Image for post
Image for post

Como trainee e agora gerente de gestão de pessoas e estratégia na diretoria de Operações da CATI Jr., tenho realizado várias atividades sobre comunicação interna e de metodologia de gestão de empresas num curto período de 2 meses como colaborador da EJ (Empresa Júnior). Nesse post, tenho a intenção de compartilhar alguns pontos que obtive conhecimento nessa parte.

Dentro da comunidade que o MEJ — Movimento Empresa Júnior — criou nos últimos anos, notei que a maioria das palestras e workshops apresentados estão relacionados a vivência empresarial, no qual se baseia em possuir uma boa gestão e comunicação dentro da empresa para conseguir realizar suas metas propostas no começo de cada ciclo, mas nem todas as empresas conseguem incutir isso na sua cultura empresarial. Contudo, com indicações de membros antigos da minha EJ e de bastante pesquisas, uma vertente que achei muito importante tanto para empresas ou até mesmo na vida pessoal é ter objetivos e metas sólidas e compreender o caminho para atingi-las, utilizando uma metodologia de gestão: OKR. …


Image for post
Image for post

Conceito de clima organizacional

A fim de entendermos a importância da Pesquisa de Clima Organizacional (PCO) precisamos primeiro entender o que é o clima organizacional.

O clima organizacional pode ser definido, de forma superficial, como característica do ambiente da organização que afeta a motivação do funcionário.

O clima organizacional de uma empresa afeta diretamente na produtividade e engajamento da equipe, sendo até, em alguns casos, fator determinante para um pedido de desligamento. Por isso muitas empresas aplicam a Pesquisa de Clima Organizacional (PCO), mas do que ela se trata e qual a maneira ideal de aplicá-la?

Como o próprio nome diz o intuito é avaliar o clima da empresa ou equipe, portanto é uma ferramenta importante em prol da gestão de pessoas, ajudando a compreender as dificuldades dos membros, de forma a gerar um diagnóstico para que os gestores planejem medidas para corrigi-las. …


Como a CATI jr. se reinventou para realizar um processo seletivo 100% remoto

Image for post
Image for post

Dentro do funcionamento da empresa júnior, temos uma grande rotatividade de membros entre trocas anuais de gestão. Por essa razão, o processo seletivo costuma ocorrer pelo menos uma vez ao ano de maneira presencial. Entretanto, durante o ano de 2020 tivemos um novo cenário com o cancelamento das aulas presenciais logo no início do período letivo.

A necessidade de novos membros era evidente pela demanda dos projetos e dos clientes, teve-se então por consenso a adoção do processo seletivo online. Para isso, a Diretoria de Operações, na CATI responsável pela pasta de Gestão de Pessoas, passou por uma capacitação do tema que foi ministrado por uma grande empresa do ramo de tecnologia — isso foi essencial para todo o desenvolvimento e orientação da comissão de avaliação. …


Image for post
Image for post

Imagine a seguinte situação: você mora em uma república com cerca de 10 pessoas, em que todos pagam aluguel, têm tarefas, compram coisas para a casa, e consequentemente recebem multas e descontos, além de que todos têm de se manter informados sobre avisos e informações úteis e entre outras coisas.

Falando assim, parece impossível manter o controle financeiro da república e sua boa convivência. Tendo somente uma lousa ou ferramentas básicas como o Excel e grupos nas redes sociais, esse serviço pode ficar muito cansativo e desgastante, o que pode dificultar a clareza e o desenvolvimento de estudos e trabalhos.

Foi pensando nesses problemas que tivemos a ideia de facilitar a vida estudantil e criamos o iRep: um sistema desenvolvido com foco total na organização geral da sua república. …


“UX” não é apenas deixar os seus serviços e projetos bonitos, mas sim providenciar a melhor e mais completa experiência para o usuário.

Image for post
Image for post

“Hoje esse termo é terrivelmente mal utilizado. Ele é usado por pessoas para dizer “Eu sou um User Experience Designer, eu faço websites” ou “Eu faço aplicativos”. Eles não têm nem ideia do que estão fazendo, e acham que a experiência é somente aquele dispositivo, website, aplicativo ou sabe quem lá o que!!! Não, é tudo! É a forma com que você sente o mundo, é a forma que você experiencia a sua vida, é a forma que você experiencia um serviço, ou… sim… um aplicativo ou um sistema de computador. Mas é um sistema. É tudo! Entenderam?” …


Revolucionando a maneira de chamar a atenção dos seus potenciais clientes e colhendo resultados

Um texto de: Túlio Campos.

