Maneiríssimas duplas brasileiras da atualidade #3

Conceito Visual / Direção de Arte: Leo Lage (Aro33) | Fotografia: Gabriel Not / Martin Cardoso (Oroboro Estúdio)

Donna Duo

Assim como no texto anterior — que foi sobre Anavitória — , esse aqui é sobre uma dupla de mulheres. Porém, Donna Duo é do Sul do Brasil, composto por Dani Zan no violão, Naíra Debértolis no baixo e ambas nos vocais.

Sua descrição no Facebook fala que são “ Duas mulheres, duas vozes, duas cidades e muita música dentro desta simetria”. Porto Alegre e Curitiba são as cidades das integrantes. O que explica o toque de milonga nas suas canções, que se combina com o samba genuinamente brasileiro e uma batida pop, resultando num som identitário das artistas.

Elas lançaram, em 2015, um álbum homônimo da dupla, financiado por um projeto no Catarse. O disco conta com 12 faixas, das quais considero que as mais puxadas para o samba e MPB são as que a dupla consegue mostrar melhor sua qualidade, como em Amor Gramatical e Isabella.

Em Amor Gramatical, melodia e letra se combinam como a própria sintonia da dupla.

“Vou te buscar em casa, vou bater na sua porta /No sentindo literal / Botar juízo em tuas frases, pontos, virgulas e crases / Um amor gramatical”.

Notas bem colocadas na métrica fizeram com que eu quisesse ficar repetindo os versos mentalmente após ouvir essa faixa.

Isabella, tem a melodia mais gostosinha de se ouvir do disco, acompanhada de uma letra sobre querer desistir do amor de Isabella, mas acabar fazendo tudo por ela: “E por ela eu bebo, / Por ela eu canto / Por ela eu danço tango / Empino uma pipa com nome Isabella / Na sacada dela pra fazer pirar”.

No entanto, isso não significa que falta qualidade quando elas pendem pra outros estilos. Inclusive, Previsível também ganha destaque na minha observação, tendo como base uma milonga.

A dupla também tem histórico de premiações e competições: Vencedoras na categoria Música Nacional do FEMUP — Festival de Música e Poesia de Paranavaí (PR) 2013 e 2014, Concurso Making Waves Music da Volvo Ocean Race 2015 e Festival de Clipes e Bandas 2016. Além de serem finalistas do reality show Breakout Brasil 2014 (Canal Sony), do do Passaporte Brazilian Day San Diego 2015 e do Webfestvalda 2016.