Um template completo (e um passo a passo de como ativá-lo) para você começar a fazer curadoria de conhecimento no Notion

Marcelo Vieira
8 min readJan 23, 2023

--

Photo by Zayn Shah on Unsplash — Biblioteca George Peabody, Baltimore

Este texto faz parte da coletânea Um método para fazer curadoria de conhecimento — que inclui um template gratuito para o Notion e um guia completo de como utilizá-lo. Não estou fazendo propaganda paga sobre a ferramenta. Minha intenção é apenas compartilhar como a utilizo em minhas práticas.

O Notion é uma ferramenta que desperta sensações conflitantes: na mesma medida que a ferramenta causa fascinação em quem a conhece, também existe uma barreira grande ao uso. O conceito do "você tem uma página em branco e infinitas possibilidades de estruturação da informação" acaba bloqueando muitas pessoas, ao invés de impulsioná-las ao uso. Foi assim comigo, então tenho empatia por quem sobre esse bloqueio.

Depois que consegui atravessar a curva de aprendizagem da ferramenta, tive benefícios tão significativos que comecei a pensar em formas de apoiar outras pessoas que também estivessem em busca de soluções para cuidar de seus conhecimentos.

A solução que encontrei foi transformar a configuração que uso no Notion em um template que possa ser replicado (e ajustado livremente por quem o utilizar).

E, junto com o template, criei também um passo a passo (com imagens das telas) para auxiliar na sua configuração. O passo a passo conta ainda com uma sugestão de uso.

Sessões deste texto:

  • Como ativar o template no Notion
  • Como configurar o template
  • Como eu processo conteúdos com o template
  • Extensão do Notion para o Google Chrome e aplicativo para celular (Iphone)

Como ativar o template no Notion

Duplicando o template de curadoria de conhecimento no Notion
  • Se você ainda não tiver uma conta no Notion, será preciso criar uma para seguir. Se já tiver conta, basta acessá-la e esta página aparecerá copiada e completamente editável para você começar a usar!
  • Agora você pode editar os títulos, apagar esse passo a passo… enfim, a cópia da página agora é sua.

Como configurar o template

Para começar uma curadoria nova, basta rolar a página que você acabou de duplicar até o fim do tutorial e procurar o mural chamado “Base de Curadorias”. No canto superior direito tem um botão azul [New]. Basta clicar nele. O print abaixo ilustra qual parte da página estou me referindo:

Clique no botão azul [New] para criar uma nova curadoria de conhecimento no template

Ao clicar em [New], uma página nova vai se abrir, com alguns campos para você preencher:

Nova página de curadoria de conhecimento (ainda sem formatação)

Rolando essa página, você encontrará um link chamado: “Template de página de curadoria” (o print abaixo destaca esse link):

O link para configurar automaticamente a página da curadoria com o template

Clicando nele, a página se reconfigura em algumas sessões: Conteúdos, Faíscas, Observações e Entregas:

A página se configura automaticamente ao clicar no link do template

Explico abaixo o significado de cada sessão — e como sugiro o uso:

  • Conteúdos é o espaço que vai armazenar todos os conhecimentos que você colecionar ao longo da sua curadoria. O quadro está estruturado de forma que seja possível mover os cartões de conteúdo entre colunas (colecionando, processando e feito). Por padrão, qualquer conteúdo é criado na coluna “Colecionando”. Eu uso da seguinte forma: todo conteúdo que acredito fazer sentido para a pesquisa vai para “Colecionando”. Quando começo a consumir um conteúdo colecionado, movo ele para “Processando”. E, depois de consumido, movo o conteúdo para “Feito”. Os títulos são autoexplicativos. 😊
  • Faíscas são qualquer insight, descoberta, pensamento, fragmento de informação, dúvida, dado, e por aí vai, que encontro pelo caminho enquanto estou processando um conteúdo. Como eu uso: enquanto estou consumindo um conteúdo, uso as faíscas para criar anotações rápidas que facilitem e organizem o meu processamento.
  • Observações é um espaço coringa, em que coloco, por exemplo, rascunhos de possíveis entregas que pretendo ofertar a partir da curadoria.
  • Entregas é onde guardo os links dos produtos finais das curadorias — como por exemplo um texto, uma apresentação ou um vídeo.

Toda essa estrutura é personalizável. Conforme você se sentir mais à vontade com a ferramenta, perceberá que pode ajustar propriedades, títulos, tamanhos, cores, e inclusive o próprio template que gera cada nova página.

Voltando ao topo da página, existem alguns campos pra você nomear:

Campos a serem editados no topo da página da curadoria de conhecimento
  • Untitled: Aqui é onde você escreve o nome que quer dar para sua curadoria
  • Tags: Você pode escrever quantas e quais tags quiser para categorizar sua pesquisa. As tags ajudam em buscas futuras, mas não é obrigatório preenchê-las logo no início
  • Criado por: Aqui você pode marcar seu nome, ou de outras pessoas que estejam contribuindo com você na curadoria (talvez você precise convidar outras pessoas para a sua página para que seus nomes apareçam aqui neste campo. Para adicioná-las, basta clicar em [Share] no menu superior direito, e convidar as pessoas com seus e-mails.

