Como superei um grande medo e ajudei um coworking a crescer 230%, em apenas um mês?

Nothing can stop the man with the right mental attitude from achieving his goal; nothing on earth can help the man with the wrong mental attitude.
- Thomas Jefferson

Uma grande euforia toma conta de mim nesse momento.

Hoje é um dia MUITO especial! Diria que a maior conquista que tivemos até hoje com o Deskovery! Ou que eu tive, empreendendo no mercado de coworking.

Só tem um detalhe: não foi o Deskovery que teve esse crescimento (ainda).

Foram nossas clientes, Ana Zanela e Cris Zanela, fundadoras d'A Estação Espaço Compartilhado, localizado em Indaiatuba, SP.

No final do ano passado, eu e meu sócio decidimos mudar o posicionamento do Deskovery, apostando num nicho do mercado em que atuamos, uma plataforma para pesquisar e reservar salas de reunião, em todo o país, via desktop e mobile.

Apesar da confiança nesse novo modelo, eu sentia que ainda poderia fazer mais para ajudar os espaços de coworking a prosperarem.

Afinal, eu já estive a frente de uma empresa desse ramo e sei quanto é difícil fazer esse negócio dar certo.

Com isso matutando na minha cabeça, decidi apostar em algo que já deveria ter feito há muito tempo: consultoria de gestão de espaços de coworking.

Mas sabe porquê eu demorei tanto pra fazer isso?

Medo. Puro e simplesmente, medo.

Só que esse medo tem um nome: é a síndrome do impostor, que é quando você é muito bom no que faz, mas nunca se acha bom o suficiente. Ou pior ainda: se acha uma fraude.

Pra superar isso, precisava de gente que acreditasse no projeto. Afinal, de que adianta uma consultoria sem a dedicação e capacidade de execução de quem está por trás do negócio?

E eu não queria apenas resultados, queria que fossem resultados expressivos.

Para isso, precisava das pessoas certas.

A Estação não foi uma empresa escolhida ao acaso. Minha relação com a Ana e a Cris é de longa data, praticamente desde o nascimento do espaço de coworking delas.

Descobrir e conhecer novos espaços é praticamente uma obsessão e foi assim que as conheci.

Como elas sempre apoiaram tudo o que fiz em relação ao coworking, seja no Deskovery, nos eventos que organizei e até o crowdfunding que fizemos no ano passado, propus esse desafio a elas, deixando bem claro desde o início que seria um aprendizado para ambos os lados.

Mesmo já tendo ajudado vários de espaços de coworking pelo país, seria a primeira vez que faria um trabalho organizado e estruturado, 100% focado em resultados.

Conversamos no final de 2016 e elas toparam na hora. Afinal, elas não estavam satisfeitas com o desempenho de seu negócio e só tinham a ganhar.

No fundo, acredito que nenhum de nós sabia no que isso iria dar.

Começamos a consultoria no dia 20 de janeiro. Até aqui, fizemos três reuniões via Skype, além de várias mensagens trocadas por e-mail e Whatsapp.

A última foi hoje de manhã.

Não existe sensação melhor do abrir o Skype, e se deparar com pessoas com os olhos brilhando, um belo sorriso no rosto e uma gratidão enorme. Tudo isso, por conta de um trabalho feito com muita paixão, cuidado e dedicação, de ambas as partes.

E depois da reunião, analisando os resultados de nosso trabalho, percebi que em apenas um mês, com o mercado em crise e um monte de gente preocupada com o futuro do país, elas atingiram uma marca incrível: um crescimento de mais de 230% no lucro da empresa.

Você leu certo. Um lucro 2,3 vezes maior!

Sabe porquê estou compartilhando isso?

Primeiro, e mais importante: porque a Ana e a Cris, além de abraçarem a causa, estão fazendo seu negócio crescer de forma excepcional. Eu não tenho dúvidas que até abril, elas vão extrapolar boa parte das metas que definimos no início do projeto. Até porque apenas uma delas já está em 125%!

Segundo, porque superei um grande medo, que me ajudou a ganhar mais autoconfiança e a finalmente internalizar a crença do que as pessoas vivem falando sobre mim por aí: que sou O CARA do coworking!

Por fim, para agradecer a todas as pessoas que têm me ajudado nessa difícil jornada que é empreender e, ao mesmo tempo, perseguir esse grande sonho.

P.S.: Nas próximas semanas, anunciaremos diversas novidades no Deskovery. Sigam a gente no Facebook e fiquem ligados!

P.S. 2: Se você é dono de um espaço de coworking e precisa de ajuda, entre em contato comigo aqui.

Cadu de Castro Alves

Written by

CTO at https://blastmkt.com

Welcome to a place where words matter. On Medium, smart voices and original ideas take center stage - with no ads in sight. Watch
Follow all the topics you care about, and we’ll deliver the best stories for you to your homepage and inbox. Explore
Get unlimited access to the best stories on Medium — and support writers while you’re at it. Just $5/month. Upgrade