A História do Movimento Empresa Júnior

O Movimento Empresa Júnior hoje é visto como uma experiência muito valiosa nas graduações, especialmente no Brasil, porém, poucas pessoas sabem como tudo começou. E você? Tem ideia de como tudo começou?

Um texto de Bruna Zamith e Pedro Apolloni.

Em 1967, os alunos da Escola Superior de Ciências Econômicas e Comerciais (ESSEC — L’École Supérieure des Sciences Economiques et Commerciales) sentiam que não estavam atualizados em relação às ferramentas e metodologias usadas no mercado por não possuírem prática e contato real com o mercado.

Com intuito de cobrir essa deficiência, foi fundada a Junior ESSEC Conseil, formada por estudantes engajados e interessados em criar soluções, com base nos seus conhecimentos acadêmicos, para clientes reais. Assim, foi criada a primeira Empresa Júnior (EJ) do mundo, uma associação civil sem fins lucrativos cujo objetivo principal é desenvolver habilidades práticas de mercado nos seus membros, exclusivamente graduandos, e oferecer soluções de qualidade e a um preço acessível. Em pouco tempo, a ideia se espalhou por toda a França, atingiu outros cursos como Engenharia, e administração e até mesmo outros países.

Mapa de densidade de EJs no mundo, quanto mais escuro, maior a densidade. Fonte: JADE Belgium

No Brasil:

Com o crescimento da confiança e do sucesso das Empresas Juniores em outros países, em 1988, foram fundadas as primeiras EJs brasileiras: EJFGV, Poli Júnior e UFBA Jr. Juntamente com a chegada das EJs ao Brasil, também foram sendo criadas as confederações como: a brasileira (Brasil Junior), a asiática, a norte-americana e a europeia, assim constitui-se o Movimento Empresa Júnior (MEJ) ao redor do mundo.

Desde então, o MEJ preocupou-se em disseminar e incentivar o empreendedorismo, buscando formar jovens comprometidos e capazes de transformar o mundo.

Faturamento das EJs brasileiras em Reais até 2014. Fonte: Mercado Popular

A CATI Jr.:

Alguns anos depois da criação das primeiras Empresas Juniores brasileiras, tal conceito atingiu também a Universidade Federal de São Carlos. Em 1993, a Consultoria e Aplicações em Tecnologia de Informação e engenharia (CATI Jr.) foi fundada por estudantes engajados com o empreendedorismo e com o apoio de docentes que também acreditavam que esse novo conceito emergente seria de grande importância para a sociedade. A CATI Jr. é uma das mais antigas EJs do Brasil e continua com o comprometimento de formar jovens líderes e impactar a sociedade com atitudes empreendedoras.

Foto com os membros da gestão de 2016 — Foto retirada da página da CATI Jr. no Facebook.


Gostaria de conhecer mais sobre o MEJ?
Acesse:
https://www.brasiljunior.org.br/conheca-o-mej e saiba mais sobre sua história, missão e valores!

CATI Jr — Transformando ideias em inovação!
Acesse:
www.catijr.com.br e conheça mais sobre a EJ de computação da UFSCar!