Image for post
Image for post
Fonte: https://postcron.com/pt/blog/marketing-de-conteudo-7-ferramentas-top-pra-voce-fazer-tudo-melhor/

De acordo com um estudo recente feito pelo Content Marketing Institute, o marketing de conteúdo está cada vez mais popular, já tendo sido adotado por mais de 35% das empresas norte americanas. Dessas empresas, 42% publicam conteúdo toda semana, e 55% planejam aumentar os seus esforços na área no próximo ano. No entanto, de acordo com a Altimeter, empresa de pesquisa e análise de Marketing Digital, 70 por cento dessas empresas não possuem uma estratégia consistente de conteúdo.

Apesar da calorosa aceitação no mundo dos negócios, parece que nem todo comerciante ou empresário entende completamente como o Marketing de Conteúdo funciona. Caso contrário, eles seriam consistentes e capazes de integrar uma estratégia de conteúdo como parte das suas atividades de marketing. …


Um texto de Victor Tavares

Image for post
Image for post

Você está sentado em seu sofá confortável e tranquilo quando decide que precisa de um tênis de corrida novo. Então abre o computador, escolhe o modelo e com poucos cliques você fez um pedido que será entregue na porta da sua casa praticamente quando quiser.

É incrível, não? Tão cômodo que chega a parecer mentira. Mas não é! A crescente presença do e-commerce nos mercados está tornando essa prática cada vez mais comum e, se você é um empreendedor, mas seu negócio ainda não está online, eu tenho uma má notícia…

O mundo mudou, isso é fato! Os carros que dirigem sozinhos já estão sendo testados, a famosa “internet das coisas” já te dá o controle total da sua casa na palma da mão, e o comércio… Bem, o comércio acompanhou essa evolução transformando totalmente a experiência do cliente. De um simples caminhar no meio de prateleiras fixas e sem muita interatividade, para uma imersão completamente diferente, com foco em 3 grandes princípios: conectividade, simplicidade e individualidade. …


Encontro aconteceu em Itu na última semana (14 a 17 de setembro)

Image for post
Image for post

“O amanhã já é ontem”
-EPEJ17

Entre os dias 14 a 17 de Setembro, aconteceu em Itu (SP) o Encontro Paulista de Empresas Juniores (EPEJ), organizado pela Federação das Empresas Juniores do Estado de São Paulo (FEJESP) onde reuniu cerca de 800 participantes e abordou como tema principal o tempo.

Esta edição teve como objetivo despertar o senso de urgência no Movimento Empresa Júnior (MEJ), gerando muita ação e conexão para a rede. “O amanhã já é ontem”, tema da 23º EPEJ e do maior evento do MEJ Paulista, enfatizou a necessidade das Empresas Juniores (EJ’s) estarem buscando seus resultados e metas, além de proporcionar diversas práticas a fim de auxiliar os congressistas a desenvolverem as skills necessárias para alcançar seus objetivos. …


Image for post
Image for post

“O ato de criar algo com muito cuidado e amor, isso transmite algo”
- Steve Jobs.

E foi assim que começou o último evento da Apple em 2017 no novo Steve Jobs Theater, situado no Apple Park, novo campus da empresa. Com uma frase que passou exatamente o sentimento do que a ‘Gigante de Cupertino’ traria no dia de hoje (12/09).

Com uma breve homenagem a aquele que nomeia o auditório, o evento de anúncio dos novos iPhones 8, 8 plus e X, o Apple Watch com suporte a rede celular e a nova Apple TV 4K, começou diante de muita expectativa decorrente da edição de 10 anos do smartphone da empresa. …


Um texto de Guilherme Servidoni

Image for post
Image for post

Pense rápido: uma multinacional, uma empresa brasileira de abrangência nacional, e uma startup que está crescendo. Você consegue apontar um denominador comum? Posso apostar que todas as empresas que você pensou têm um site, pode abrir uma nova aba no navegador e pesquisar. Aqui vai uma regra geral: toda empresa em crescimento, se já não tem um site, está em vias de adquirir um. Isso se deve por inúmeras razões, e aqui vão só algumas: um site transmite confiança aos clientes da empresa, expõe a marca em questão no mundo digital, e aproxima a empresa dos consumidores por meio da quebra da barreira geográfica. …

About

CATI Jr.

Transformando ideias em inovação!

Get the Medium app

A button that says 'Download on the App Store', and if clicked it will lead you to the iOS App store
A button that says 'Get it on, Google Play', and if clicked it will lead you to the Google Play store