Afinal de contas, qual é o melhor? Dribbble ou Behance?

Cassia Tofano

Tire essa dúvida cruel da sua cabeça e escolha onde publicar seus trabalhos.

Você já deve ter se questionado em qual das duas plataformas, Dribbble ou Behance, deve ser o mais indicado para postar seus trabalhos, afinal de contas, como designer você precisa ter um portfólio ativo e com bastante conteúdo, porque sem isso é praticamente impossível conseguir algum trabalho na área. No mundo ideal, o mais indicado é você ter o seu site com a sua identidade e de preferência feito por você, mas claro que isso é difícil de acontecer porque dependemos de saber desenvolver ou de ter dinheiro para pagar alguém para fazer (que não é barato).

Por isso normalmente optamos por utilizar plataformas gratuitas para postar nossos trabalhos, o Behance e Dribbble se tornaram as duas principais ferramentas que os designers utilizam para publicar suas artes, além da vantagem de não precisar pagar, nós temos a possibilidade de compartilhar, seguir, comentar, salvar e muitas outras coisas.

Nesse artigo vou fazer um comparativo dos dois e dizer qual ganha no final. Mas é claro que é você quem escolhe qual é a melhor plataforma para seu trabalho, eu só dou a dica.

Comparação página inicial — Behance e Dribbble

1. Postando um trabalho:

No Behance você tem um trabalho bem maior para fazer a publicação, você precisa fazer uma montagem detalhando e explicando seu trabalho, não é simplesmente jogar uma imagem e ir embora, tem que trabalhar elas e deixar o conteúdo muito bem organizado para quem for olhar entender todo o conceito que você pensou. Antes de fazer a publicação, ainda tem que ser preenchido um bocado de formulários dizendo quais ferramentas usou, em quais categorias seu trabalho melhor se encaixa, quem participou, etc;

No Dribbble é bem mais fácil, aqui você simplesmente joga a imagem, coloca título, descrição e pronto! Sim, só isso, talvez você precise fazer uma montagem para deixar seu trabalho com um destaque maior, mas isso é detalhe.

Ganhador: Dribbble!
Por que? Por mais que seja ideal você detalhar seu trabalho, isso requer um tempo que talvez você não tenha. Por isso acho mais indicado ter um Dribbble com 10 imagens de trabalhos diferentes do que 1 Behance com 1 trabalho postado bem detalhado. Você ainda pode montar um pequeno texto + o link do projeto na descrição da publicação.

Avaliação ou Like

2. Likes ou avaliação?

Mais vale uma avaliação na mão do que dois likes voando! OK, adaptação besta de um ditado velho, mas vai fazer sentido quando eu explicar. No Dribbble é muito fácil ganhar likes, seu primeiro shot sempre ganha mais que 40 likes e alguns seguidores, pois os dribbblers são muito receptivos mas talvez não sejam muito sinceros. Um like deles pode representar um: Seu trabalho tá bonito, seu trabalho é bacana, gostei das cores, sombra maneira…enfim, são pontos legais da imagem que você compartilhou mas não significa que gostaram do seu trabalho inteiro. Já no Behance, quando você ganha uma avaliação significa que a pessoa viu tooooda a sua publicação foi lá no final e gostou. É mais dificil ganhar a atenção do pessoal do Behance, são pessoas mais exigentes e por isso dão mais valor a arte que você postou.

Ganhador: Behance!
Por que? Porque, por mais trabalhoso que seja, no final das contas a atenção que você ganha no trabalho postado no Behance é mais satisfatório.

3. Trabalhos, money, freelas…

Este é um ponto importante, afinal de contas você tem todo o trabalho de montar a publicação e não é só por prazer, o que você realmente quer é oportunidades de trabalho! Neste quesito eu vou dar minha própria experiência. No Behance eu só tive 2 contatos de trabalho (ambas para fazer freela), já no Dribbble eu tive 13 contatos, alguns para trabalho mas a grande maioria para freelas, o número dos dois são poucos levando em conta que eu não me dedico tanto a procurar emprego e freela por eles, quando preciso procuro em outros sites como LinkedIn e Facebook. Porém você tem uma noção de qual é o melhor e mais rentável e um outro ponto legal do Dribbble é que a maior parte dos contatos foram de fora do país.

Ganhador: Dribbble
Por que? No Dribbble existem muitos perfis criados apenas para caçar um profissional, por isso é mais fácil conseguir um trabalho por ele.

Veredito final:

Eu amo as duas ferramentas e inclusive tenho perfil nos dois, mas meu voto final vai para o Dribbble!

É uma comunidade que está crescendo muito e você consegue manter seu perfil atualizado mais facilmente já que não depende de muitos passos para fazer acontecer.

Existem muitas outras vantagens e desvantagens das duas ferramentas, mas levantei os 3 principais para tornar o seu perfil bom, ativo e rentável. Como falei lá no início, quem vai escolher é você mas espero que eu tenha te ajudado a se decidir.


Tenho 2 invites pro Dribbble!

Quer fazer parte da comunidade para designers que mais cresce no mundo?! Então coloque nos comentários o seu perfil (Dribbble ou Behance) que vou escolher os dois melhores.


Aproveita e me segue:
Dribbble | Instragram | Behance | LinkedIn

Welcome to a place where words matter. On Medium, smart voices and original ideas take center stage - with no ads in sight. Watch
Follow all the topics you care about, and we’ll deliver the best stories for you to your homepage and inbox. Explore
Get unlimited access to the best stories on Medium — and support writers while you’re at it. Just $5/month. Upgrade