Meu framework favorito para relatório de insights

Existem várias metodologias para um relatório de insights, onde o foco principal é apresentar uma solução. Há algum tempo eu sempre utilizo um site recomendado por um ex colega, o Felipe Iris (❤), em que é possível escolher o tipo de framework que você pode utilizar. No Strategy Deck algumas metodologias pertecem às grandes agências, outras foram adaptadas de livros ou pessoas, mas cada um pode usar um modelo como base e criar o seu. Eu, por exemplo, gosto muito da pirâmide abaixo.

Eu sempre coloco o cenário antes.

No entanto, sempre gosto de apresentar um cenário antes do insight, porque no storytelling ele pode fazer mais sentido.

Em 2016 estava trabalhando como Social CRM de uma marca de farinhas muito popular entre a classe C. Entre as minhas funções estava o monitoramento da marca e, além do relatório padrão, eu enxerguei um público em potencial no monitoramento.

Antes de apresentar o insight para a marca dialogar melhor com este público, eu falei como o cenário de crise no Brasil tinha contribuído para o crescimento deste novo consumidor, que acabou virando empresário por necessidade e estava usando a popularidade da marca como marketing próprio, afim de alavancar suas vendas.

Então o relatório foi apresentado assim:

1) Cenário atual de crise

2) Insight do monitoramento que explicava como isto fazia sentido dentro deste cenário

3) Target Consumer para explicar quem era este consumidor

3) Necessidades principais deste consumidor

4) Occasion virou um slide de dicas de como a marca poderia se apropriar do tema

5) Conclusão e mais insights

Meus outros favoritos estão abaixo, mas sempre dou misturada. O Planning Cycle é muito bom quando você tem uma boa ideia, mas não sabe de onde partir. O Benefit Ladder é bem parecido com a pirâmide e até um pouco mais simples, porém o foco é manipular emoções do consumidor — um assunto que abordarei em breve porque foi o conceito base de outro projeto meu, a Zeroponto54.

Favorita aí: strategydeck.com
Show your support

Clapping shows how much you appreciated C de Conteúdo’s story.