CERIMÔNIA DO PAU-FALANTE (Xamanismo)

Meditem no use da palavra. No poder da palavra. Não é como as pessoas retém energia na garganta. O Pau-Falante é usado especificamente por nativos norte-americanos. Trata-se de um pedaço de pau consagrado para que se apresente o "Sagrado Ponto de Vista"
Neste ritual não é possível ser utilizado na verdade. Só fala quem é com o pau-falante na mão, mas é demais em silêncio. É uma forma de honrar a sabedoria dos outros. São empregados em reuniões, processos grupais, relacionamentos entre como pessoas, etc. É um instrumento de poder, confeccionado em ritual, onde o portador é como medicamentos de acordo com sua inspiração / visão (núcleos das direções, pedras, penas, etc.) O processo de desenvolvimento do poder medicinal, é aprender a usar palavras como veículo de poder. Podemos chamar de afirmações verbais. As palavras são criadas na respiração, e, respiração é vida.
Nós somos todos conhecidos por falar na verdade e poderoso. Um bom exemplo são os relatos do AA (Alcoolatras Anônimos) e de outros programas que usam testemunhos, mesmo nas práticas de psicoterapia de grupo.
A cura é ética na consciência. Aquele que fala a verdade está se curando. Mas é uma cura para o grupo todo porque cada um individualmente é escutado, sem silêncio e na reverência, e compreensão se abre.
