Quebrar e Cortar o Macarrão: A Grande Controvérsia

Isso deixa qualquer italiano louco. Mas é frescura?

Não é frescura. Você só está dificultando a própria vida se quebrar seu macarrão antes de cozinhar. Eu explico.

Os italianos têm dois tipos de pasta: longa e curta.

www.gustosano.eu
A pasta longa é famosa: spaghetti, linguini, talharim, pappardelle. São fios longos de massa, para enrolar no garfo.
Pasta curta são seus irmãos menos famosos, e têm formatos interessantes: farfalle, penne, conchiglie, fusilli. São os nossos parafusos, borboletas, letrinhas, conchinhas.

Esses são os únicos tipos de massa? Não. Existem centenas de tipos, e alguns deles são feitos apenas em certos vilarejos nas montanhas. Cada lugarzinho tem o seu tipo de massa. Mas a combinação de água e farinha ou farinha e ovos está em todos os lugares da Itália, e se faz massa por tudo. É um grande componente da dieta dos Italianos.

Pasta é um aspecto importantíssimo da culinária italiana e um dos que temos mais orgulho. Os italianos levam comida a sério – muito a sério. Fuçar em tradições culinárias é algo que simplesmente não se faz – a não ser que você seja um grande cozinheiro e saiba exatamente aonde quer chegar. Restaurantes italianos estão por toda parte no mundo todo, e sabemos bem o quanto nossa cozinha foi descontruída e reconstruída através das gerações, quando as ondas de imigrantes navegaram para longe atrás de um futuro melhor nos séculos XXIX e XX.

Então por que é que faz diferença se você corta seu spaghetti ou não? Por isto:

É assim que a pasta longa deve ser comida. Você gira seu garfo e o fio deve ser longo o suficiente para se enroscar em si mesmo e grudar de maneira que não escorregue do garfo e não deixe o molho pingar.

A massa precisa também ser cozida al dente para permitir que o molho se grude a ela, e o molho deve ser denso o suficiente para não pingar ou espirrar.

Na maioria das culturas asiáticas, os fios de massa são chupados diretamente da tigela e cortados com os dentes. Não neste caso. Pasta longa precisa estar seguramente enrolada em torno do garfo.

Acredite, é a maneira mais organizada de comer. Se você quebrar seu macarrão, você vai ter fios mais curtos que são muito mais difíceis de manter no garfo e que vão escorregar e espirrar molho pra todo lado.

Também existem as pessoas que usam uma faca para cortar o macarrão. Qualquer italiano precisa de um café e uma dose de amaro pra se recuperar dessa imagem mental.

Pasta curta também não precisa ser cortada, porque você pode simplesmente espetá-la com o garfo – e é o tipo de massa utilizada em sopas e caldos, pequena o suficiente para ser pescada com uma colher.

Usar uma faca para cortar sua massa poderia ser comparado a alguém usando um garfo para empalar um sushi. Isso não vai matar ninguém do coração, mas é feio – e te dá uma imagem ruim. Da mesma maneira que todo mundo acharia estranho ver um cachorro quente comido com garfo e faca, entende?

Você não vai para a cadeira por quebrar seu spaghetti – tem gente que faz coisa bem pior neste país e não vai preso. Mas existe algo infinitamente romântico em girar seu garfo e ter aquela bocada perfeita de linguini presa nele. É cheio de classe. O personagem de Saoirse Ronan’s no filme Brooklyn pede para as colegas de casa mostrarem como se come pasta, porque ela está saindo com um italiano. Isso sim é comprometimento!

Se você ainda não aprendeu a girar um garfo para comer macarrão, faça um esforço. Muita gente se dá ao trabalho de aprender a usar palitinhos para comer comida asiática, então por que não aprender uma nova maneira de utilizar uma ferramenta que é uma parte tão grande das nossas vidas?

Se você não está nem aí, melhor comprar pasta curta – penne, farfalle, qualquer coisa. Você pode espetar tudo e não se preocupar.

Sim:

Muito elegante.

Não:

Feio! Não!

Se você cortar seu macarrão na minha frente, eu não vou falar uma palavra. Mas provavelmente vou olhar pro outro lado, porque ninguém pode me obrigar a assistir o massacre!

Então vai, macarrão é uma delícia: enrole, coma, corte o fio rebelde e deixe-o cair no prato. Use um guardanapo como babador se você estiver inseguro – muita gente faz isso, especialmente pessoas de negócios que preferem manter as camisas de trabalho limpas. E por favor, não faça barulho para chupar o macarrão – deixe isso para as tigelas de ramen.

Agora butta la pasta!

One clap, two clap, three clap, forty?

By clapping more or less, you can signal to us which stories really stand out.