terceiro milênio, ter uma conta no orkut e ficar trocando scraps e discutindo em comunidades online era basicamente “coisa de nerd”, mas os tempos mudaram e a tecnologia começou a fazer cada vez mais parte de nosso cotidiano.

Por volta de 2009, já com o Facebook despontando como a rede social favorita da grande maioria, passou a ser comum compartilhar momentos e pensamentos através de atualizações no perfil pessoal e a adição de fotos em álbuns virtuais.

Com a popularização do Smartphone e da internet móvel a preços acessíveis e com velocidade razoável através de redes 3G, o celular tornou cada um de nós um usuário em potencial. Hoje em dia podemos mandar uma mensagem para toda nossa lista de contatos no Whatsapp e certamente a grande maioria terá respondido até o final do dia.

Online é o novo descolado.

E onde entram os relacionamentos nessa equação?

Relacionamentos amorosos e a tecnologia

O Tinder simplesmente revolucionou o mercado de relacionamentos amorosos iniciados através de um primeiro contato online.

A simplicidade de apenas arrastar para a esquerda ou a direita e esperar pelos matches (quando duas pessoas dão um “like” na outra e esse evento passa a ser recíproco) conquistou milhões de usuários.

Conversando com amigos, acabei descobrindo que na realidade quase todos os meus amigos solteiros já haviam utilizado o Tinder para conseguir encontros.

Isso se deve a diversos motivos, e entre eles está a facilidade de utilizar o aplicativo e encontrar pessoas interessantes aliada à simplicidade de enviar mensagens de texto.

Mesmo os mais tímidos podem usufruir dessa tecnologia e utilizar aplicativos como o Tinder para conseguir encontros com mulheres interessantes. Inclusive existem materiais de sedução, como o Jogo do Texto, que se propõe a ensinar um passo a passo de como proceder para conquistar uma mulher através de mensagens de texto.

Chegando até esse ponto, não podemos deixar de agradecer. Afinal, depois de tanta evolução tecnológica, sempre é prazeroso ver como os avanços proporcionados pela ciência moderna trazem ferramentas que facilitam verdadeiramente a vida do Homem moderno.

Existem efeitos colaterais, claro, como o de tarados online que perturbam a comunidade de determinados aplicativos. Mas a despeito dessas adversidades, que são devidamente combatidas com trabalho manual e o avanço no desenvolvimento de algorítimos baseados em tecnologias de inteligência artificial, esses adventos são simplesmente maravilhosos.