About pineapples and trees

Cesar
5 min readNov 16, 2016

Você, caro amigo que vai morrer antes do Natal, já viu alguma vez a imagem de um abacaxi associada de alguma forma a cultura canábica?

No mundo do pessoalzinho da interwebz, os elementos culturais se espalham pra todos cantos de forma rápida e, muitas vezes, curiosa/sem explicação. Trago aqui uma investigação completamente desnecessária sobre um trend que vejo cada vez mais por aí, que é a associação do abacaxi com a maconha.

A primeira vez que eu vi o abacaxi associado a maconha foi no r/trees, mas nem me perguntei o porquê, meu cérebro não quis se preocupar com tamanha trivialidade.

logo do r/trees

Até que um dia desses, vi umas camisetas com estampa de abacaxi vendidas numas lojas onde todas as outras estampas eram de full zé droguinha. Minha curiosidade bateu e decidi descobrir o motivo pelo qual o ibakati (do tupi antigo: fruto do cheiro top) tava se envolvendo com esse tipo de pessoa.

Por onde começar? Pelo r/trees, ué. Sempre aparece algum noobão lá perguntando o porquê do abacaxi, e a história deles é bem legal, e bem provável que seja a origem do trend dado que a internet é feita desse tipo de coisa. Resumidamente, antes de existir o r/trees, a galera frequentava o r/marijuana e lá o botão de upvote é uma folha de maconha, que quando você clicava, a folhinha ficava verde e aparecia uma bolinha laranja/amarela embaixo, e isso lembrava um abacaxi, depois que a galera mudou pro r/trees, mudaram o CSS da página pra realmente fazer com que se formasse um abacaxi depois do upvote.

botãozinho pós upvote (atual)

Essa é a explicação que mais aparece por aí e , inclusive, é a que consta no FAQ do subreddit. Umas pessoas também dizem que, como o abacaxi é símbolo de hospitalidade e o pessoal de lá é bem sussa, esse tenha sido o motivo desde o começo.

nada como ser recebido por maconheiros hospitaleiros.

Mas uma resposta fez meu cérebro coçar e eu tive que investigar, falaram do tal filme Pineapple Express, e como talvez isso sim tenha criado a fixação da galera do subreddit por abacaxis. Mas ah, eu gosto de acreditar que o pessoalzim da interwebz tem um folclore mais original do que algo tirado de um filme e aí fui a busca.

O r/marijuana, que é o subreddit onde dizem que isso se originou, foi criado em 15 de março de 2008. O filme Pineapple Express foi lançado em 6 de agosto de 2008. Supondo que deve ter demorado um pouquinho pra alguém reparar o abacaxi nos botões de upvote do subreddit, e que, no comecinho mesmo talvez os botões nem fossem as folhas de maconha com bolinhas amarelas, sobra uns poucos meses de vantagem para dar crédito mais fácil ao r/marijuana.

Mas mano, o filme já tinha trailer lançado no fim de março daquele ano. Se você não desistiu do texto até agora, provavelmente você não liga para o quanto eu dei importância a algo totalmente inútil, então vamos continuar.

Megazord abacaxi dos Power Rangers Força Canábica

Então tá, a essa altura, não é tão absurdo imaginar que o filme tenha ajudado na fixação da galera por abacaxis, mas eu sou teimoso e não quero dar crédito de algo tão espontâneo e bonito só para um filme. Então por quê Pineapple Express? O Seth Rogen, um dos escritores do filme, disse que não existia nenhuma variedade de maconha com esse nome que eles deram, logo, se alguma surgisse depois do filme, eles teriam “criado” uma variedade nova.

Lá fui eu pesquisar no Google sobre variedades que envolviam abacaxi e eram discutidas na internet antes do lançamento do filme. E, já em 2005, falavam de uma tal de Pineapple Kush, então sei lá, essa brisa do Seth é meio errada, era bem improvável que existisse uma variedade exatamente com esse nome mas não duvido nada que simplesmente pegaram o hype do filme e renomearam algumas variedades pra Pineapple Express por motivos de dim.

Agora, será que era mesmo improvável que existisse uma variedade com o nome Pineapple Express? Afinal, de onde tiraram isso aí? Pineapple Express é um termo informal dado a um fenômeno meteorológico que é uma espécie de rio atmosférico, uma forte corrente de ar úmido que fica ativa por algum tempo até as condições para sua manutenção se desfazerem. Isso acontece no Havaí e pode se estender pra qualquer lugar da costa oeste da América do Norte.

É, talvez alguns havaianos já tivessem alguma variedade com esse nome, mas reforço a ideia (que não é só minha) de que simplesmente renomearam variedades existentes, depois do sucesso do filme, pra faturar em cima disso. É a medida mais óbvia a se tomar, vai.

Então, vamos a conclusão que nada conclui mas chega próxima do que eu queria:

  • Provavelmente, o filme veio antes da galera reparar no abacaxi do r/marijuana.
  • Isso não diminui o fato de que o abacaxi se formava por acaso nos primórdios do subreddit e não intencionalmente como é hoje no r/trees
  • Depois que repararam, é bem provável que o hype do filme ajudou a fixar o amor da galera (de quem gostou do filme porque com certeza devia ter uns zé droguinha 2 cool 4 school que não podem aceitar filmes de Hollywood sobre algo que ele curte virarem modinha) pelo ananás.
  • O r/trees é um subreddit gigante, e cada vez mais encontro gente de vários lugares que frequentam ele, então é bem provável que vejamos mais camisetas e itens da cultura canábica com a imagem dessa fruta maravilhosa.
algum logo antigo (?) do r/trees

Por fim, deixo aqui registrado meu amor pelo abacaxi, essa fruta de provável origem brasileira/paraguaia, que na pizza é uma delícia e que dá afta se você tiver problema com alimentos ácidos. Pra encerrar deixo um último fun fact, que é o fato de que se você se submeter a uma longa exposição ao suco do abacaxi, ele vai quebrando umas proteínas da sua pele e você pode acabar ficando sem suas impressões digitais, por exemplo. Mas não se preocupe, li na internet que elas crescem de volta.

--

--