Cebolinha e a Jornada do Herói

Você já imaginou uma aula de narrativa e roteiro com o Cebolinha? Pois é exatamente isso que ele faz ao dar uma aula sobre a Jornada do Herói em sua mais recente revista.

O Capitão Feio ganhou sua graphic novel, como já falamos por aqui, e isso deve ter trazido inveja a seus lacaios que se amotinam e exigem um maior protagonismo nas histórias. É com esse argumento que Cebolinha, o maior autor de planos infalíveis do mundo é trazido para ajudar nos planos dos sujinhos.

Criando personalidade e histórias de fundo para cada um dos personagens, e adicionando algumas motivações, Cebolinha começa a ensinar passo a passo a Jornada do Herói.

A Jornada do Herói, ou Monomito, é a conceituação dada à uma estrutura de narrativa cíclica extraída a partir de diversos mitos das mais diversas culturas humanas e tem no antropólogo Joseph Campbell sua mais conhecida expressão. O monomito, no livro O Herói de Mil Faces, com estrutura baseada nos conceitos da psicologia dinâmica e do estruturalismo, foi dividido em três grandes atos — Partida, Iniciação e Retorno — que contam a trajetória de desenvolvimento de um mito.

Largamente utilizada na literatura mundial, a Jornada do Herói também foi trazida para a cultura pop e teve seu grande momento com Star Wars, e na relação estabelecida entre George Lucas e o próprio Joseph Campbell. Desde então, cada vez mais estudado e reinterpretado, o monomito ganhou uma versão mais instrumentalizada para roteiros no livro A Jornada do Escritor, de Christopher Vogler e com base nessa versão que Cebolinha traz o conteúdo para sua revistinha.

Passando por todos 12 estágios propostos por Vogler, Cebolinha cria uma divertida história cujo objetivo é conseguir o almejado objeto de desejo e força, Sansão, o coelhinho da Mônica. Com uma história lúdica e divertida o roteirista Carlos Estefan conseguiu trazer um ótimo conteúdo para o infantil público alvo da revista. Mais uma grande notícia para os amantes da nona arte.

Passe na banca mais próxima e garanta a sua edição!