Que tal cuidar das suas cordas vocais?

Hoje, dia 7 de setembro, é um feriado marcado por um grito. Há 196 anos, Dom Pedro I, montado em uma pequena mula (esqueça aquela história do pomposo cavalo) bradava a plenos pulmões: Independência ou Morte!
Às margens do rio Ipiranga, poucas pessoas ouviram o “brado retumbante”, mas até hoje celebramos o ato que transformou o Brasil e tirou o domínio de Portugal sobre o país.
Aproveitando que hoje muita gente está curtindo o feriado que surgiu por conta de um grito, vamos falar sobre os cuidados que você deve ter com a sua garganta e suas cordas vocais!
Não grite!
Lembre-se: você não é D.Pedro! Falar alto demais ou ter o hábito de gritar vai prejudicar suas cordas vocais, criando nódulos e também contribuindo para sensações bem ruins, como rouquidão e até mesmo inflamações de faringe.
Tome bastante água
A água é o lubrificante natural de nosso corpo. Ela é fundamental para manter nosso organismo funcionando normalmente e hidratar as cordas vocais.
Sem água, a voz falha e a garganta pode ficar irritada, é por esse motivo que palestrantes, professores e cantores sempre estão com uma garrafa de água por perto!
Cuide da sua saúde bucal
Achou que não iríamos falar sobre higiene bucal? A falta de uma escovação adequada não compromete apenas os seus dentes e gengivas, sendo capaz de impactar até mesmo as amígdalas e a faringe.
Pessoas que não fazem uma boa limpeza bucal estão mais propensas a manter restos de alimentos na boca, e a decomposição desses alimentos é feita por bactérias, que podem gerar ou agravar inflamações na garganta e nas cordas vocais.
Não fume e tome cuidado com o álcool
A fumaça do cigarro chega ao organismo cheia de substâncias tóxicas que prejudicam o nosso organismo e contribuem para doenças como câncer de boca e faringe, além de aumentar a irritação nas mucosas e a incidência do pigarro.
Vale lembrar que a fumaça do cigarro é quente e irrita a garganta, provocando a famosa tosse forçada, que é péssima para sua garganta e sua voz.
Por sua vez, o álcool prejudica de uma forma bem curiosa. Tem muita gente que acredita que bebidas alcoólicas “aquecem” a voz, porém, na verdade, o álcool (ainda mais se consumido em excesso) amortece as cordas vocais e faz com que a pessoa perca um pouco a noção do esforço que está fazendo com a garganta.
Cuidado com o ar-condicionado
O ar-condicionado é um grande parceiro dos brasileiros, principalmente durante o verão. Apesar de ser ótimo para refrescar, o ar-condicionado resseca a garganta e prejudica a respiração.
Se você quer curtir o feriadão inspirado pelo grito de D.Pedro, mas não está com vontade de ficar afônico ou com problemas de garganta, é bom seguir essas dicas e sempre cuidar da sua saúde!
