Estudos.

Clara Dantas
2 min readApr 18, 2017

Que a universidade exige muito dos estudantes, todo mundo sabe. O que alguns esquecem é que a vida depois dela consegue ser ainda mais desgastante.

No último período, é comum que você se isole do mundo para mergulhar de cabeça no TCC. Você deixa de ir a festas, passa algumas noites sem dormir, se dedica ao máximo e, quando finalmente encontra amigos ou sai para se divertir um pouco, sente culpa porque sabe que poderia estar lendo e produzindo. Sua consciência pesa o tempo todo, mas você se acostuma.

Meses se passam. Você entrega o trabalho, apresenta, a banca avalia e dá a nota. Fim? De jeito nenhum. Mil mudanças estão por vir. Se você tiver saído de sua cidade para cursar a faculdade, assim como eu, vai se despedir dos rostos que antes via todos os dias. Vai voltar à terra natal com a sensação de “dever cumprido”.

Sinto informar, mas é um sentimento que dura pouco. Se as pessoas não lhe cobravam antes, agora vão. Afinal, você está na vida adulta. Elas se acham no direito.

— Já arrumou um emprego?

— Vai tentar mestrado?

— Você se formou em qual curso mesmo? Não pensa em fazer outro?

— Você deveria se inscrever em um concurso público.

Engraçado. Quem faz esse tipo de pressão, enxerga apenas resultados. Nunca é alguém que acompanha seus esforços. Provavelmente, essa pessoa nunca assistiu uma apresentação sua. Apenas quer que você dê seu melhor — mas nunca ficará totalmente satisfeita com seu desempenho.

O meio acadêmico é, de fato, muito importante para mim. Nele, sinto-me realizada, mas é sempre bom lembrar que não me resumo a isso. Nem você.

Escola, cursinho, faculdade, pós… Nenhum desses ambientes representa o que você é. Notas não definem seu nível de inteligência — só refletem o grau de conhecimento que você tinha no momento exato em que fez a prova. Diploma não garante sucesso.

Faz anos que lido com a ansiedade, por isso percebo o mundo de outra forma. Sinto e penso diferente. Pode ter certeza que eu me exijo, me pressiono e me critico mais do que qualquer outra pessoa na Terra. Tenho consciência de que não sou a única nessa situação.

Então, pense uma, duas, dez vezes antes de depositar suas expectativas em alguém que, em primeiro lugar, está tentando ficar bem consigo mesmo.

--

--