Antropologia de Facebook (ou Texto Com Palavras Inventadas)

Uma amiga me pôs num grupo de Facebook que posta imagens, vídeos e gifs “Fofos Para Sair da Bad”. É um grupo interessante, que já tem uma “cultura própria”: predominam posts com animais. Como é um grupo grande, como é de se esperar, aparecem posts que desagradam a certas pessoas. Outro traço marcante nos membros que participam ativamente é o de problematizar — imposiexpor seus pontos de vista… Aquela coisa de internet que chamam de “mimimi”.

Mimimi é uma coisa interessante. Porque só o ato de batizar tal ato é mimimi. Temos mimimi ao quadrado. Pra simplificar: 3mi². (na verdade, parece exigir mais toques do teclado, mas vou chamar assim porque: internet!) É a reclamação sobre a reclamação. A contradição do ser c0nect@do contemporâneo.

O que mais causa discussões no grupo PSDB (obviamente, sigla de “Para Sair da Bad”) é o ponto de vista subjetivo do que é mau trato aos animais. Outro grande catalisador de conflitos é o Trigger Warning: quando faz um post com conteúdo que pode ser ofensivo/incômodo para algumas pessoas. Em vez de postar a foto ou vídeo diretamente, você escreve “TW: aracnofobia e posta o vídeo com a aranha-fofa-pra-tirar-da-bad indiretamente, só fornecendo o link, pra evitar que um anacnideus fofus acabe com teu dia. Juro que não estou fazendo pouco. Sei que fobias e como tratamos os animais não são frescuras, são problemas graves.

O que me espanta é como o grupus para tirarius da bad vira uma arena diária de egos virtuais. Uma guerra de imposições conceituais sobre tratamento de animais. Um massacre desproporcional com quem não usou Trigger Warning. O mimimi sobre o mimimi que causa uma bola de neve virtuideológica… E quando vamos ver, o objetivo do grupo se perde, soterrado em virtuego. A busca mais insensível por empatia que já vi.

O que sempre falei, desprovido de vaidade (amém): se você não gosta de algo, vá ao próximo post. Use alguns cliques pra ocultar o post. Prometo que seus dias virtuais serão melhores. Você não será alienadx se fizer isso. Debate é necessário, mas é chato ter um lugar virtual que propõe ser um refúgio da bad também contaminado. Não estou pedindo para você parar de reclamar, por pedir. É que a gente não precisa e nem deve tentar impor em tudo que é coletivo os nossos ideais.

A ignorância não é uma bênção, mas filtrar é divino.

Também estou reclamando da reclamação, né? Droga…

https://www.youtube.com/watch?v=dsUXAEzaC3Q