É possível ainda adicionar um ícone e uma imagem de fundo à sua página. No computador, os botões para realizar estas formatações estão logo acima do título da página (Add icon e Add cover):

Adicionando um ícone e imagem de fundo a uma página do template de curadoria de conhecimento

Na imagem abaixo tem um exemplo preenchido (perceba como adicionar um ícone e imagem de fundo dão outra cara para a página!):

Uma página do template de curadoria de conhecimento configurada com imagem de fundo e ícone

Como eu processo conteúdos com o template

Para organizar seus conteúdos no Notion de uma forma prática — e aproveitando as extensões e apps — sugiro editar no template o nome da base de dados em que você vai colecionar os conteúdos de cada curadoria que fizer. O padrão do template é sempre nomear a base de dados das novas páginas de curadoria como “Template de Conteúdos”, como mostrado no print abaixo:

Quadro do template para organizar a coleção e processamento de conteúdos de uma curadoria de conhecimento

Sugiro que você altere o nome desse quadro, que por padrão vem como "Template de Conteúdos". Você vai entender o benefício logo mais. Para editar esse nome, basta fazer o seguinte:

  • Clique em […] ao lado do título "Template de Conteúdos", e depois em [Edit database title]:
Editando o nome do quadro de processamento no template da curadoria de conhecimento
  • E agora coloque um nome que você consiga lembrar com facilidade. Eu costumo adotar o padrão "Conteúdos sobre [nome da curadoria]". Por exemplo, em uma curadoria sobre felicidade, eu renomearia o quadro para “Conteúdos sobre felicidade”.

Conforme vou processando os conteúdos, faço registros de pensamentos, insights, questionamentos, frases ou dados na sessão Faíscas. Ao abrir uma nova faísca, você vai notar que é possível vinculá-la a um conteúdo — essa conexão ajuda a lembrar no futuro de onde veio cada reflexão.

Exemplo de uso da sessão Faíscas no template de curadoria de conhecimento

A página de cada conteúdo mostra as faíscas que foram associadas a ele na linha chamada “backlinks” (destacada na imagem abaixo):

Depois de processados, arrasto os conteúdos para a coluna “Feito”

Extensão do Notion para o Google Chrome e o app para celular

O Notion tem uma extensão para o navegador Google Chrome, e um aplicativo para celular que facilitam muito a organização de conteúdos. Vou explicar aqui como uso cada um deles:

Extensão para o Google Chrome:

  • Clique aqui para acessar a webstore de extensões do Chrome na página da extensão do Notion.
  • Depois instalar a extensão pelo link acima, deve surgir ícone do Notion no canto direito da barra de navegação do seu navegador:
  • Ao clicar nele pela primeira vez, seu login de acesso no Notion será solicitado.
  • Com a extensão habilitada, sempre que você navegar por uma página que quiser guardar, basta clicar no ícone do Notion (na barra de navegação do Chrome):
  • E no campo “Add to” procurar o local onde você quer que esse conteúdo seja salvo. No exemplo da Curadoria sobre Felicidade, eu quero que este conteúdo seja salvo na minha base onde estou colecionando e processando os conteúdos sobre o tema. Lembra que mostrei anteriormente como alterar o nome do quadro "Template de Conteúdos" para "Conteúdos sobre [curadoria]"? Digitando o nome deste quadro no campo de busca, ele vai surgir como uma das opções para selecionar. Basta selecioná-la, depois clicar em [Save page], e prontinho!
  • O conteúdo está na sua página da curadoria, dentro do quadro de Conteúdos, na coluna "Colecionando":

(uma característica excepcional do Notion é que, ao salvar uma página pela extensão do navegador, o conteúdo dela — incluindo imagens — também é salvo!)

Aplicativo para celular: As telas que vou mostrar aqui são do app para Iphone. Se você usar Android e precisar de um passo a passo, me avisa que eu dou um jeito de incluir aqui no template.

Com o app do Notion instalado e logado no celular, ao encontrar um conteúdo que quero incluir na coleção da minha curadoria, faço o seguinte:

  • Clico no ícone de compartilhamento (aqui no exemplo estou usando o navegador Safari):
  • Depois clico no ícone do Notion
  • Procuro o local onde quero colecionar o conteúdo. Neste caso, é “Conteúdos sobre felicidade” e “Save”:
  • Pronto! O conteúdo está lá no Notion (assim como na extensão para o Chrome, quando usamos o app do celular para salvar uma página, o conteúdo dessa página também é incorporado).

Espero, de verdade, que este guia seja útil para você atravessar com um pouco mais de rapidez a curva de aprendizado do Notion. Por favor, não deixe de compartilhar comigo sobre sua jornada com a curadoria de conhecimento — tenho um interesse genuíno em conhecer seu contexto, processo e desafios.

--

--

Marcelo Vieira

Estudante de psicologia , entusiasta da curadoria de conhecimento