Que tal cuidar das suas cordas vocais?

Independência ou Morte — Famoso quadro do pintor Pedro Américo

Hoje, dia 7 de setembro, é um feriado marcado por um grito. Há 196 anos, Dom Pedro I, montado em uma pequena mula (esqueça aquela história do pomposo cavalo) bradava a plenos pulmões: Independência ou Morte!

Às margens do rio Ipiranga, poucas pessoas ouviram o “brado retumbante”, mas até hoje celebramos o ato que transformou o Brasil e tirou o domínio de Portugal sobre o país.

Aproveitando que hoje muita gente está curtindo o feriado que surgiu por conta de um grito, vamos falar sobre os cuidados que você deve ter com a sua garganta e suas cordas vocais!

Não grite!

Lembre-se: você não é D.Pedro! Falar alto demais ou ter o hábito de gritar vai prejudicar suas cordas vocais, criando nódulos e também contribuindo para sensações bem ruins, como rouquidão e até mesmo inflamações de faringe.

Tome bastante água

A água é o lubrificante natural de nosso corpo. Ela é fundamental para manter nosso organismo funcionando normalmente e hidratar as cordas vocais.

Sem água, a voz falha e a garganta pode ficar irritada, é por esse motivo que palestrantes, professores e cantores sempre estão com uma garrafa de água por perto!

Cuide da sua saúde bucal

Achou que não iríamos falar sobre higiene bucal? A falta de uma escovação adequada não compromete apenas os seus dentes e gengivas, sendo capaz de impactar até mesmo as amígdalas e a faringe.

Pessoas que não fazem uma boa limpeza bucal estão mais propensas a manter restos de alimentos na boca, e a decomposição desses alimentos é feita por bactérias, que podem gerar ou agravar inflamações na garganta e nas cordas vocais.

Não fume e tome cuidado com o álcool

A fumaça do cigarro chega ao organismo cheia de substâncias tóxicas que prejudicam o nosso organismo e contribuem para doenças como câncer de boca e faringe, além de aumentar a irritação nas mucosas e a incidência do pigarro.

Vale lembrar que a fumaça do cigarro é quente e irrita a garganta, provocando a famosa tosse forçada, que é péssima para sua garganta e sua voz.

Por sua vez, o álcool prejudica de uma forma bem curiosa. Tem muita gente que acredita que bebidas alcoólicas “aquecem” a voz, porém, na verdade, o álcool (ainda mais se consumido em excesso) amortece as cordas vocais e faz com que a pessoa perca um pouco a noção do esforço que está fazendo com a garganta.

Cuidado com o ar-condicionado

O ar-condicionado é um grande parceiro dos brasileiros, principalmente durante o verão. Apesar de ser ótimo para refrescar, o ar-condicionado resseca a garganta e prejudica a respiração.


Se você quer curtir o feriadão inspirado pelo grito de D.Pedro, mas não está com vontade de ficar afônico ou com problemas de garganta, é bom seguir essas dicas e sempre cuidar da sua saúde!

Maria Carolina Grossi de Sousa

Written by

Cirurgiã-Dentista e Responsável Técnica pela Sorridents - Celso Garcia (Tatuapé)

Welcome to a place where words matter. On Medium, smart voices and original ideas take center stage - with no ads in sight. Watch
Follow all the topics you care about, and we’ll deliver the best stories for you to your homepage and inbox. Explore
Get unlimited access to the best stories on Medium — and support writers while you’re at it. Just $5/month. Upgrade